quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Insight ou Consciência Coletiva?

Matisse - Harmonia em Vermelho
Matisse - Interior com Fonógrafo
Matisse - Janela com Forget-Me-Nots
Nas duas últimas semanas, tem acontecido umas coisas curiosas comigo: é só pensar em alguma coisa para colocar no blog, que logo depois aparece uma reportagem, ou leio algum livro que fala no assunto, ou alguém escreve sobre o que pensei....
Anteontem, estava pesquisando sobre pintura e me peguei lendo sobre Henri Matisse, esse estupendo pintor francês. Coloquei uma tela sua no meu último post e hoje, para minha surpresa, quando abri o jornal, dei de cara com uma matéria sobre ele e a exposição, Matisse Hoje, que vai acontecer em São Paulo, na Pinacoteca do Estado, de 5 de setembro a 1 de novembro.
Ando tendo uns insights ou isso é a tal da consciência coletiva?
Será que é verdade que as idéias ficam circulando por aí, até que várias pessoas captam, e, achando que estão sendo super originais, lançam um produto ou uma idéia e logo depois, ou imediatamente, um monte de gente faz a mesma coisa?
Será que é por isso que tanta gente acha que foi "copiada" ou "plagiada" na sua idéia, no seu anúncio, na sua música?
Acho que a idéia é de quem falar primeiro....e aí, quem deixou pra falar depois, se dá mal....pode até ter tido a idéia primeiro, mas, quem vai saber?
Voltando a Matisse, suas telas não são maravilhosas?
Como disse Argan sobre sua pintura:
"A arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens".
Ou, como diz a curadora da mostra no Brasil, Emilie Ovaere, "Matisse é uma atitude".
O que sei, o que sinto, ao ver uma tela dele é: felicidade.
Não sou conhecedora de pintura, nem das suas técnicas, mas acho que Cor, Luz e Beleza não precisam de explicação....basta sentir.





Um comentário:

Andréia Sant'Anna disse...

Oiee.., to passando para agradecer por ter aceitado meu convite... e claro que vamos trocar links... já coloquei o link café com bolo nos meus favoritos e também já assinei a sua caixinha de seguidores... ficarei muito feliz em ter meu link aqui e ter seu perfil na minha caixinha de seguidores. Bjks