terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Prazer do Sonho

Será possível

Que um dia...

O prazer de segurar um bom livro....

De viajar montados em suas linhas...

Cavalgando em  cada letra como em um cavalo mágico

Imaginar outros mundos, terras distantes, cavaleiros, gigantes, jardins encantados...
Voar, borboletear, passarinhar...

Será que um dia, tudo isso será substituído por uma máquina, um computador, uma tecla?

Haverá substitutos à altura de um livro?

Livros: Que fazem o tempo parar de correr?
Que fazem com que esqueçamos tudo à nossa volta?

Livros: Que podemos pegar e reler e folhear mil vezes e voltar atrás e ler novamente e mais outra, passando um lápis em volta das frases preferidas?


Será isso tudo substituído por outra forma de viagem?
Por outro jeito de imaginar?
De sonhar?
De vivenciar?
O papel, seu perfume, o som das páginas viradas...O silencio à nossa volta, quando só uma luz acesa nos lembra que há vida fora dali, daquele retângulo cheio de revelações e segredos?

Haverá outro modo de ver o mundo que cada livro traz dentro de si ?
Não creio nisso...
Não creio que haverá substitutos para os livros...Nunca, jamais eles deixarão de existir em sua forma de papel...Assim como não há substitutos para os sonhos que cada homem é capaz de sonhar...
L I V R O S
Quando abertos nos levam com eles, sem volta, lá, para aquele lugar onde moram os sonhos e que só quem os decifra, sabe onde fica...
Voemos...
Que em 2011 mantenhamos intacta a nossa vontade de sonhar e mais do que tudo, mantenhamos vivo o prazer do sonho.
Felizes Festas com Saúde, Paz e Bem!
Um grande beijo a todos os meus leitores e amigos,

46 comentários:

J Araújo disse...

Que nesse natal, possamos rever o nosso passado para melhorar o nosso futuro. Que Deus nos abençoe e brilhe com sua luz perante você, abrindo o caminho até Ele!
São os votos de J Araújo

Cucchiaio pieno disse...

Minha querida
Penso que o livro é e sera' insubstituível!
Boas festas pra você também
Um abraço bem apertado dessa amiga que te adora
Léia

EdeA by Ester disse...

Olá Glorinha,
É verdade que estamos deixando os livros, mas eles vão ser sempre insubstituíveis.
Inclusive tem um site italiano onde o escritor pode publicar seu romance.
O leitor pode ler os pedaços de cada livro (a orelha), e se interessando, compra o direito para a leitura (sempre através do site). Talvez no Brasil já tenha tb, é uma oportunidade para escritores principiantes.
Glorinha bateu saudades a mim tb, lendo a história do seu tio, sua familia.
Beijo grande,
Ester

lolipop disse...

Amiga querida,
Espero que esse dia em que esses rectângulos com cheiro a viagem e sonhos possam desaparecer nunca chegue.
Há um romance de ficção científica de Ray Bradbury, Fahrenheit 451, que foi também passado a filme, em que ele narra a história duma sociedade distópica em que todos os livros são proibidos, e se encontrados são queimados...
Foi uma história que me tocou muito, porque um grupo de pessoas, amantes de livros, refugia-se numa floresta e cada um memoriza um livro para que se ele for queimado, haja alguém capaz de o reescrever igualzinho...
Amei o seu texto!
Brindemos aos sonhos e ás utopias!
Um Natal cheio de luz junto dos que ama!!!
TERNURASSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Chica disse...

Ainda que o substituam, pra alguns eles não o serão.

Tenho meu netinho ,NENO, de apenas 8 anos que respondendo um questionário no colégio sobre o cheiro que o deixava feliz:
ele disse:

- o cheiro dos livros.

Isso é esperança!

beijos e me despeço deixando votos de FELIZ NATAL! chica

Leila Brasil disse...

