terça-feira, 23 de agosto de 2011

"Você Nasceu Para Isso..."

Esta noite sonhei com a minha avó. Achei engraçado mas não estranhei, pois ela anda nos meus pensamentos ultimamente. Quando acordei tinha uma vaga lembrança de nós duas estarmos de mãos dadas, seguindo por um caminho. Não me lembro se eu ainda era pequena ou se já era a mulher que sou hoje, mas me recordo com exatidão da frase que ela me dizia: "Você nasceu para isso..."
Bem, isso....podem ser tantas coisas...O que será que ela queria me dizer? Qual a mensagem que esse sonho trazia embutido?
Qual seu simbolismo?
Algumas coisas eu posso deduzir sozinha...Estou num momento de carência e precisando de proteção. Mas não a proteção e o carinho que recebemos dos amigos, mas sim de colo de mãe, de avó. Aquele colo que perdemos um dia e para o qual não há substituto.
O aconchego de um abraço de quem tudo nos perdoa, nos desculpa e de quem passa a mão em nossas cabeças cansadas quando nos vêem sofrendo.
A vida nos tira esse colo e não há alternativa para esse regaço doce, cálido, que mesmo sem palavras nos acalentava.
Fiquei pensando: Será que minha hora vem chegando e será minha avó quem virá me buscar? Mas eu não creio em nada disso, nem em vidas passadas e nem em futuras... O que será então que este sonho representa?
O que será que esta frase quer dizer: "Você nasceu para isso"...Para sofrer? Para escrever? Para que?
Eu e ela, de mãos dadas indo de encontro a um horizonte infinito...Como assim, se nada me espera do lado de lá? E eu tenho quase absoluta certeza disso. Só não tenho certeza total porque ainda não morri e, porque só sei que nada sei...E que nada há de absoluto nessa vida, quanto mais, certezas...
Lembrei-me do sonho somente agora à noite...E foi num momento em que meu sono ainda estava leve que sonhei com ela..É bem verdade que ela têm me feito companhia nos últimos meses e que suas lembranças vieram com muita força no último ano. Mas não me recordo de ter sonhado com ela algum dia...talvez, durante a infância, mas não me lembro mais...
Espero que se, por acaso existir mesmo vida após a morte, que seja ela a vir me buscar, minha doce, linda avó de cabelos vermelhos, branquinha como eu, alegre como fui um dia.
Que seja a minha avó Maria Amélia, a minha companheira de viagem.

39 comentários:

chica disse...

Ela veio te acalmar, ninar teu sono e dizer que estás certa nas tuas escritas e que deves ir em frente, pois ela ficará feliz em te ver bem...Deve ser isso!Tomara! beijos,tudo de bom,chica

Glorinha L de Lion disse...

Ah Chica, que saudade me deu do colo e do aconchego de uma avó! Saudade tb da minha mãe...que elas então, sempre visitem os meus sonhos...beijos,

Toninho disse...

Tem dias que de noite é assim mesmo né Glorinha? Uma saudade danadinha de boa de pessoas que fizeram de nossa vida um mar de sonhos e encantos assim como a Amelia,que belamente vem povoar seu texto,numa bela reflexão.
Meu abraço de paz e luz.

Glorinha L de Lion disse...

OI Toninho, pois é, os sonhos são bons tb para isso, para resgatar nossos afetos que se foram, beijos, obrigada,

Beth/Lilás disse...

Olha só amiga, eu acho que sonhos têm alguma coisa a ver nestes casos e, mesmo eu também não acreditando em vidas passadas ou futuras, acredito que estas pessoas maravilhosas que foram nossos antepassados tão queridos,ficam para sempre em nossos subconscientes e nestas horas aparecem para nos consolar, para nos dar esperanças de dias melhores. E pára com isso, ainda não tá na hora de subir e nem descer, sei lá o quê!!!
E se precisar de colinho eu tô aqui, ok.
beijoquinha carioca

Maria Izabel Viegas disse...

Glorinha querida,
linda sua avó e sonho divino . Com certeza , ami ga , sua avó tem sido uma doce companhia nestes dias, não falo com minhas crenças religio sas... falo com a voz de meu coração, que tanto vive a des ejar este colo amado a nos afagar.
Como esquecer tanto amor ?
Beijos, amiga sonha sempre t ão doces sonhos... todos tem um significado, todos !

