quinta-feira, 24 de março de 2011

Lendo na Cama

Uma das coisas que mais me dá prazer ( e sempre deu ) é ler na cama, antes de dormir.
Esses são momentos deliciosos onde me esqueço de mim e de meus problemas, para mergulhar em outros mundos, outras vidas.
Saio literalmente do meu corpo e assumo a vida dos personagens. Imagino, construo outro universo a partir das descrições do autor, consigo sentir cheiros, ver cores, pisar e caminhar onde os personagens caminham.
Às vezes, mesmo com a TV ligada, me desligo totalmente do mundo fora dali, naquela bolha encantada onde estou, folheando página por página, presa naquela teia tecida pelo gênio do escritor.
Ler antes de dormir me acalma, faz meu coração entrar num ritmo, num compasso que não consigo manter durante o dia.
Se chove lá fora, então, é o paraíso. Ler ouvindo a chuva caindo em pródigas gotas, sentir o cheiro de terra e folhagem molhadas, se misturando aos cheiros do papel e da estória, são para mim, uma das delícias de estar viva.
Pequenos grandes prazeres solitários e indescritíveis.
Ando às voltas com um Murakami que ganhei de presente de uma amiga querida. Ando me deliciando com seu realismo fantástico, imaginando situações e lugares completamente distantes da realidade em que vivo, no meu mundo real.
Ao meu lado, na mesinha, uma caneca de chá de bergamota e mais uma dúzia de livros, alguns aguardando sua vez na fila, outros começados, esperando que os continue a ler.
Durmo com eles ali, ao meu toque, basta esticar os dedos da mão. Durmo com mundos, imagens, personagens, criaturas imaginadas, pensamentos de outras pessoas, tudo ali, quase tocando minha cabeça.
Eles povoam minha vida, meus dias e minhas noites. Meus sonhos.
E mesmo tendo tantos ao meu lado, mesmo sabendo que tantos outros me esperam para serem lidos, ainda me pego desejando outros, sonhando em comprar outros, tantos mais...
Compulsão? Paixão?
Devoção...eles velam pelo meu sono. Meus livros me acalantam com canções de ninar, acarinham meus cabelos quando preciso de um afago, sopram, sussurram palavras encantadas durante meu sono.
Tantas e tantas vezes tenho falado sobre isso aqui. Tantas e tantas outras tornarei a falar.
Nunca me canso disso. Espero que quem vem aqui, também não se canse de ouvir.
Através dos anos, antes do sono, meus livros são minha forma de oração.

tela de James Whistler

37 comentários:

Calu Barros disse...

Oi Glorinha,
temos mesmo muita empatia.Encontrei em vc o mesmo amor que o meu pelos livros e seus mundos eternos e fantásticos.Teu texto foi a cada parágrafo me levando de encontro á velhos e bons hábitos iguais aos descritos.Ler na cama ou num aconchegante sofá, cheiro de terra molhada, de chá quentinho, silencioso prazer que preservo desde menina.
Somos viajantes do tempo no espaço de cada leitura, amiga.
Amei ler-te!!
OBS: Estou super animada pro nosso cafézinho com ou sem bolo, mas certamente Calu&Glorinha!
Dia 30/03 às 14:30H, sem falta.
Bjinhos, Bjinhos.
Calu

Maria Izabel Viegas disse...

"Através dos anos, antes do sono, meus livros são minha forma de oração."

Que maneira de orar mais singela, minha flor! Tão bonitinho...
Vc é mesmo uma querida!
Beijos neste coração!

Bordados e Retalhos disse...

Glorinha te garanto que ler pode ser uma oração linda. Também adoro ler na cama. Aliás adoro ler em qualquer lugar. Reconhecer quem ama livros e leitura é um prazer pra mim. O texto é lindo e quem nos dera alguém, que ainda não despertou para esse prazer, viesse aqui se embebedar em suas palavras e se viciar em leitura e livros. Que vício bom!!!Bjs

Cynthia Totus Tuus Mariae disse...