Vem junto com a leitura a inclinação do corpo, sua atenção voltada para movimento de lhe folhear . Um afazer e um prazer tátil, um sabor e um cheiro de páginas que aspectam a imaginação da leitura. Se não pudermos estar diante de um livro pessoalmente que estejam com suas caras de modo virtual a semelhança dessa convivência taõ real que temos com pessoas que nem vemos ou sequer teremos jeito de encontrar(internet).

As navegações blogueiras acenam com esse universo de substituição. Não total, eis que podemos um dia encontrar nossos amigos e afinidades virtuais. Não nos é vedado, claro. Mas enquanto não der...a ficção manda beijos, carinhos , acompanha seus humores , eventos, lamentos e pequenas felicidades.

Ao meu ver , devem coexistir as duas formas .

Estou sendo criticada aqui em casa pelas crianças porque comprei uma enciclopédia caríssima( no entender deles), cheia de volumes , em tempos de google. Putz !!!!quanto prazer eu tenho de apenas olhar para ela ,quanto mais quando abro suas folhas de bordas douradas, sua capa dura. Ahhhhhh, sem prejuízo das buscas de conteúdo no portal da própria Editora( atualizações)

Perdão pelo longo comentário, mas astrologicamente estamos com a lua em gemeos ( faladeiiiiiiiira)
beijos

pensandoemfamilia disse...

Olá glorinha

Não creio que eles terminem,pois a leitura é diferenciada em todos os sentidos e eles trazem sm si a magia da descoberta da vida através de cada escritor.
bjs,
Há agradecimentos no meu blog do qual faz se insere.

Lu Souza Brito disse...

Que lindo Glorinha, as imagens, o seu texto.
Eu acho que o livro impresso nao acabará jamais. Também viajo pra muito longe mergulhada em um livro.
Boas festas para você também.
Em 2011 estamos aí, cheios de sonhos e com muita disposição para vencer - porque agora nao quero mais tentar...eu vou conseguir!!!!

Nanci disse...

Eu tb adoro o cheiro de um livro. Se for antigo melhor ainda. Sempre vejo o pessoal lendo o kindle, até pensei na idéia por ser prático, mas nada substitui uma capa linda e a sensação de virar a página. Acho que os livros ainda vão ficar por muito tempo com a gente.
Abraços

welze disse...

oi minha amada. obrigada por vc ser vc. saber que se refere a mim quando responde seus comentário, com um simples queridona, e não pelo meu nome, me anche de orgulho. Não um orgulho besta, mas um carinho enorme. agradeço demais da conta. Hoje ouvi um comentário, até de uma pessoa de quem não gosto muito, mas fui obrigada a concordar com o comentário . Disse que se deixar em qualquer lugar, uma moeda, um celular, uma sombrinha, qualquer coisa enfim, ao procurar, mesmo que não tenha passado tanto tempo, não achará mais, mas se esquecer um livro, dificilmente esse sairá dali. Que pena. Os seus não, os seus serão disputados à tapas. beijos. (ainda bem que pessoas lindas fazem a campanha do ESQUECER LIVRO. bela campanha.)

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Os LIVROS são mágicos! Quem pode substituir a magia e o mistério??Podem inventar todos os caminhos que quiserem mas ninguém como os livros para nos envolverem com o seu perfume novissímo quando se adquire um ou então, aquele cheiro a saudade de um tempo que passou e que ficou ali marcado naquela página onde há uma pequena dobra a assinalar a passagem que mais nos disse?!
Os livros serão sempre os velhos companheiros de todos os momentos.
Gostei do teu post.
Boas Festas de Natal e Ano Novo.
Volto em Janeiro.
Beijo
Graça

Beatriz - Jubiart disse...

Glorinha, livro é sempre um livro,e uma ótima sugestão de presente em qualquer época do ano. Nada substitui para mim esse prazer, sou daquelas que saí grifando de lápis, coloco observações etc. Vc acredita que até hoje uso agenda sem ser eletrônica, todo ano me dou ao trabalho de passar a limpo, e só aumentando...rsr.

