terça-feira, 23 de junho de 2009

Mais umas coisinhas sobre livros....


Terminei de ler Comer, Rezar, Amar.
Até que gostei, mas não sei porque certos livros caem no gosto de tantos milhões de pessoas e entram nas listas de best sellers sendo, só, um livro....não tem nada de tão especial nesse, pra estar tanto tempo na lista dos 10 mais vendidos.
Já vendeu mais de 4 milhões de exemplares no mundo!
Tentei entender o porque:
Será que é porque fala na busca de auto conhecimento?
Será que é porque descreve lugares interessantes e misteriosos, como Bali ou Índia? Lugares que despertam curiosidade em todo tipo de pessoas, principalmente nas mais espiritualizadas?
Ou será que é porque fala de relacionamentos que acabaram e de outros que começam?
Talvez, tudo isso junto....Acho que as pessoas estão tão perdidas, que esperam uma receita de como ser feliz, do tipo: eu consegui, você também consegue!
Ou, procure dentro de você e você encontrará....
Pra mim, esse tipo de literatura não funciona. Não que o livro seja aquele tipo de auto ajuda ridículo que pretenda ensinar "como encontrar a chave da felicidade". É somente um relato de como a autora saiu pelo mundo procurando se conhecer e se aceitar.(Abusando um pouco demais da minha paciência ao descrever suas meditações transcendentais...)
Fico pensando se as pessoas esperam mesmo achar a tal "chave" lendo um livro...
Sou muito pragamática nessas questões...
Primeiro, porque felicidade, pra mim, não tem receita.
Segundo, porque atualmente estou numa fase nem um pouco espiritualizada. Não estou acreditando em nada! E como boa virginiana que sou, meu lema é : duvide sempre!
Terceiro, porque acho que felicidade é um estado momentâneo que depende muito do seu humor.
Tem dias que a gente está com problemas de todo o tipo e, no entanto, está com vontade de rir, está de bem com a vida, está feliz....apesar de todo o resto estar mal....E tem outros, onde tudo está perfeitamente em ordem, mas a gente, não. Nos sentimos tristes, fracas, carentes e, infelizes....
Decididamente, Comer, Rezar, Amar não entrará pra minha lista dos 10 mais....mas pra distrair, até que serve.

Nenhum comentário: