Eu fico sempre com o pé atrás quando me mandam ler um livro ou ver um filme porque é maravilhoso ou imperdível, etc.
Apesar de viver fazendo isso com vocês....
Acontece, que eu sou desconfiada por natureza quando se fala de obviedades, pois sou sempre do contra...
Então, justamente, por fazer justo o contrário do que muitas vezes falo, dou essa dica pra vocês: A Partida é um dos melhores e mais belos filmes que já vi na vida!
Ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2009...mas não foi por isso que o peguei na locadora, mas por um trailer que vi no GNT e por ouvir a jornalista Monica Waldwogel falar muitíssimo bem do filme....
Pois bem, a gente fica tão acostumada com a estética ocidental, a maneira made in USA de fazer filmes (que aliás, eu gosto bastante), um modo de olhar as coisas sob a cultura judaico-cristã, que esquece que há outras formas de olhar a vida, o mundo e a morte...
Esse filme é de uma delicadeza, sutileza, beleza, todas as ezas que existem seriam poucas...
A estória é sobre um jovem músico, cuja orquestra se dissolve e ele retorna para sua cidade de nascimento para recomeçar a vida...e seu recomeço é justamente num emprego onde terá que conviver com a morte todos os dias...uma espécie de cuidador de pessoas mortas, pois no Japão, os mortos são maquiados, lavados, penteados na frente dos familiares, numa espécie de ritual, para depois serem cremados.
Bem, apesar do tema parecer de péssimo gosto, horrível ou pesado, o filme não é nada disso...é de uma beleza e sensibilidade incríveis...as músicas lindas, as paisagens, belíssimas e, os atores, estupendos...preparem a caixa de lencinhos de papel...as lágrimas escorriam pela minha face, sem que eu as detivesse...chorei, chorei mesmo, mas não de tristeza...o filme é triste pela temática, não pela estória em si, e também tem momentos de riso...Eu chorei por ver a beleza que a morte pode ter, quando olhamos pra ela com outra visão. Chorei de emoção...emoção pelo belo, pelos sentimentos que afloram na estória, pela delicadeza ao se contar uma estória sobre perdas, reencontros e, principalmente, por mostrar que a vida traça seus próprios objetivos, independentemente de nós...pois, cada vez mais acho, que todo mundo nasceu para ser feliz...A vida, sempre dará um jeito, embora nem sempre nós entendamos isso, pra que sejamos felizes.
Vejam...vejam...vejam...
domingo, 3 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Concordo, concordo sim!
Merecida premiacao, com certeza um dos mais belos filmes dos ultimos tempos!!! Lindissimo! A ritual da morte visto com olhos orientais!
Ja que gostas de filmes te deixo uma dica: Para Sempre ao seu lado, fui ver esse fim de semana, meio agua com acucar, mas muito sensivel e belo, quando puder nao perca!
Abraco,
Re
Querida, sugestão vindo de vc tem créditos.
Vou pedir pro marido pegar na locadora vou ver... vou ver... depois te conto.
Bjs
Sim. Verei, verei, verei!
Já está anotado aqui, pena que não vi mais cedo, senão ligava para a locadora da esquina e pedia para agora à noite, mas cheguei daí de Camboinhas ainda há pouco. Fui ver o sol se pôr, porque praia mesmo, durante o dia, com esta gentarada fazendo bagunça e deixando tudo sujo como deixaram, não é bem a minha praia. hehe
beijos cariocas
Oii Glorinha,
Obrigada pela dica, vou procurar assistir em breve.
bjs
Marilac
Vou ver se encontra aqui para locar, fiquei super curiosa.
Bjos
Léia
há que ver essa partida, mais que não seja para perceber como será uma chegada.
Glorinhaaa!
Diferente de você, eu adoro indicações.
E depois dessa narração, claro que vou assistir.
Xerão!
vou conferir querida, obrigada pela dica! beijos
é claro que vou asistir, querida. minha deusa, está tudo bem com você? Espero que sim, não tenho tido tempo para escrever emails, ou cá ou lá, os dois não dá. então fico devendo. mas como sempre estamos nos esbarrando por aqui, ficamos por aqui mesmo. tenha lindos dias, querida. quanto a indicação, também sou cabreira, mas vindo daí, que venha para cá esse filme.
glorinha
ja estou com duas indicações suas aqui, mas, infelizmente, em minha pequena cidade é dificil achar alguns filmes, vou compra-los pela net.
Grato pela indicação!
Oi Glorinha!
Eu tb vi o programa e fiquei super curiosa pra ver o filme.
Vou pegar o filme pra ver tb.
bjs,Rozani
Oi Glorinha, valeu pela dica, quendo puder vou pegar A Partida,
bjs
Paula
Postar um comentário