Foto da Beth do Mãe Gaia
Como um montão de gente pediu a receita do meu pão, vou colocar aqui hoje.
Eu faço na batedeira planetária com o batedor de "capitão gancho" para massas pesadas. Como não tenho muita força nos braços nem nas mãos, não consigo sovar muito depois, mas quem tiver músculos e força pra dar uma "surra" na massa, sinta-se à vontade...pense em quem você está com bastante raiva e dê bastante porretada na massa imaginando que está dando pancada no desafeto, ou no marido, ou em quem está enchendo seu saco naquele dia...rsrs ...Tome isso...E mais isso...E nããããoooo se esqueça disso! Hehe
Pão da Glorinha
Primeiro, faça um fermento assim:
Coloque na batedeira:
1 pacote de fermento biológico seco para pães ( o que achei melhor foi o da Otker )
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo.
1 copo (tamanho de geléia de mocotó) de água ou leite morno.
Bata rapidinho, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume ( +ou- 15 mins )
Cresceu?
Agora, para um segundo fermento, coloque:
2 copos de farinha de trigo.
Bata mais um pouco e deixe crescer mais ou menos 30 mins, até dobrar de volume. Cubra com um pano pra ser mais rápido.
Cresceu novamente?
Agora, a massa:
1 copo de azeite ou óleo
2 colheres de sopa de manteiga
2 ovos inteiros
1 colher de chá de sal.
Agora, vá alternando, sempre batendo, em baixa potência:
1 copo de leite ou água morna
Mais ou menos 700 g de farinha de trigo
Conforme for colocando leite e farinha, vá aumentando a potência da batedeira.
No final, deixe batendo mais ou menos 2 minutos no máximo da potência.
Bateu?
Agora, despeje a massa, que fica meio pegajosa no mármore da pia, bem limpa...
Coloque farinha antes, pra não grudar. Se não vai ficar uma melequência danada...
Ao todo, vai 1 kg de farinha.
Agora, é a hora das porradas...vai sovando, batendo, pensando no marido, no namorado, na sogra...em quem você quiser ou em quem está precisando levar uns tabefes...pode ser o presidente ou a bruaca que quer ficar no lugar dele...Bate bastante! Bota pra fora essa raiva...é uma ótima terapia e ainda é uma boa musculação pras bandeirolas dos braços...hehe...
Divida essa massa em duas partes iguais.
Se quiser, recheie. Eu faço sempre uma com queijo provolone picado ou queijo parmesão ralado e orégano.
A outra faço sem nada.
Coloque em 2 formas de pão de forma ou faça no formato de bisnaga ( ou como quiser, afinal o pão é seu...) bem untadas com azeite ou manteiga. Coloque dentro do forno, cubra com um pano e esqueça deles lá por mais ou menos uma hora, pra que cresçam bem bonitos, vá blogar, cantar, tomar banho, cuidar das plantas...Se estiver muito frio, dê uma esquentadinha rápida no forno antes de colocar lá...mas não esqueça o forno ligado!
Quando estiverem lindões, grandões e quase saindo da forma, pincele com gema, ligue o forno baixo e deixe até começarem a dourar e quando enfiar um palito, eles gritarem...Mentirinha! Quando o palito sair seco, estão prontos! Não deixe dourar muito não, eles ficam mais fofinhos se ficarem apenas levemente dourados!
Bon Apetit! Depois me digam se deu certo! Comam quente e com manteiga...hum...diliça!!!!
Beijos.
PS- Estou sem meu pc novamente, estrupiou-se de vez...estou no laptop do filho enquanto o meu está no conserto, por isso talvez não consiga blogar como gostaria e nem visitar todo mundo, tá?
Alguém poderia me explicar porque sempre me confundem com outra pessoa ou me chamam por outro nome? Será que é minha personalidade tão pouco marcante? Ou meu nome é muito complicado de guardar, ou então sou uma merdinha de pessoa mesmo...já me escreveram me chamando de Marli, hoje de Beth...e não é de hoje não...sempre me chamam pelo nome de outra pessoa...quequé isso ein? Acho que agora vou colocar meu nome bem grande em cima do post em vez de embaixo...oxe! Ô gente, prestenção! É chato pra caramba ser chamada por outro nome...não vou nem responder mais se não me chamarem pelo meu nome direito...ah! enchi!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
49 comentários:
Esse pão parece delicioso, hein! Vou guardar a receita(já anotei tudinho) para fazer um dia desses.
Beijão e tenha um bom dia!
