quarta-feira, 2 de março de 2011

A Volta do Carnaval de Rua

imagem daqui
Para quem gosta de se divertir no carnaval, o carnaval de rua do Rio voltou com força total. Já há uns anos que a cada folia de Momo, mais e mais proliferam os blocos de rua, arrastando multidões pelos bairros do Rio.
A irreverência, marca carioca, se faz presente nos nomes engraçados e, com duplo sentido de alguns blocos, que começaram pequenos e hoje, enchem as ruas de jovens, crianças, gente mais madura e até os da terceira idade.
Eu, se morasse no Rio, certamente iria com minha fantasia de Sininho e cairia no samba num desses  blocos...
Euzinha, fantasiada de fada Sininho e me "acabando" de tanto dançar numa festa à fantasia aqui em casa...

Reparem nos nomes desses blocos e vejam como o carioca é bem humorado:

Simpatia é Quase Amor - bloco no bairro de Ipanema
Suvaco do Cristo - bloco no bairro do Jardim Botânico, bem debaixo da estátua do Cristo Redentor
Carmelitas - bloco no bairro de Santa Teresa, numa referência irreverente às freiras carmelitas
Empolga às 9 - bloco no bairro de Copacabana
Barbas - bloco no bairro de Botafogo
Bangalafumenga - bloco no bairro da Gávea
Volta, Alice - bloco no bairro de Laranjeiras, sai da Rua Alice
Spanta Neném - bairro da Lagoa
Vem Ni Mim Que Sou Facinha -  bairro de Ipanema
Eu Choro Curto, Mas Rio Comprido - bloco no bairro do Rio Comprido
Espreme Mas Sai - bairro da Lapa
Imprensa Que Eu Gamo - bloco dos jornalistas e gente da imprensa  - bairro de Laranjeiras
Empurra Que Pega - bairro do Leblon
Me Beija Que Eu Sou Cineasta - bairro da Gávea
foto do bloco Imprensa Que Eu Gamo

O carioca se diverte tanto no carnaval, colocando para fora toda a sua alegria, energia, capacidade de ser feliz, que só podia mesmo contagiar quem vem de fora, alguns, pra nunca mais voltar para seus países de origem...Só o povo do Rio sabe ser assim...
Se você que me lê, tem vontade de vir passar um carnaval no Rio, está convidado!

29 comentários:

welze disse...

adoro tudo isso. não iremos ao Rio , mas por aqui a coisa está prometendo. beijos beijos beijos

Glorinha L de Lion disse...

Se viesse, podia ficar aqui...beijos, aproveite!

Beth/Lilás disse...

Muito bem bolados esses nomes dos blocos cariocas e meu filho tem se esbaldado neles desde o ano passado.
Que tal você de Sininho e eu de Mme.Min? hehe
Não ia ter pra ninguém. hehe
E que tal um bloco pra gente chamar as amigas da blogosfera, poderia ser
"Comenta no meu que eu comento no teu" que tal?

bjs cariocas e skindo lê lê

Glorinha L de Lion disse...

Hehehe...Gostei Betita! Vamos? Já estou no clima de skindô lelê! A Sininho está arejando pra tirar o cheiro de mofo...rsrs Se é que ainda me cabe....beijos,

Thaís leão disse...

A primeira foto é a visão do inferno, né não???

lolipop disse...

"Eu choro curto mas rio comprido"...(risos)...gostei desse bloco!
Ah Glorinha, vc está demais como Sininho...que feliz que vc está!
Espero que se divirta este ano também. E bem haja por todo o seu carinho na resposta ao meu comentário no post anterior.
Quem dera que eu possa ir aí um dia, amiga querida!
Quem sabe "passar uma tarde em Itapoã....ouvir o mar em Itapoã..."

Ternuras mil

Glorinha L de Lion disse...

É mesmo...assim não quero não...hehe beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Loli querida! Essa festa aqui em casa foi há uns dois anos atrás no aniversário dos meus filhos. hehehe Eles resolveram fazer uma festa à fantasia dentro de casa! E, o pior, eu deixei! Nem imagina como minha casa ficou no dia seguinte...e eu tb! rsrsrs Me acabei de tanto beber e dançar...sou festeira, adoro festejar! Nunca saí nesses blocos de carnaval depois de adulta, bem que gostaria se tivesse companhia...Ah e Itapuã é na Bahia, não é aqui no Rio não...
Quanto ao comentário sabes bem que é a mais pura verdade...Te receberia de braços e coração abertos em minha casa. Seria um enorme prazer! beijos amore!

lolipop disse...

Então não podemos ir a Itapuã...viu só como eu não sei nada do Brasil??