Bjs no coração e boas festas p/ vc e os seus.

Blog da Anabela Jardim disse...

Tudo de bom para você também! Que 2011 te surpreenda com muitas alegrias.

Dona Amélia disse...

Sinceramente, acredito que o livro nunca será substituído, justamente porque quem ama ler não o trocará por nada.
Eu não me adaptei aos e-books e não acho graça em usar telas pra ler. Gosto do cheiro do livro, do peso, das formas e cores, e além do mais a viagem só é válida assim! ;oD

Xerinhos
PAty

Ateliete® disse...

Lindo este post!
E feliz natal e um próspero ano novo a vc tb!
bjks
ELiete

Eliete disse...

Glórinha enquanto existirem pessoas que acreditam nos sonhos , ele não morrerá. Desejo-lhe um feliz Natal, repleto das bençãos de Deus e que venhamlindos sonhos e lindos livros e lindos blogs para todos nós. Um abraço apertadinho

Regina Rozenbaum disse...

Podem modernizar tudim mesmo, até já o fizeram com os livros (nem sei o nome de tamanha modernidade)mas como escreveu (desse jeito Glorioso de SER)não abro mão desse sonho de jeito nenhum e de nenhum jeito!!! Voemos garradim mesmo nesse 2011. Glorinha, OBRIAGADA pelo verniz...surtiu efeito na alma-coração.
Beijuuss iluminados n.c.

RaSena disse...

Muito lindo seu post!
o tempo pode passar, os hábitos podem mudar, mas o encantamento dos livros são para sempre!
Tenha um Natal de luz e um ano novo mágico!
bjbj

Nilce disse...

Não Glorinha, nunca haverá um substituto para o livro em papel.
É só nele que cabe nossa imaginação, a construção dos personagens, do cenário, e de tudo mais que cada um de nós é capaz de construir.
Esse sonho nunca irá acabar.

Obrigada por fazer parte da minha vida.
Que você tenha um Natal de luz e que 2011 seja de muita paz e realizações para si e todos os seus.

Bjs no coração!

Nilce

Beth/Lilás disse...

Maninha,
Nãot tem como substituir os amados livros! Ontem mesmo, marido tentou-me querendo me dar de presente um negócio daqueles, acho que é I-pad, sei não! Eu não quero!
Inclusive, já ganhei dois ótimos livros este final de ano, um inclusive de você, e vou subir minha serra com eles na bolsa para começar a ler neste natal.
Quero mais é ler muiiiiiiiito e dormirrrrrr muito também. hehe
Ahhh, esqueci! Comer muiiiiiito também. hehe
beijinhos e au revoir

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

NÃO EXISTE NADA MAIS BACANA QUE SEGURAR UM LIVRO E SENTIR A TEXTURA DAS PAGINAS,PASSANDO UMA A UMA DOIDA PARA CHEGAR A ÚLTIMA E VER O FINAL. VOU NO MEU PENSAMENTO CONSTRUINDO AS CENAS DA HISTÓRIA VENDO O CENÁRIO,AS PESSOAS ,AS CIDADES...LER UM BOM LIVRO É BOM DEMAIS!!
GLORINHA Ñ IMPORTA SE O RECADO É COLADO,O QUE REALMENTE IMPORTA É QUE VC ESTEVE LÁ!
FELIZES FESTAS PARA VC E FAMÍLA QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
ABRAÇO

Rosane Marega disse...

Feliz Natal E Um Ano Novo Abençoado junto aos seus!
Beijossssss No Coração

Crica Viegas disse...

Haverá outras formas, mas substitutos acho que não. O livro-papel é algo mágico e único.
Feliz Natal!!!!!

Amica Philosophiae disse...

Que post lindo, Glorinha! Partilho do mesmo sentimento com vc!!