Ah, voltei pra dizer que a foto da Beth ficou digna de capa de revista de gastronomia.Linda demais!
Glorinha, estava louca por uma receita de pão, mas pelo visto não é assim tão simples. Ui.
Fiquei com uma dúvida: levamos ao forno coberto por um pano?
Quando tiver um tempo irei tentar. Ou quem sabe nessas duas semanas de férias me aventuro.
Agora, adorei a parte da porrada na massa, vai dar para colocar pra fora tudo e mais um pouco. Do jeito que estou deveria fazer a receita, hoje - rs.
Um grande beijo e que seu PC retorne logo.
Tenho que rir!!! Você é ótima GLORINHA. Adorei a receita do pão e a forma como ele é feito, rsrsr! Bjos no coração.
Que bom que gostou Yoyo! E a foto da Beth parece de revista mesmo! mas o pão fotografado é meu...ehe!beijos
Isadora, tive que rir da sua pergunta...se vc gostar de pão estampado ou de bolinhas, pode assar com um tecido em cima...hehe, vc tá parecendo uma empregada que eu tive que quando mandei que ela colocasse uma lata de leite condensado no liquidificador, ela me perguntou se era com lata e tudo....se vc quiser botar fogo na sua cozinha, é só ligar um forno com um pano dentro....menina! Vc de ve passar longe de fogão...Olha, a receita não é difícil não, mas demora por causa dos fermentos. e tem que ter batedeira forte que bata massas, senão estraga a batedeira, viu? beijos.
hehe, é que hj estou de bom humor, Rê! Essa receita é boa mesmo...beijos.
Oiiiiiiiiiiii
Amei a receita...mas vou te contar um segredinho...rsrsrs...eu não sou muito de forno e fogão não...rsrsrs...e pra completar aqui na minha pequenina cidade tem uma padaria...que é a minha salvação viu !!!! rsrsrs
mas mesmo assim guardarei sua receitinha com carinho pra quem sabe um dia !!!! rsrsrs
bjs
Ahhhh, tô aqui rindo da cozinheira
...
Muito mais divertida que aquelas chatas da Tv...Aprendi uma receita maravilhosa de maneira descontraída!!! Goxxxxtei muito!Essa sua ideia de bater na massa é uma terapia e tanto , de lambuja não gasto nada e não me chamam de louca pois tô sovando a massa, ehhhh.....(ai , minha sogra que me aguarde), ahhhhhh....
Beijos Glorinha!!!!
*Fiquei até com medo de errar, cruz credo!!!
Ahahaha! Françoise, ai de ti se errar meu nome...tá ferrada comigo...hehe
Eu hj estou de bem com a vida...pq, nem eu sei...continua tudo na mesma....nada mudou, só meu foco...mas eu sou assim, só fico p da vida de vez em quando ou quando pisam nos meus calos...beijão!
Vivi, maninha...pensa que eu gosto? Eu não...só de fazer coisas assim de vez em quando, pratos diferentes, no dia a dia, detesto...odeio tudo o que é de afazeres domésticos...mas, fazer o que? não tenho mais empregada, tenho que encarar...e como gosto de fazer pão e dar umas porradas na massa como se batesse em quem estou com raiva, às vezes largo a casa toda virada e vou fazer pão...é meio que uma terapia sabe? beijos maninha.
Deve ser um espetáculo esse pão hein! Fiquei até com vontade de comer um pãozinho agora! rsrsrs... Bjinhos
Glorinha adorei o seu modo de ensinar a fazer pão (hihihi) Quardei a receita e vou fazer assim que descobrir onde minha mãe enfiou o gancho da planetaria!!!!!! um beijão
Ô dona Grorinha,
Teu pão tá por demais de bão!
Vou deixar pra fazê-lo num dia de muita raiva, dar bastante socos na massa, pois não tenho essa maravilhosa planetária.
Eu posso atestar que esta massa é fantástica mesmo, só de olhar a foto me dá lembranças com água na boca.
beijoquinhas
Glorinha, acho que se vc apresentasse um programa de culinária se sairia muito bem. Vc apresenta a receita com muito bom humor e uma didática diferente. Adorei! Só vc mesmo. E quem será que está trocando seu nome como de outras pessoas? Vc é única, inconfundível. Bjs amiga
Glorinha!!!
Amei a receita.Tenho uma duvida,esse copo de geléia, é o mesmo de requeijão(americano)?
