sexta-feira, 18 de junho de 2010

As Abelhas E As Flores Da Minha Astropéia


Eu era apaixonada por essa árvore, a astropéia...Havia uma, perto do colégio dos meus filhos, quando pequenos, que quando floria me fazia parar para contemplar as flores, viradas para baixo, parecendo pequenos buquês de noiva cor de rosa. Eu era apaixonada por ela.

Não sosseguei até bater palmas no portão da casa onde ela ficava e perguntar se tinham uma mudinha para me dar... Cara de pau sem tamanho! Quando quero uma coisa, quero mesmo! Passo por cima de tudo, timidez, vergonha na cara....Pois bem, o rapaz que me atendeu foi super simpático...E não é que ele tinha uma muda plantada numa lata e me deu com a maior boa vontade?

Isso já tem mais de 20 anos...e minha árvore está lá, no meu jardim, plantada com minhas mãos, resistindo bravamente ao ataque de cupins, às podas mal feitas...e esse ano, mesmo podada, resolveu me presentear com uma florada daquelas: estonteantes!
O nome popular dessa árvore é marmeleiro, pelo cheiro delicioso, que lembra doce de marmelo, de suas flores lindas, cor de rosa...Como a natureza caprichou nessas flores! Quando estão abrindo, ainda em botão, lembram mini rosinhas e o tom de rosa é bem clarinho, mas depois que se abrem, o tom de rosa é mais forte, mas ainda assim, bem suave...um espetáculo de delicadeza e perfume...Não parece cheiro de flor, parece cheiro de mel...

E, por isso, suas flores ficam cheias de abelhas, num vaivém constante...
Li há uns 3 anos atrás, que as abelhas estão sumindo no planeta, e ainda hoje se lê algo sobre isso, de vez em quando...Mas, não aqui em casa...Aqui, todo ano, as abelhas vem em bando se embebedar do mel da astropéia. Queria era descobrir onde elas escondem o mel da minha árvore, pra ver se pegava um pouco. Afinal, como dona da árvore tenho direito a uma percentagem do seu produto final, não acham?

18 comentários:

Unknown disse...

Quando se tratam as coisas com carinho e resultado é sempre bom.


Beijo.

Ana Maria Braga disse...

Linda essas flores do seu marmeleiro. Eu tb sou cara de pau quando quero alguma coisa. Fiz algo parecido....rs. Valeu a pena, viu. Bjs e bom final de semana.

Beth/Lilás disse...

Aí, maninha, na maior cara de pau; arranja uma muda pra mim?
Achei lindona sua astropéia (que diacho de nome!), já tinha visto por aí este arbusto, mas não sabia o nome.
O blog também é cultura, né!
Quanto às abelhas, acho muito difícil descobrir onde elas fazem o mel em meio a toda esta vegetação que tem por aí. hehe
bjs criocas

Unknown disse...

Olá Glorinha

Gosto da sua astropéia, é bem bonita!
Que pena não saber para onde vão as suas abelhas...tb gostava de um pouquinho desse mel, que deve ser bem aromático ;)

1 beijinho

Brasil Desnudo disse...

Olá querida!
Obrigado pela visita ao meu blog e, pelo comentário e elogios..
Quanto eu achar que seu blog era de guLoseimas, me perdoe, mas é que sou guloso por doces, bolos etc...
Quando vi a foto e li a postagem da receita, não percebi o resto das suas postagens...rsrsrs
Mas vou dar uma andada pelo blog e ver com mais detalhes suas mensagens postadas.

Bjs

Marcio RJ

Brasil Desnudo disse...

Bem!
Agora vou te fazer inveja!
Eu sou um louco apaixonado por RosaS e Orquídeas... Tenho uma coleção de mais de 40 espécies de rosas e orquídeas em meu jardim particular, que quando acordo pela manhã, abrO a janela, e vejo a cada dia um botão se abrindo ou, uma já totalmente aberta.
Agora começa a época da floração das Orquídes, que vai até setembro mais ou menos... Estou louco para vê-las abertinhas, com flores, cada uma mais bela que a outra.

Foi só pra te colocar água na boca, pelo sua covarda da receita postada que li anteriormente no teu blog..rsrsrs

Bjs
MARCIO RJ

Glorinha L de Lion disse...

Manuel, tb acho...será por isso que meus amigos se multiplicam? Porque os trato com carinho?
Tomara que seja isso...beijos caríssimo.

Oi Ana, obrigada, são lindas mesmo...e quanto à cara de pau, tenho que querer muito...beijos.