Oi Glorinha,
Tb amo ler na cama! A noite passa e eu não vejo, mas agora que tenho uma varanda com uma vista legal, tenho passado boas horas na minha varanda em compania do meu livro.
Um bjo
Saudade
Cynhia

Nilce disse...

O que mais gosto na leitura, Glorinha, é essa viagem imaginária que fazemos.
Os personagens são nossos, o ambiente é por nós construído e a sensação de frio ou calor quando se lê uma ou outra cena.
Não ando com muito tempo para ler, mas tenho que fazê-lo.

Bjs no coração!

Nilce

Anônimo disse...

Glorinha

Já li e leio muito do que vc escreve. Sua habilidade é clara. A impressão é que a escrita sai tão fácil como a fala.

Hoje você cita a "oração". Como seria a sua oração ?

Abraços.

Glorinha L de Lion disse...

KKKKKK Oi Calu, tb estou animada com nosso encontro, mesmo sem bolo...aliás é melhor que seja sem, né? estou precisando perder uns kilinhos pra minha noite de autógrafos...UHU!!!! tá chegando....obrigada, pelo visto, temos mesmo muito em comum! beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Obrigada Izabel San, minha querida, tenho rezado muito através de meus livros....beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Gi, é mesmo, acho que é o melhor vício que existe pq nossa dependência não causa danos, pelo contrário, a abstinência é que faz mal...hehe beijos querida,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Cynthia, eu adoro ler em qq lugar, mas à noite, particularmente, na cama, me acalma muito, antes de dormir e, como ando muito agitada, isso é bom, né? saudades tb querida, beijo grande!

Glorinha L de Lion disse...

Ler é mesmo uma viagem sem sair do lugar, já disse algum poeta...e é a mais pura verdade, né Nilcita? beijos darling,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Cláudio, não há "uma oração", há "as orações", pois cada livro que li ao longo da vida, foram uma espécie de prece dirigida aos deuses da escrita. Cada escritor ao redigir, passa ideias, imagens, concepções a quem o lê. Minha crença é essa, nos deuses escritores. Amém. Abração,

Suzanna disse...

QUE DELICIA DE DESCRIÇÃO DE UM MOMENTO TÃO SEU. AMO ISSO TAMBÉM , LER DEITADA EM MINHA CAMA, MAS QUANDO VC ESCREVEU SOBRE, FICOU TUDO MAIS REAL E COM A CHUVA ACHO MESMO PUDE OUVI-LA ( E O CHEIRO ENTÃO) BELÍSSIMO!!!
BEIJU SU

Beth/Lilás disse...

Querida Glorinha!
Eu acho que este é um dos mais deliciosos vícios, eu também adoro, mas você sabe, maridex só dorme com o quarto bem escuro e como eu levanto lá pelas tantas, fico com peninha de sacrificá-lo, nem mesmo com o tal tapa olhos. Por isso já cogitei comprar o tal kindle, mas não sei vai valer a pena.
O gostoso de ler antes de dormir é que dormimos com os personagens na cabeça, tudo que acontece durante o dia a gente esquece.
Boas leituras esta noite!
bjs cariocas

Lourdes Fiedler disse...

Olá, Glorinha!
Tudo bem?

Gosto de ler na cama me enroscando nos lençóis, quando está frio então, é uma delícia.
Antes de ler o livro, adoro apalpá-lo e sentir o seu cheiro.
Também sinto os aromas e sabores da história.
Lendo, me desligo totalmente de tudo.
Quando lemos, não estamos sós.
Beijo grande.

Glorinha L de Lion disse...

Não é Su? Ler e ainda com chuva lá fora é gostoso demais não é?
Beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Betita, com certeza terei uma boa leitura, pois estou num momento crucial de um dos livros que estou lendo...rsrs são tantos ao mesmo tempo que só mesmo uma louca como eu pra não fazer uma barafunda com os personagens.Quanto ao maridex, já te falei, tasca um tapa olho nele....beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Lourdes. Tudo bem? Tem coisa mais gostosa? E quando cai aquela chuvinha gostosa e está frio? Ui que delícia...estou louca que o friozinho chegue logo....adoro! Beijos,

Lívia Azzi disse...