Vou fazer com certeza!!!!
bjos
Paula, o pão é bom mesmo. Eu agarantcho! bjs
Oi Ana Maria Braga, já te vi fazendo pão na tv...hehe brincadeirinha...faz esse! com o friozinho é tão bom um pão quentinho...bjs
oi Eliane, esse gancho some mesmo...até o dia que a gente decide procurar e descobre que essa batedeira só não faz dinheiro, o resto faz tudo! bjs.
Ficou com vontade, é? Se viesse aqui eu fazia procê...boba...beijo.
Oi Giovanna, Tô aceitando qq proposta, se for pra substituir la Braga então, na Grobo, tô dentro...ou quem sabe o Didi Mocó?hehe...bjs,
Não, o copo de geléia Drix, é o de mocotó, aquele menor, mas já fiz com o de requeijão e deu certo tb...é só colocar mais farinha...eu não sigo receita, vou "daptando" sabe? beijos.
Olá Glorinha, seu pão tá maravilhoso a receita é muito boa, vou esperimentar qualquer dia.
Que bom que vc está bem, fico feliz com isto(li aí em cima hehe).
Bjs
Glorinha, é esse mesmo o seu nome certo? kkkkkkkk
Hum...... eu adoro pão, principalmente pão feito em casa, mas lá em casa é mais meu marido quem cozinha e ele não gosta de "pão que só tem miolo" (é como ele chama). Mas vou passar a receita para minha empregada que ama cozinhar. Vamos ver se fica bom assim como o seu.
Mas do que eu mais gostei mesmo foi de vc dando a receita (como essa massa apanhou...) e sobre pão com pano de bolinhas no forno.
É realmente melhor do qquer programa da TV.
bjs
OI Glorinha,
Ai menina, me deu uma baita (olha a gaucha aí) vontade de sentir aquele cheirinho de pão quente em casa... a-do-ro!!!!! Tem coisa mais gostosa e aconchegante que cheiro de pão novinho com café? Me lembra a fazenda da minha vó na infância!
Amei!
Beijoca,
Cacau
Hummmmmmmmmmm,cheira a pão fresco.
Passei rapidinho para deixar um beijo.
Oi Vice, que bom que gostou, vindo de vc é elogio, né? Bjs.
Macá, gostou? pois é...é delicioso mesmo...e vc ein sortuda? O maridex é quem cozinha! Mulher de sorte! O meu nem café na cafeteira...é bem mais cômodo dizer que não sabe né? Mas lava a louça que é uma beleza...pelo menos isso...bjs.
Alexandre! kakaka...não foi pra vc não viu? Foi pra uma novata que veio me fazer um coment pela primeira vez, e coitada, me lasca uma Beth no meio dos meus cornos....hehehe deve estar sem graça agora, nunca mais volta. aqui..sei lá....outro dia foi a Nilce que me escreveu e me chamou de Marli! kakakaka...eu falo, mas levo na brincadeira...não sou tão neurótica assim...só um pouquinho...rsrs mas gostei da sua ideia do Enéas, mas já que ele já foi dessa pra melhor, agora deve estar falando meu nome é Enéas aos berros nos ouvidos do pobre do são Pedro...pior que isso só vuvuzelas...rsrs E vem cá, o que que vc tá fazendo às 2 da matina, falando em pão e em Enéas? Tá vendo os jogos da Copa? Sem querer ser intrometida, mas já sendo...hehe. Beijos.
Cacau, como vai vc e essa menininha Ju? Há quanto tempo...já deve estar quase parindo criatura! E mulher grávida tem que comer o que dá vontade pro nenén não nascer de cabelo arrepiado...pede a alguém aí pra fazer esse pão pra vc guria...rsrs beijão!
Manuel, meu querido...se morasses perto, te levava um pedaço de pão de provolone com um café bem quentinho...beijos amigo!
Muita calma nessa hora!!!!
Tem gente de chamando de outra coisa minha amiga? Ah, deixa pra lá...só avisa pra não chamar de Dilminha viu? O resto vale!!! kkkk
E o pão? Uai, se é pra bater, tô dentro!
AH!GLORINHA!!! bem grande para ter certeza que não errei!!!hehehee
Que delícia. O pão...e a receita dada por você.
Como eu decretei que não cozinho mais prefiro um dia ir visitar você para comer este pão com café ouvindo seus causos...isso sim será uma terapia boa!!! Você é encantadora!
Dei muita risada com os socos endereçados!!!! Também cancelei a lista dos candidatos passíveis de pancadarias!
Muito bom vir aqui...adorei seu post sem falar na imagem que está linda e perfumada!!!