BEIJOOOO

Glorinha L de Lion disse...

kkkk Se vc quiser podemos ir até à Bahia tb! Eu não conheço Itapuã. Vamos juntas?
hehehe beijinhos mil, minha querida!

chica disse...

Adorei a sininho...e os blocos de rua são muito mais legaism mais carnaval do que a pompa dos desfiles.beijos,chica

Misturação - Ana Karla disse...

Vige maria Glorinha,,, carnaval de rua é o que eu mais gosto.
E esses nomes desses blocos são arretados!
E viva o Carnaval do meu BRASIL!!!
Você de Sininho está ótima.
Ah e a do perfil também.
Xerocasss

maria claudete disse...

Puxa Glorinha você é a imagem do carnaval alegre, familia e espledorosamente verde e ecológica, rs, está uma gracinha. Feliz carnaval!

Glorinha L de Lion disse...

Também acho amiga Chica! Essa coisa de carnaval de luxo das escolas de samba é pra turista, já cansou...o verdadeiro espírito do carnaval está nas ruas. beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Xerosa, aí na tua terra o carnaval de rua é que é o bom né? Mas Vixe digo eu, que eu não aguentava descer e subir tanta ladeira como é aí em Olinda! Haja fôlego! hehe Beijocas,

Glorinha L de Lion disse...

KKKKKKK Ah Claudete, obrigada! Eu estava pra lá de Marrakesh nesse dia, bebi todas as caipivodkas que vc pode imaginar. Brinquei mais que os meus filhos! Foi bom, mas no dia seguinte, fiquei de cama, acredita? hehe beijos,

Beth/Lilás disse...

Loliii, a Sininho aí de cima estava rindo porque estava ébria, pra não dizer de cara cheia. kkkkkkk
Eu também quero ir junto pra Itapoã, não se esqueçam de mim, ok.
beijussssssssssss

Vanessa Souza disse...

Eu gosto é de fugir do carnaval carioca...


http://vemcaluisa.blogspot.com

She disse...

Obaaaaaaaa que delícia de post! Adorei a fotinho da sininho!!! hehe
Bjo, bjooooo!
She

Lu Souza Brito disse...

Glorinha,

eu amooooo carnaval de rua. Na ilha participava sempre. E no último dia (terça) ainda tem o banho da dorotéia, que consiste em homens se vestir de mulheres com roupas feitas de papel crepom colorido e no final do percurso (no pier da vila), todos se jogam na água.

Os blocos de lá também tem uns nomes engraçados:

Bloco Pé na Jaca
Bloco Água na Boca
Bloco das Velhas Virgens, ahahah.
Os outros não lembro não.

Ahhhh, tira a fantasia de Sininho do Baú e vai lá se divertir. Adoraria ir com vocês!
Beijoooooos

Manuela Freitas disse...

Olá querida,
Em casa de sininho ou qualquer coisa tudo bem, na rua é que não me ia sentir nada bem, não gosto de aperto! rssssss
Beijos,
Manu

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Flor!!!!!
Já não bastasse a fotinho do perfil arrasante de linda (agora que eu vi :P), agora se veste de Fada???? Amei!!! Diga que lembrou em mim diga hahahaha.
Beijitos e quem sabe um dia...Rio que me aguarde! rs

Flores e Luz.

Glorinha L de Lion disse...

Estava totalmente ébria...hehe mas me diverti muito, beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Tb odeio aquela chatice Alê. Todo ano a mesma coisa...só se fala em carnaval e escola de samba desde que passou o Natal...Se eu tivesse companhia pra ir num desses blocos até iria sim! Mas meu marido não vai nem que eu arraste. Quer vir e a gente vai juntos? Ia ser demais! beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Se eu pudesse Vanessa, tb fugiria ou então caía na folia...não vou fazer nenhum dos dois,

Glorinha L de Lion disse...

Oi She...essa Sininho tava louca! hehe beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Luzinha! Os nomes dos blocos são mesmo engraçados...mas imagino o inferno que vai ser mais de trezentos blocos sujando e os "mijões" fazendo xixi pelas ruas da cidade...aff, ô povo sem educação! Acho que o número de blocos por aqui cresceu demais, tá um exagero! beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Manu, eu tb odeio multidões, não sei se hj em dia me sentiria bem espremida no meio de um montão de gente...mas há alguns blocos que são mais vazios, nesses dá vontade de ir sim, beijos,

Glorinha L de Lion disse...

KKKKKKKKKK Ai Moniquinha, nessa época ainda não te conhecia...senão com certeza teria lembrado de vc! hehehe beijos minha fada preferida!