quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Um **Pequeno Grande Livro - Bola da Vez

Recebi esse livro de presente da amiga que o editou há uns meses atrás, talvez um ano.
Como sabem, leio muito, um atrás do outro, sem intervalos. Como na época em que o recebi estava fazendo pesquisas, escrevendo e lendo bastante para o meu primeiro romance, fui deixando Bola da Vez, de Fábio Brazil, na pilha, ao lado da minha cama. Pois ontem, resolvi lê-lo e o li, inteiro, até às 2 horas da manhã.
O livro foi uma surpresa. Primeiro, pela ideia em si, genial, de ir mostrando os personagens, encadeando-os, ora voltando no tempo, ora falando no presente, durante a Copa de 94. Aliás esse é o mote que permeia toda a narrativa: A Copa Do Mundo, vencida pela seleção brasileira, porém perdida na cabeça dos brasileiros que sempre adoraram o "futebol arte". E para nós, brasileiros, a Era Dunga não é motivo de orgulho...O livro é formado de contos curtos que se entrelaçam formando a estória. Uma estória de suspense, meio "noir" passada no bairro do Bixiga, bairro tradicional paulistano, um bairro "com alma", e em franca decadência.
O Fábio narra como só quem conhece bem as ruas de São Paulo poderia fazê-lo. As descrições são incríveis e o submundo dos cortiços, dos policiais corruptos, dos hospitais caindo aos pedaços devido à má administração pública e à corrupção vai sendo mostrado numa espécie de ferida aberta, pulsante, que grita mostrando o ocaso de um Bairro que já foi um dos mais importantes e cheios de vida de São Paulo e de como se tornou triste e sórdida a vida nas grandes cidades.
Fiquei impressionada com a cultura do Fábio, com sua escrita fluida, sem ser pernóstica, com sua emoção e sensibilidade e, principalmente, com o que mais me tocou: Seu amor por sua cidade.
Vale muito à pena ler. Recomendadíssimo!
Parabéns, Fábio Brazil! Parabéns, Júlio Xavier pelo tratamento gráfico dado ao livro, com as fotos do Fábio trabalhadas como desenhos a lápis. Ficou lindo!
Quem se interessar em comprar o livro ele está à venda aqui.

** "Pequeno" Grande Livro porque o livro é fino, hein gente?


10 comentários:

Palavras Vagabundas disse...

Glorinha,
fico super feliz por ter gostado é sempre importante uma opinião e fora, rs
bjs
Jussara

Glorinha L de Lion disse...

Oi Ju, gostei não, adorei! beijos,

Beth/Lilás disse...

Eu quero, eu quero!
Onde compro, quanto é?
bjs

Glorinha L de Lion disse...

Vê no link que eu coloquei...é muito bom mesmo! Pode comprar, eu rrrrecomeindo...rsrs bjs,

Luma Rosa disse...

Podemos presentear os papais com este livro!
Vi falar deste livro em um programa esportivo onde indicaram o blogue do livro. Não anotei no dia e perdi o link. Me interessei pelo livro, não pelo tema "futebol", mas pelos contos e simpatia do escritor.
Boa semana! Beijus,

Glorinha L de Lion disse...

Bem lembrado Luminha! Os papais vão adorar, mas o livro não é sobre futebol. O livro é uma mistura de suspense com um romance policial, só que o desenrolar dos acontecimentos acontece durante a Copa de 94. o livro é mesmo muito bom! Beijos,

Maria Izabel Viegas disse...

Leoa virgem queridoca do meu coração,
vai lá no Memórias, num post novo que falo sobre Metafísica, bem a estrela é o Fernando Pessoa.;))) mas lá no final , nos meus comentários sobre a poesia falo m Vc!!!
Vai, anda!
Prestigia uma pobre blogueira que: podia estar roubando,
podia estar matando ilusões,
mas está aqui neste trem...só vendendo balinhas metafísicas!
Beijinhos. vou dormir, estou doida do Pilates, mas adorando!

Glorinha L de Lion disse...

KKKKKKKKKKK Teu bom humor é contagiante amiga...vou lá, não quero amiga roubando, nem mesmo ilusões...rsrs beijos,

Fábio Brazil disse...

Glorinha, obrigado. Teu comentário sobre o Bola da Vez me deixou todo todo. Bacana encontrar uma crítica assim, quando vem com tantos elogios, difícil não ficar mais contente ainda. Claro que boa parte do livro quem faz é a leitura, sabemos disso, então, acho que é justo dividir os elogios com a sua generosidade e sensibilidade leitora.
Grande abraço, Fábio Brazil.

PS: se você tiver tempo e curiosidade, há um blog bem bacana sobre o Bola da Vez:
http://livro-bola-da-vez.blogspot.com/2009/07/bola-da-vez.html

e também há um blog sobre o novo livro, GOTA DE SANGUE, vai sair em agosto/setembro.

http://gotadesangue.caleidos.com.br/Index.php/

Glorinha L de Lion disse...

OI Fábio, sou eu quem fico feliz por poder divulgar um trabalho como o seu, que é muito bom mesmo! Eu, como escritora sei bem o quanto é difícil e árduo sermos lidos, compreendidos e reconhecidos, pois a batalha é duríssima, né?
Agradeço sua visita, só não posso prometer assiduidade no seu blog, pois estou escrevendo meu segundo romance e fazendo muitas pesquisas e leituras. Boa Sorte! Grande beijo,