Beijo gostoso
Astrid Annabelle
Renata minha amiga mineira chic, já viu né? Se me chamarem de Dilminha, pego a massa do pão, na hora em que estiver bem melequenta e tasco na fuça de quem me chamar assim...cê sabe que não sou nordestina, mas sou arretada né? Culpa do meu sangue italiano...rsrs...coitado leva a culpa de toda a minha má educação...hehe Beijos.
Astrid, my darling...então já está convidada! quando quiser me visitar é só me avisar que vou fazer um pão no capricho pra vc! E não poderá faltar tb um bolo quentinho e café, certamente! Estou esperando viu? Está convidadíssima! beijão.
Mariazinha, querida
Mandei comprar a geléia correndo quando comecei a ler a receita.
Depois que vi, Glorinha, kkkkkkkk, que era só de medida.rsrs
Socorro. Justo hj que não posso rir (muito), rsrsrs
Eu não digo que vc é, e sabe nos fazer felizes. Já está aí a nossa Glorinha de sempre.
Muito boa a receita. Pena que não posso fazer por causa do meu "probleminha de saúde". E acho que se mandar a minha ajudante ela vai bater muito na massa, coitada, (da massa) rsrs
Acho que vou por o marido que é mais calmo pra amassar.
Estou arquivando a receita.
Bjs no coração!
Nilce
Oi Glorinha,
Aqui estou eu...e levo logo com um pão que deve ser delicioso, pela fotografia da Beth, porque a sua descrição é muito violenta, já vi que o segredo está na «sova»!...Vou tentar fazer, num dia daqueles em que estou mal comigo e com todos!...
Beijinhos,
Manú
Nham, nham!
Receita anotadinha!
Bjs.
Caraca Glorinha!
isso não é um pão
é uma terapia....kkkkkk
bjs querida!
Querida Glorinha,
Fui eu mesma que troquei o seu nome,e não houve da minha parte nenhuma má intençao,eu tinha lido todos os comentários,e quando li o do Alexandre citando a Beth,fui tbém ao blog dela que sempre leio,na pressa de comentar pois estava num intervalo de trabalho, acabei trocando os nomes,sinto muito se isso a aborreceu,sou novata sim nos comentários,mas sempre que posso acompanho blogs que me interessam e que possuem conteúdo,até por interesse profissional.
Abraços
Kakakaka...Dilce, ops, Nilce, a senhorita é uma que me cahmou pelo nome errado...sim senhora! Pode enfiar a carapuça até seu dedão do pé...hehehehe...hj estou me divertindo muito com essa postagem, pena que meu pc tá dodói de novo e acho que agora é doença séria! tomara que não...Mas pode passar geléia tb que fica uma diliça...beijos Dirce!
Manu, pode sovar bastante o seu, vc tá com crédito na praça...e é uma terapia como poucas viu?
beijos amiga
Fatima, nham, nham....pode fazer, só que aí por essas Minas Gerais, deve estar um frio danado sô...toma um cafezinho coado na hora e tome-lhe de comer pão quentinho.
Cris, querida, se quiser te ensino...é ótimo pra botar toda a energia ruim pra fora...beijos.
Ih Ivone, ops! Simone, leva a mal não...eu já ri tanto hoje com essa postagem que já até esqueci....sei que isso às vezes acontece...é que tenho um certo trauma, pois já era assim antigamente, me chamavam com o nome de uma inimiga íntima, sabe?
Aí, traumatizei....brincadeira...já esqueci...hj eu quero é me divertir...e desculpa aí pelo novata, eu queria dizer novata no meu blog...ou será que não é? Se não for, desculpa tb...afinal, nobody is perfect. Beijos.
Aiiii guriaaa...
Que coisa mais tão dificil de fazer esse pão> A úniva coisa fácil é socar o pão, pois tem tanta gente pra socar na imaginação, que poderia socar uns 10 pães.,hehehehehehe
Mas fernandinha.....opssssssss............GLORINHA....vou dar para a emprgada da minha amiga essa receita. heheheh ..só assim pra comer esse pão!!!
Bjos no ♥
Obrigada pelo seu simpático comentário ao meu livro no blog Constância. Um dia que tenha um netinho terei muito gosto em autografar o livrinho.
Com carinho e agradecimento
Leonor
Olá Glorinha,
Esse pão deve ser delicioso. Apesar que meus bolos sempre ficam com raiva de mim. Não crescem!!!kkkkk...
Espero ter sorte com esse.
Fique bem.
Obrigada pela receita.