Obrigado pela visita no meu blog!
Desejo um Natal cheio de amor, paz e união a vc e a sua família linda. Em 2011 desejo que tudo seja mais florido e feliz do que em 2010.
Amo vc!
Cynthia
PS: Levei os meninos numa festinha em Itaipu e visitei uma livraria dentro do Shopping chamada Labirynto. Fiquei TOTALMENTE apaixonada. Muito linda não é?!!
bjo

Liza Souza disse...

Que linda mensagem, Glorinha! Que voce tenha um natal de muita luz e um ano novo repleto de sonhos!
Beijos

Kelly disse...

Oi Glorinha, acredito que os sonhos assim como os livros sempre serão insubstituíveis. Beijos

Teresinha Ferreira disse...

Olá Glorinha,
Fiquei super feliz com a sua mensagem. Agradeço os votos. Espero que 2011 venha repleto de coisas boas.
Em tempo...Amei o post. A leitura nos faz bem e o passar de uma página com belas letrinhas me encanta. Que venham os livros!!!!
Feliz Natal para você e sua família. Que o espírito natalino permaneça nos nossos corações.
Bjs mil

Novem - artesanato e biojoias disse...

Sou viciada em livros. E o prazer de os comprar, ler, colocar na prateleira e poder ir buscá-los e folheá-los novamente, se nos apetecer, são sensações insubstituíveis. Boas festas! Bj

Sandra Portugal disse...

Que linda forma de expressar essa tema Glorinha! E quanta afinidade comigo, estava vendo uma amiga lendo do jeito novo e hightech de ser e pensando exatamente isso - o cheiro das páginas, a espessura das capas, as recordações entre as páginas, isso tudo é insubstituível para quem admira uma boa leitura!
Aproveito para desejar que você receba as melhores bénçãos de presente de Natal do Menino Jesus e que em 2011 você brilhe cada vez mais e mais!!! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Gina disse...

Glorinha,
Passando para desejar um final de ano feliz na companhia dos seus queridos.
Bjs,

Jussara Gehrke disse...

Bela mensagem, Glorinha!
Se todos tivessem o hábito da leitura o mundo seria diferente.
É preciso despertar o gosto de ler desde cedo, incentivando as crianças.
‎"Quem lê bons livros realiza viagens que o dinheiro não pode comprar."
É um prazer abrir um livro e começar uma viagem, adoro!
Muitas leituras para você em 2011.
Boas Festas, um Natal de Luz e Paz e muitas alegrias no Ano Novo!!!
Obrigada por sua visita e sua mensagem no meu blog.
beijo
Ju

angela disse...

Glorinha, livros amados livros, gostaria muito de ser mais corajosa e largar meus afazeres para ler mais,mas ainda não cheguei neste ponto de elevação. sempre acabo largando um leitura para fazer outra coisa. amei ler esta postagem.
espero, sinceramente e de coração, que seu Natal seja muito alegre e que 2011 venha de encontro aos seus sonhos. bj enorme.

Poupée Amélie™ disse...

Glorinha, o livro não pode morrer! Não há tecnologia que substitua a magia do bom e velho livro.
A leitura de um texto na internet, num IPad, ou em outro 'gadgets' qualquer, não tem o mesmo sabor do folhear de páginas.
____________________________

Que seu Natal seja gostoso, caloroso, com gosto e cheirinho de família. Que 2011 chegue embrulhado em papel bonito e fita dourada e seu conteúdo encha os olhos e o coração!
BeijO* e abraço bem apertadinho!

Santa Gastronomia disse...

Outro dia baixei um livro pela internet: não tem graça! Não só pleo fato de não poder folhear as páginas (só rolar o mousa!), mas ssim porque é cansativo! É melhor o velho e bom livro!
Glorinha: que o seu Natal seje de muita Luz e Paz! Uma Santa Noite de Natal para você!
Bjus com carinho..

William Garibaldi disse...

Lindas imagens!
Linda postagem!
Lindo Texto!
Linda você!