Betita, não sei fazer muda dela, mas se aparecer alguma em volta dela, prometo que te dou...mas se em 20 anos não deu nem umazinha...será que vai dar? beijos

Oi Rosa, já pensou aquele pão quentinho com um mel daqui de casa? hum que delícia...beijos

Oi Marcio, agora já leu as outras coisas? Ah que bom! Quanto às orquídeas, tb tenho muitas...inclusive várias com flores...sou uma apaixonada por flores e plantas, enfim, pela natureza. Essa é uma das vantagens de se morar em casa né?
Um abração.

Maria Izabel Viegas disse...

Minha mada!
Linda árvore e que flores maravilhosas!
estava aqui a rie do seu post sibre a cadelinha que fica "doidinha" com cheiro de lavanda e jasmim. muito bom!
E adorei o "como amassar oa massa do pão".
Eu sovaria quase todos, não todos, mas principlamente os últimos , o "talzinho e a bruaca"! kkkk
Mas , ei sei pra onde vão as abelhas. saem de Niterói, pegam um ônibus na Rodoviária e seguem , subindo a Serra para minha choupana em friburgo.
sabe que até hoje, não tiramos a colméia que está no sotão, entre as telas eos lambris. Eu me machuquei e não conseguimos ir lá. quando meu marido pode, o apicultor não pode.
Elas sabem que lá tem um casal de bobos, eu e meu marido.Quem fica com o mel, o apicultor. mas ele é um doce!
;)))
Bem queria, estou me despedindo, vou fechar meu Blog( depois eu abro de novo, se não fechar é uma tentação), lá eu explico : me cansa muito ficar no lepitopi ou no computer. Amannã fazem 2 meses. E tenho que me recuperar, mas virei sempre que puder aqui te ver!
Te gosto muito, mulher maravilhosa!
beijinhos na alma!

Anônimo disse...

Glorinha, que bela árvore vc tem no seu jardim! E a sua descrição do cheiro dessa flor me deu água na boca, vou correndo comprar um mel! :)))

Isadora disse...

Glorinha que felicidade ter um jardim e poder ver florescer, uma flor assim. Digna dos mais belos jardins, das mais belas paisagens.
Um beijinho

Bombom disse...

Quem teria baptizado essa bela árvore?...Astropeia...
Astro...do cosmos
Peia...ata, liga, une...
Astropeia! Lá que é linda, é. Perfumada? Tu o dizes.
Não sei se haverá aqui em Portugal, mas é possível que sim, eu é que não me lembro de a ter visto alguma vez. Terei de ficar mais atenta, ou então terei de esperar para voltar de novo ao Brasil. Quem dera que fosse hoje!...Já lá vão dez anos!...
Admirei a tua coragem ao bater à porta dos donos da bela árvore! Já experimentaste pegar um galhinho de estaca? Pões de molho uns dias e depois pões num vaso. Se ele conseguiu, tu também hás-de conseguir. Bjs. Bombom

Gina disse...

Que espetáculo de floração!
Já te falei que moro em casa, né? Mas o quintal é pequeno, só mesmo em vasos consigo ter as plantas que me agradam. Menos do que gostaria, muito mais do que devia... rs!
Bom final de semana.

She disse...

Glorinhaaaaaaaa que lindas! Me apaixonei, eu AMO rosas! Gente que diferente, que belezura!

Beijo, beijo!
She

Vicentina disse...

Glorinha, esta arvore dá flores lindas, sabe que tenho uma na calçada da minha casa? meu marido que plantou, ele adora esta arvore, vou postá-la e ofereder a vc. Ela está toda florida e cheia de abelhas, até fico com muito medo que passe uma criança e as abelhas ataquem.
A sua tbm tá lindaaaa.
Bjs

Marilac disse...

Glorinha,
Fiquei encantada com a Astropéia e suas belas flores!!!
Vc tem mesmo um jeito especial de lidar com a natureza.
bjs
Marilac

Lu Souza Brito disse...

Que liindaaaa dessa flor Glorinha. Achoq ue nunca a vi por aqui não, será?
Você falando em mel, sabe que outro dia desses estava conversando com marido sobre a farra que era quando minha mae e meus tio saiam para "buscar mel", no meio da madrugada e voltava com latas cheias de favos de mel e mãos picadas (obvio).
Eu mesma já fiquei com o "beiço" todo inchado de chupar os favos e encontrar um ferrão nele.
Ai época boa!

João disse...

Meu anjo, por favor, pode me enviar uma foto desta astropéia para eu ver como ela fica? Quero plantar uma na calçada da minha casa, mas até agora não entendi bem se é uma árvore ou um arbusto. Se puder, me mande uma foto p/ engjvs@gmail.com. Abraços.
João Valdir

Glorinha L de Lion disse...

Oi João, infelizmente minha astropéia deu cupim e caiu num dos últimos vendavais. Mas está rebrotando bem ao lado do tronco cortado. Ela é uma árvore, sim, e fica belíssima na calçada. Obrigada, Abraços,