quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cartão Postal ou Eu Amo o Rio




Não é fácil falar da própria cidade sem ser imparcial.
Mas que a minha cidade é linda, ah! isso ela é....
Com todos os problemas das grandes cidades, com toda a violência e impunidade que alguns atribuem à pobreza e à falta de oportunidade....e para as quais, infelizmente, não vejo solução possível.
Mas, como ela é maravilhosa...
O Cristo Redentor, esse monumento de 38 m, a quem as pessoas religiosas, pedem proteção e paz, e que, de cima do Morro do Corcovado, assiste, impassível e impotente à degradação, favelização e sofrimento de uma cidade que tinha vocação para ser feliz....
E os cariocas, com seu jeito de não levar nada a sério, batizaram um bloco de carnaval com o nome: O Suvaco do Cristo...fazendo uma irreverente brincadeira com o fato da imagem estar de braços abertos...
A vista, lá do alto, é de perder o fôlego...
O Cristo do Corcovado foi eleito uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno...pra mim, a maravilha é a vista e não o monumento, mas tudo bem, afinal tudo o que ele representa, o esforço que foi construí-lo lá, no alto daquela montanha de 710 m e o que significa para a maioria da população, me faz relevar a escolha.
O trenzinho que sai da Estação do Cosme Velho e percorre a Estrada de Ferro do Corcovado, é imperdível. Foi inaugurado em 1844 por D. Pedro II e atravessa a maior floresta urbana do mundo : o Parque Nacional da Tijuca, em plena Mata Atlântica.
É um passeio delicioso e ecológico, pois o trem não polui e parte da bilheteria é destinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Sem falar nos animais silvestres que se pode ver do trem.
O Rio de Janeiro, apesar de todo o descaso, apesar da falta de políticas públicas, apesar dos seus governantes, continua uma das mais lindas cidades do mundo....os estrangeiros que vêm ao Rio, dizem até que é a mais linda, em belezas naturais.
E, são poucas as pessoas que, ao conhecer o Rio não voltam deslumbrados para casa, não só com a beleza, mas também com a simpatia, hospitalidade e bom humor do povo carioca.
Apesar de tudo o que escrevi, ainda assim, acho minha cidade linda, maravilhosa, de perder o fôlego...e apesar de não morar mais nela e viver dizendo que sou niteroiense de coração, meu coração fica estourando de orgulho quando sei que alguém se deslumbrou com a cidade.
Por isso, amigos que ainda não conhecem o Rio: quando vierem, tenham cuidado sim, como em qualquer grande cidade do mundo, mas venham com a certeza de que serão recebidos, como o Cristo está, de braços abertos...







2 comentários:

Unknown disse...

Olá Glorinha!
Eu te linkey, mas deve ter ocorrido algum erro, e confesso que não conferi.Fique tranquila, estou de saída para a academia e na volta eu coloco.
Beijo

Vivi disse...

Oi Glorinha....
Realmente sua cidade é maravilhosa!!!!!
ótimo final de semana p´ra vc
bjs