Glorinha, eu recebi o Selo Este Blog tem Sabor do Blog Sabor da Letra (Que recomendo). E não poderia esquecer do Saboroso Café com Bolo.
Se te interessar passa lá e recolhe ele pra você!

Aproveito para desejar Feliz Natal e Ano Lindo com todo carinho a você e todos os que ama!

Beijos!
Gratidão!

Nika disse...

Acredito que nada vai substituir os livros, pelo menos não para mim.
É uma viagem sem igual que amo fazer.
Passando para desejar um maravilhoso Natal a vc e sua familia e um Ano Novo repleto de coisas boas e muitos livros e postagens maravilhosas que só vc sabe fazer.
bjs

Elaine disse...

Glorinha, vim te desejar um lindo NATAL, cheio de muitas alegrias com toda sua família, muita Luz, muita saúde e o que mais vc quiser!
Quero tb agradecer sua amizade e dizer que estaremos juntas com certeza nesse próximo ano que promete!
Beijos!!

Kelly disse...

Oi Glorinha querida, desejo que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa Caixinha de sonhos nos faz acreditar. Que esse Novo Ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita Paz para o nosso mundo. beijos

xunandinha disse...

Olá Glorinha, agradeço de coração a tua mensagem e visita no meu cantinho, Santo Natal, beijocas

nacasadorau disse...

Amiga Glorinha!

Não!

Nada substitui um bom livro, nem os filmes neles baseados são iguais, pelo contrário, são quase sempre uma decepção.
Nada melhor do que ser capaz de ler e reler e ver que sempre se descobre algo novo, um detalhe, uma nova forma de sentir e viver aquele momento descrito.
Um livro dá asas às nossas emoções, fantasias, sonhos!!!

Adorei o texto.


Feliz Natal! Boas Festas!

Beijinhos
.

Natal, Hoje!


Todos dizem com certeza
Absoluta,
Tocante e rasante
Que o Natal já não é
O que era dantes.
Perdeu o sentido
Ganhou mais cor;
Perdeu intimidade
Ganhou vermelho e Pai Natal;
Perdeu celebração de Jesus
Ganhou o incenso do tempo,
A mirra das vontades
E o ouro nas relações…
Todos os dizem
Mas eu, que sei?


2010
Maria José Areal

Andréia souto disse...

Glorinha, obrigada pelo carinho.Estou passando para desejar tudo em dobro-carinho, gentileza,muito amor,saude, paz e prosperidade.Um ano melhor para todos nos.Estarei sempre aqui para saborear seus lindos textos.
Feliz Natal!
Feliz 2011!
Feliz Vida!

Marilac disse...

Glorinha,
Fiquei tão feliz com sua mensagem!!!
Obrigada querida, pelo carinho e atenção pois bem sei o quanto essa epoca é corrida.
Amei este post, as imagens que convidam a leitura, as suas palavras sempre tão gostosas de ler e sobre um tema tão querido.

Abraços
Feliz Natal
Feliz 2010

Drika disse...

Lindo post! amo ler e como prof tento tb incentivar meus alunos para conhecer este mundo magico! um feliz natal!

Inaie disse...

os livros podem mudar de cara, de formato, de roupa, mas vao continuar a existir. Como o "desaparecimento" dos LPs nao acabou com a musica!!!



Que Papai Noel lhe traga tudo de bom que você pediu e mais alguma coisa boa que você esqueceu. Um Feliz Natal e Boas Festas!

nacasadorau disse...

Amiga Glorinha!

Espero não esquecer o nome que é tão belo quanto diferente do habitual.
Obrigada pela visita e palavras doces deixadas lá nacasadorau.

Haveremos de bebericar e comer muitos bolinhos juntas em 2011.
Assim desejo.

Beijinhos e de novo Feliz Natal.

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

aqui os e-readers não pegaram. são baratinhos, ao alcance de qualquer um, mas todo mundo segue no livro mesmo. não tem graça, é bom só pra ler notícia, como os japas falam.

prefiro livro de papel