Que lindo, Glorinha!!

Nós duas somos muito parecidas em relação aos livros: lemos mais de um ao mesmo tempo, alguns ficam esperando, gostamos de lê-los antes de dormir, ficamos envolvidas como um amante, temos ciúmes deles, nos transportamos para um outro mundo, deixamos aflorar as fantasias e a imaginação... Somos atingidas pela flecha de Eros, temois vontade de parar tudo que precisamos fazer só para continuar lendo, e na hora de dormir queremos sonhar com as palavras. Estou terminando um que é exatamente assim: "Filosofia, amores e companhia", do Ghiraldelli, e o próximo será "Sputinik, meu amor", do Murakami, que já me tomou pela apresentação e dedicatória...

Beijos e carinhos...

Glorinha L de Lion disse...

É mesmo Livia, somos bem parecidas nisso.
Quanto ao Sputinik, Meu amor, estou louca para ler esse tb...já até imagino a dedicatória...rsrs
Nosso amor pelos livros é um ponto importante a nos unir...e ainda tem aquela amiga, de quem ambas gostamos tanto tb! Beijos,

William Garibaldi disse...

Glorinha Rao de Sol! Que lindo! Eu não me canso.. acho belo seu amor pelos livros! E sei que ninguém que aqui frequente se cansará.. sempre viemos aqui tomar um café com bolo e batermos um papo virtual e inteligente com vc! O que sempre nos preenche de poesia, sentido e amor!

Beleza de texto, beleza de final!
Amo chá de bergamota, incenso de bergamota ^.^

Eu te respondi o email, demorei um poquito pois estava trabalhando em sampa e fiquei sem net uma semana toda, pois a dona Net cismou que não paguei! rssss

Estou de volta ao Blog!
Grato por sua atenção comigo!

Ah e não se preocupe, vc tem passe livre.. se não der tempo de escrever pros Rosários de Fogo pra Abril, pode ser pra Maio! ^.^

Beijos de Luz!

Taia Assunção disse...

Não sou boa nisso Glorinha, prefiro ler sentada, pois me dá sono. Cama para mim é para namorar e dormir. O ambiente tem que estar sem barulho, não consigo ler com TV ou som ligado. E detesto ser interrompida. Cheia de manias...rsrsrs. Beijocas!

Lu Souza Brito disse...

Glorinha,

Isso que é amor! Seu marido não tem ciúmes não? rsrsrrs.

Sim, você fala sempre dessa paixão e vinculo com os livros e poesia, mas pode deixar que não cansa não. Admiro muito quem se sente assim diante de um livro, porque, apesar de amar leitura, não sinto 1/3 de tudo isso que descreve.
beijooos

Glorinha L de Lion disse...

Oi William, pois é, vi seu email, mas estou enrolada e muito ansiosa, imagina porque não é? Quanto ao meu amor pelos livros é tão verdadeiro que acho que ando falando demais nisso, mas, paciência, é sobre o que tenho vontade de falar, né?
Acho que vou ficar mesmo pra maio, em abril vai ser difícil....beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Ah Taia, já estou numa idade em que cama é boa pra tudo, inclusive ler....rsrs Eu quando engato num bom livro, leio até as madrugas...e se for muito bom, não solto até acabar. Já aconteceu de começar a ler um livro de dia e terminar de ler todo às 4 da manhã. E não era fino não, grossão! hehe Sou meio maluca mesmo! beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Lu, não, meu marido não tem ciúmes dos meus livros, pq sabe que perde pra eles fácil...rsrs Não tem como disputar lugar com meus livros. Brincadeira, mas ele sabe e respeita meu amor por eles. Beijos,

Taia Assunção disse...