Leila Brasil disse...

Glorinha, ganhaste colo como talvez tenham pedido essas aflições de buscadora que tu tens. Teu caminho pertence a ti mesmo mas não andas sozinha .
Explore os sonhos e as idéias que deles repercutem

Uma flor virtual para ti . Sei que gostas
Beijo

angela disse...

minha querida writer, talvez, ela caminhe do teu lado e te ampare quando vc mais precisar. bjs

Beatriz disse...

Oi Glorinha!!!!
Quando pessoas queridas aparecem em nossos sonhos é um bom sinal! Sonho sempre com meu avô, doce como eml (ele era apicultor) que me proporcionou momentos felizes e inesquecíveis em meio a natureza e muitos, muitos bichos!!!
Beijinhos querida!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Maria Izabel Viegas disse...

Ei, menina,
Vai lá no Memórias, vai!
Tem um vídeo de uma nova escritora, uma amiga especial minha!
Não sei se vc conhece...
Creio que vai ajudar muito a leitura do livro dela, vc já fez 50 aninhos? rsrsrs
beijokas

Graça Pereira disse...

Há sonhos que não têm explicação, outros, trazem nitidamente respostas às nossas dúvidas e ainda outros, vêm-nos lembrar o como fomos amadas e queridas!
A Avó Maria Amélia veio dizer-te o muito que te quer e que o teu caminho, é a escrita que te fará ultrapassar todas as sombras da tua vida!
Mil beijos
Graça

Glorinha L de Lion disse...

Sei lá eu Betita...vai ver a hora tá chegando e ela veio me avisar...rsrs beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Ai querida Isabel San! Quem me dera sonhar com a minha avó todas as noites, sonhar com seu carinho, com seu afeto por mim...a perdi ainda criança, mas trago comigo algumas lembranças que continuam indeléveis. Quisera eu tornar a encontrá-la um dia! beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Leila querida, pois é, ganhei um colo...andar de mãos dadas com minha avó foi um presente, mesmo em sonhos...beijos, obrigada pela flor!

Glorinha L de Lion disse...

Oi Alê querido, com certeza, depois desse ano então, minha avó estará comigo para todo o sempre...talvez até depois do sempre...Mas, continuo sem a resposta: eu nasci para que? O que será que essa frase quis me dizer? Continuo sem saber, talvez nunca saiba a resposta...beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Angela querida, como queria que vc tivesse razão! Nem imagina como a requisitei nesse último ano! Beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Tomara que sim, Bia! Que seja um bom sinal, ando precisando deles. Beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Vou lá sim, Isabel! Vou ver se conheço...rsrs bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Amém, amiga Graça, que assim seja e que seja esta a resposta que tanto desejo ouvir. Obrigada querida amiga, grande beijo,

Socorro Melo disse...

Olá, Glorinha!

É confortante sonhar com quem amamos e que já não está entre nós. E, estes sonhos, sempre nos deixam encucados, pois, queremos saber qual o real significado.
Quando li a frase dita por sua avó, no seu sonho, pensei logo em sua atividade como escritora. Espero que seja, pois, é o que você tanto gosta, e sabe fazer, e merece o seu lugar ao sol.

Aproveitando o ensejo, como devo proceder para adquirir o livro Na Esquina do Tempo Nº 50? Enfim, chegou a hora de adquirí-lo.

Um grande abraço
Socorro Melo

MisteriosaMente A.A.A. disse...

Enquanto houver memória e lembrança, haverá vida, sonho, poesia... as lembranças fazem parte da nossa história e partilhá-las serve para as eternizar.
Muito lindo este texto! lembrei da minha avó Júlia que tinha um colo enorme, feito de ternura e amor... obrigada por me fazer relembrar no seu momento. Beijinhosss

Glorinha L de Lion disse...

Difícil dizer o que essa frase significa, Socorro...nem eu mesma sei...mas obrigada por elogiar minha escrita e pra comprar meu livro me mande um email. Te dou as coordenadas, tá?
beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Bem vinda Misteriosamente AAA! Pois é...a vida é sonho ou o sonhar é que faz a vida? beijos,

Macá disse...

