quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Rio - Cidade em Guerra

Charge de Chico Caruso - Jornal O Globo de hoje


Hoje, choro pelo Rio...
O que foi feito da minha cidade?
Enquanto o governador, sorri satisfeito com a eleição do Rio, como melhor destino turístico da América do Sul, com o Guia Michelin nas mãos, mais uma dezena de crimes bárbaros acontecem a cada dia. Assaltos, pedradas em motoristas, arrastão nos túneis da cidade, assassinos saindo pela porta da frente, libertados por uma justiça omissa, incompetente e um sistema judiciário obsoleto.
Há uma semana atrás, eu fazia uma apologia da cidade, falando que a cidade é violenta sim, mas como muitas outras do mundo....
Retiro, com toda a tristeza do mundo, tudo o que falei....a cidade é linda sim, mas do que adianta ser bela, se por dentro está corroída pelo tráfico de drogas, pela polícia corrupta, pelo crime organizado, pela impunidade?
E digo mais, o Rio não deve ser escolhido como sede das Olimpíadas ou de qualquer outro evento a nível mundial.
O Rio é sim, uma das cidades mais violentas do mundo. Nosso povo vive sob constante ameaça....Não sabemos se nossos filhos, quando saem, voltarão para casa.
Se seremos assaltados na esquina ou vítimas de sequestros relâmpagos....
Pergunte a qualquer morador da cidade se já foi assaltado ou se alguém próximo dele já não foi vítima de algum tipo de violência?
Dizem que a grande causa da violência é a pobreza, se fosse assim, os indianos deveriam ser o povo mais feroz da Terra...Violência é a certeza da impunidade, a falta de exemplo das autoridades, dos políticos, dos governantes.
Nossos senadores, deputados, vereadores, em sua grande maioria, são corruptos, criminosos, para quem o bem público não importa e sim, seus próprios bolsos...
A democracia, no Brasil, é um queijo suíço...os poderes legislativo e judiciário, que deveriam ser independentes, abaixam a cabeça e obedecem ao executivo.
Temos um presidente endeusado no mundo inteiro, que é conivente com a bandalheira, que inchou a máquina do Estado como "nunca antes nesse país". O dinheiro dos impostos vai para os "bolsa - esmolas", incentivando o povo a viver às custas do governo, sem ambição de melhorar de vida, se contentando com o que recebe, sem ter que se esforçar por isso....e, é claro, votando em quem "o homem" mandar.
É com profunda tristeza que abro todos os jornais todos os dias e vejo o país, cada vez mais, afundando na lama....de que adiantam os índices de investimento do país crescerem, a crise mundial ter passado, a economia ir bem, se nada disso é revertido em prol do povo brasileiro?
Enquanto o governador passeia por Paris, nossa população, mais um dia, teme que, no caminho para o trabalho, aquela bala perdida que todos os dias, passa riscando suas cabeças, ache finalmente, seu alvo.



3 comentários:

Bordados e Retalhos disse...

Ai Glorinha que triste. Estarei aí no Rio de 19 a 29 de outubro fazendo um curso na Biblioteca Nacional. Espero dias melhores para a cidade, para os moradores e para mim também. Bjs

Patricia G. de Almeida Rossi disse...

Glorinha,
Que triste ter que concordar com você e, pior ainda, é não ver nenhuma solução...
Fique em paz,
Patricia Rossi

La Nostra Italia disse...

Ola! Também adorei seu blog, tantos os conteudos como o visual. O nome também é bem sugestivo e me fez lembrar da minha infancia quando passava as ferias na casa dos meus avos no sul de Minas Gerais ou as tardes de domingo na casa da minha avo de Sao Paulo... bons tempos! Ah, e o bolo da foto me fez ficar com agua na boca!
Sobre a criminalidade, é mesmo lamentavel o que anda acontecendo nas grandes cidades do Brasil. Vi as atrocidades que fizeram em Salvador, uma verdadeira guerra.
Quanto ao nosso presidente, desde o começo desconfiava dele. Todos o colocavam num pedestal, gastavam elogios e mais elogios... deu no que deu...
Bom, é isso. Desculpe ter me alongado com o comentario, mas é que nao da para ficar calada com o que anda acontecendo no Brasil.
Um abraço!