Hehehe...só tu mesmo. Também sou assim, quando gosto não paro e por vezes fico até de madrugada grudada com o livro...mas longe da cama...hehehe. Beijocas!

Glorinha L de Lion disse...

KKKK Não estou falando que sou doida? Sou sim! No friozinho ler na cama é bom demais! beijos,

Acontecendo em Roma disse...

Oi Glorinha...
não tem melhor lugar mesmo pra ler do que esse.
Eu tenho um livro no carro que leio qdo tenho que aguardar alguma coisa: filho, médico, etc.. E é só dessa forma que tenho lido pq infelizmente a noite eu apago rsrs.
Mas tenho saudade de ficar lendo assim tranquila, sem pessoas ao meu redor ou carros que passam buzinando...
É gostoso, e voce tem mesmo que dizer varias vezes, afinal, vc descreve tudo de forma que é bom mais ainda rsrsrs
beijos e boa leitura nesse fim de semana! rs

nadiru-san disse...

Glorinha,Adorei a forma como escreveu mostrando de uma maneira tão linda e poética o amor que você tem pelos livros,e também os momentos maravilhosos que experimenta com eles.
ao ler seu post senti saudades desses momentos que vivi no passado hoje(por falta de tempo) raramente leio no entanto o amor pelos livros continua...
beijos

Glorinha L de Lion disse...

Oi Ester, a vida é assim mesmo, tem épocas em que lemos menos, noutras mais. Mas o importante é que nunca deixemos de estar lendo algo, não é? beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Obrigada Nadiru, já escrevi tanto sobre isso, que às veezs penso que posso estar cansando quem me lê....mas é o que gosto mais na vida, beijos,

Carla Farinazzi disse...

Oi Glorinha!

Você define à perfeição essa "coisa" de ler... Compulsão? Pode até ser, rsrsrsrs. Eis uma compulsão boa.
Não sei dizer a você o que seria da minha vida sem os livros. Leio desde que me entendo por gente, adoro.

Beijos, ótimo texto!

Carla

Glorinha L de Lion disse...

Nem eu Carla, saberia te dizer o que seria da minha se não pudesse ler...um dos maiores prazeres que tenho, beijos,

Bombom disse...

Gosto muito da maneira como escreves e descreves os teus estados de alma, tão semelhantes aos nossos mas que não conseguimos exprimir. Mas tu fazes isso com mestria e subtileza, com palavras que exprimem sons, odores e até sabores que quem te lê consegue sentir!
A leitura enriquece qualquer pessoa e ajuda muito a abrir horizontes e a adquirir cultura. Por isso é tão importante dar livros às crianças, contar-lhes histórias, criar desde pequeninas as referências de amor pelos livros e o respeito pelos escritores. Fiz isso com os meus filhos e com os alunos das escolas onde leccionei. E fico feliz por ver que os netos estão a ser educados na mesma linha. Adoram ler, tanto como os pais!
Eu gosto de ler, mas não leio muito. Adoro pegar num bom livro e lê-lo de uma assentada, mas detesto ter de interromper de X em X horas para ir fazer o almoço ou o jantar. Aí quase que me dá uma fúria (he,he)!
Bjs. Bombom

Paula Pacheco disse...

Querida Glorinha, porque será que esse costume de ler na cama é geral? como não tenho criado mudo, uso uma banqueta e vou empilhando livros de receitas adoidado, até no banheiro tem hahahha, mas a moça que faz limpeza guarda tudo e eu fico louca pra encontrar uma receita aqui e acolá, mas engraçado é tiro e queda, pois pego em algo pra ler e vapt vupt caio no sono, as vezes acordo com o livro na cama,
bjão e otimo final de semana, adorei saber do Alexandre vou logo votar no Lost,
Paula

Unknown disse...

Sou assim a também...
Adoro ler antes de dormir!!
De comprar um livro no e tirar o lacre sentir aquele cheirinhos das páginas...

Seu blog é muito doce, parece brisa de verão.