Glorinha
Ah! acho que sua avó veio lhe dizer que ela está sempre com você no seu caminho. Mesmo nos momentos difíceis, ela está ali, pegando na sua mão.
Sabe que a única avó que eu conheci - mãe da minha mãe - morreu quando eu tinha só 15 anos, e ela também era muito ausente de nós. Então eu não tenho avó pra sonhar.
beijos com saudades

Glorinha L de Lion disse...

Macá querida, eu convivi intensamente com a minha avó, mas infelizmente ela partiu cedo, quando eu tinha 9 anos...mas tenho lembranças deliciosas dela, muito fortes mesmo, dessa mulher que soube achar graça da vida mesmo quando a vida a fez chorar, beijos, saudades de vc tb!

Denise disse...

Glorinha, querida, sem querer - é claro - vc me fez chorar. Também espero que quando chegar a minha hora seja a minha avó a vir me buscar, ela que foi o meu anjo da guarda. E as avós sempre sabem tudo! Beijos, querida.

R. R. Barcellos disse...

Você nasceu pra sonhar enquanto dorme. E para transformar teus sonhos em poesia escrita, quando acordada. Tá na cara. Pois foi isso que você fez...

Abraços, Glorinha.

Taia Assunção disse...

Para esse colo realmente não há substituto. Não costumo sonhar, ou melhor, me lembrar dos sonhos. Não sei porquê...meus devaneios são acordada mesmo. É sempre bom sonhar com quem amamos, ainda que as respostas não venham junto. Beijocas!

Mylla Galvão disse...

Glorinha,

Seu sonho é recorrente? Do tipo: vc sonha com ele toda noite e do mesmo jeito?
Pq se for, talvez sim... sua vó veio lhe trazeruma mensagem...
VC não publicou um livro? Pode ser que ela esteja te parabenizando pelo livro falando a frase...

bjos

Penélope disse...

Nossa, Glorinha!
Nas últimas duas semanas tenho sonhado direto com a minha vó materna que muito sinto falta até hoje, depois de 26 anos de sua ausência.
Mas não consegui falar com ela.
Ela só vem, sorri e me toca e me faz acordar apertada de saudades pelo seu tão querido significado na minha VIDA.
Confesso que me emocionei aqui.
Beijinhos

pensandoemfamilia disse...

Oi Glorinha
Minha avó também fou alguém muito especial para mim e já houve épocas em que em sonho ela me chegava da forma como eu estava necessitando. Eu acredito como a Chica que ela "veio te acalmar, ninar teu sono e dizer que estás certa nas tuas escritas e que deves ir em frente, pois ela ficará feliz em te ver bem..."
Veio para o que voc~e está precisando, colo, carinho, apoio etudo mais deste seu momento.
bjs,
Bom final de semana

Glorinha L de Lion disse...

Que bom que gostou, Denise...avós são tudo de bom, né? beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Rodolfo, meu amigo...não sei se é pra isso que nasci, mas que é por isso que continuo vivendo, isto, com certeza! obrigada pelas lindas palavras, beijos,

Glorinha L de Lion disse...

E como, Taia! Sonhar com quem amamos e perdemos é uma forma de tê-las outra vez...beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Não Mylla, meu sonho não é recorrente, como eu disse no post. mas foi bom sonhar com ela, bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Malu, essa tb é minha avó materna...emoção é sempre bom e conseguir tocar o outro através das nossas emoções é uma maneira de compartilhar e nos aproximar das pessoas nossos sentimentos tão humanos, né? beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Como sabe Norma, não creio nisso, mas que foi bom sonhar com ela, foi bom demais! Foi um símbolo, beijos,

Iara disse...

Oi, cheguei aqui através do blog da Patricia Daltro.
Este texto me fez pensar em minha mãe, colo saudoso, afeto que sempre faz falta, abraço que nunca mais haverá igual, regaço de descanso total.
Algumas pessoas quando partem levam junto um grande pedaço da gente, talvez por isso sonhamos com eles vez em quando,para aliviar a saudade que deles sentimos e para por alguns instantes ficarmos completos pois junto com eles retorna o pedaço de nós que com eles seguiu.
Um grande abraço, foi muito bom te ler por aqui.
Iara

Glorinha L de Lion disse...

Olá Iara, seja bem vinda ao meu Café! Raramente sonho com meus familiares, mas todos pais e avós já partiram....é bom sonhar com eles sim, gostaria de sonhar mais, beijos,