Bjs mil
hahahha adorei... ótima essa forma de fazer pão.. acaba com o stres =)))
Vim para deixar um abraço e acabo levando a receta... mas que chique você... obrigada!
Bjo no coração!
Ai Glorinha, você é muito divertida, tõ rindo sozinha...já sei, muda o titulo lá em cima para Café com GLORINHA! Comigo é diferente, o povo nunca acerta o nome do meu blog, mistura tudo, provavelmente eu seja o problema mesmo, tipo: mulher de fases....!
Ah! o pão está lindo e com certeza delicioso, eu gosto de fazer pão ciabatta, receita do Jamie Oliver, o problema é sovar, seria bem melhor só abraçar ao invés de socar o pão e bem mais rápido tbém!
Bjks.
Ai que delícia!!!
Eu quero é comer Glorinha, fazer...hummm...sei lá hahaha, amo pães e vou já anotar a receitinha, de repente me empolgo, vai saber!
Beijinhos Glorinha rs
Tchau Glorinha rs
Sou tão desligadinha Glorinha rsrsrs (espero que não tenha cometido essa gafe! rs)
Flores e Luz Glorinhaaaaa rsrsrs
Hummm! Que delícia! Vou testar,hem :)))
Glorinha obrigada pela receita. Eu também pedi.
Agora acho que ninguém troca mais o teu nome, viu.
Eu tenho um saco, desses de lutar box no subterrâneo, qundo tô muito pau da vida, vou lá e dou uns socos nele, principalmente que ele fica no caminho onde fica a m´quina de lavar roupa, ai o bicho pega, rs.
Bjao e valeu!
Queridaaaaaaa que delícia de receita! Mas confesso que não teria paciência pra fazer não... hehe
Beijo, beijo!
nossasenhora, que baita receita de pão. é de dar inveja. é seu lado mulhersinha, como vc fala entrando em ação não é? delícia. qq dia farei. por enquanto meus ombros e mãos não deixam. beijos querida
Glorinha, você não é mole, não! Já ri um bocado com esse post. Fazer pão é ótimo para descarregar as tensões, mas atualmente estou deixando essa parte de sovar por conta da máquina.
Nada com um dia após o outro ou um arco-íris depois da tempestade...
Bjs.
Amiga, tem promo no Milk Shake, participa!
Bjs! Lu
Glorinha, está linda a foto do pão, mas pra ser sincera nem li a receita toda porque morro de preguiça de fazer pão, gosto mesmo de achar pronto, diferente do que acontece com os bolos.
Mas nao pude deixar de rir com a estória do imagine que está com raiva para sovar a massa, ahahhaha, não pode, porque assim você coloca energia negativa nele, ahahahahhahah.
E a troca dos nomes, é sério? O meu trocam por Luciana, Luciane, mas até ai normal né (Luciene não é tão comum), por isso me apresento logo como Lu., porque detesto trocas. Todos detestam!
Mas que ficou engraçado: "pretenção, não vou nem responder mais", aahahha.
Adorei. Eu me encheria também!!!
Oi, Glorinha, estou para aqui admirada por o meu comentário não aparecer aqui! Ainda por cima tinha uma dúvida por esclarecer...(ou ignorância,he,he! Será que o seu pc o comeu?!!! Se ainda não teve tempo de responder, não se preocupe não, porque eu espero. Muito obrigada pela sua visitinha ao Meu Estaminé e pelo carinho das suas palavras. Me emocionou muito. ( A minha dúvida era se o 1° fermento leva só ingredientes secos e não leva água . Será que mesmo assim cresce?)Bjs. Bombom
Glorinha, quando vi a receita do pão tive que dar uma olhadinha com mais atenção. Adoro fazer pães!!!!
Nunca fiz dessa maneira, ou seja,fazendo dois fermentos. Já havia lido sobre essa técnica. Acho que chamam de biga, não tenho certeza. Vou me informar mais.
Adorei e vou experimentar.
Bjs,
Fernanda
Olá Bhete, Rosana, Valéria....Etc...
Bom dia Glorinha!
Adorei sua revolta quanto a trocarem seu nome!
Mas sabia que eu tenho uma dificuldade para gravar nomes de pessoas também...
Para números e outros detalhes não, sou ótimo!
Mas não ligue para isso, pois é só um detalhe e, não se julgue uma merdinha, pois suas qualidades são mstradas através do seu blog... Das guloseimas maravilhosas que vc posta.
Abraços
Marcio RJ
Glorinha, nunca me meti a fazer pães. Fico só nos bolos que acho mais fáceis. Bom final de semana. Bjs
Postar um comentário