segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Tristes Trópicos...A Amazônia Perto do Fim

Milhares de troncos de madeira ilegal no Rio Amazonas
Araras da Amazônia - até quando?




Área desmatada



Infelizmente tenho que parafrasear Levy-Strauss, morto aos 100 anos, semana passada, para falar de uma notícia lida no jornal de ontem...

A Amazônia já tem 18% de sua área desmatada e, cerca de 12%, em processo de degradação...

O climatologista Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, junto com seus alunos, tem escrito e publicado estudos sobre o tema, em várias revistas científicas do exterior.
Seu último estudo conclui que o limite de desmatamento da floresta é de 40%.

Acima disso, há o que os cientistas chamam de "tipping point", o ponto a partir do qual a floresta começa a morrer.
A partir desse ponto, do qual, perigosamente, estamos nos aproximando, a floresta perde a sua capacidade de regeneração, fica mais suscetível às queimadas e às secas, enfim, com essa devastação, o clima mudará permanentemente, e a floresta amazônica, tal como a conhecemos hoje, começará a morrer...

Como no Brasil, geralmente, os governantes, pensam no que mais lhes convém, no que lhes dá mais votos ou visibilidade junto às massas, não há muita esperança de que algo seja feito ou alguma decisão positiva seja tomada, já que a mentalidade vigente é pensar no imediato e não no futuro.

Pensa-se pequeno no Brasil desde os tempos do descobrimento. Cada um que use o país e suas riquezas em benefício próprio, tanto faz se é ouro, pau brasil ou pasto para a boiada.

Sempre fomos explorados, seja pelos colonizadores, seja por quem detém o poder no país. Mas, ao mesmo tempo, somos submissos com os poderosos e arrogantes com os mais fracos. Esse é o país das "carteiradas", do "sabe com quem está falando". Que herança fatídica é essa, que genética nos fez desse jeito? Será que seremos sempre assim, até o fim dos tempos?

O coletivo, o que traz benefícios a todos, isso não interessa...Farinha pouca, meu pirão primeiro!

Viram o que foi flagrado na Câmara dos Deputados na quinta feira? Os excelentíssimos, eleitos pelo povo, vão à Câmara, assinam presença e vão embora, pegar os aviões para seus estados e cidades, pouco se lixando para quem os elegeu, pois para eles, toda semana tem feriadão, todo fim de semana, começa na quinta feira. Se houvesse votação para aumentar seus salários, aí, sim, ficariam até domingo, se preciso fosse...

Tristes trópicos...triste Brasil e triste Amazônia...já que não fazemos nada, já que nós, sempre os coitadinhos, não sabemos votar, não sabemos gritar, somos sempre as vítimas, "exploradas" pelos mais fortes, mas sempre dando "um jeitinho" de também burlar a lei, de dar propina pro guarda, de avisar pros amigos pelo twiter onde tem blitz, de avançar o sinal, parar em fila dupla...Sempre com a desculpa: todo mundo faz...brasileiro é assim...
Venho hoje, gritar bem alto no meu blog: Que pelo menos o Mundo Inteiro saiba disso...quem puder, que solte essa notícia aos quatro ventos, que não se cale diante do assassinato da floresta!

Esse crime tem proporções gigantescas e não atingirá somente a nós, brasileiros, mas a toda a humanidade, à vida e ao planeta.
*esse post foi inspirado e baseado em matéria de Míriam Leitão do Jornal O Globo.






10 comentários:

Unknown disse...

Oi Glorinha,

O blog Mosaicos do Sul oferece um mimo para seus amigos e seguidores (que quiserem, é claro!)

Beijo e boa semana,

Claudia

Vicentina disse...

É isto aí Glorinha, muito triste ver tudo isto acontecendo e não podermos fazer muita coisa.
Mas o que podemos fazer é escrever, como vc está fazendo quem sabe.
Somos pequenos diante destes problemas, quem poderia fazer algo não está nem aí. Não deve ter família filhos, nem netos, que vão sofrer no futuro, (parece que não pensam).
Bjs

Edna Fadinha disse...

Oi Glorinha
É lamentável o que todos deixam acontecer na Amazônia.
Amei conhecer Mauá, adoro lugares assim.Eu fiquei no Hotel Warabi.As pousadas tbm são todas lindas.
Tenha uma linda semana!
Bjs

Bordados e Retalhos disse...

oi Glorinha quantas informações importantes. Coisas que eu nem sabia. Blog é cultura, isso tenho certeza. Mas sabe, quanto mais sei dessas coisas, maias me animo em votar e fazer algo realmente que possa ajudar. Nem que seja como o beija flor que sozinho trazia agua no bico para apagar o incêndio da floresta e diz: estou fazendo a minha parte. Não podemos é desanimar. Vamos juntas sim, promover pequenos gestos, que fazem a diferença a nossa volta. Estou cheia de esperança. Bjs

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi Glorinha, que tristeza e ninguém faz nada! Se continuuar assim, nem os EUA, que pensam que a Amazonia é deles, irao quere-la! O que farao as proximas geraçoes sem o pulmao do mundo?!
Bjos linda
Léia

welze disse...

tenho 55 anos, e a minha vida toda, ouvi falar que querem acabar com a Amazônia. A Mãe Natureza está deletando certos abusos, como boa mãe que é. Está fingindo não ver a podridão, a canalhice com que tratam nossa mata. Ela está de bom humor, ainda. Ela fecha os olhos. Mas infeliz daquele que acha que essa atitude é por ela, a Mãe, ser boba. Ela só está tentando fazer com que aprendam com seus próprios erros enquanto é tempo. Daqui a pouco, como toda mãe, ela perde a paciência, sim porque mãe também tem seu dia de rodar a baiana, e aí, estaremos fritos enfarinhados e mal ou mau nutridos. Sem pai nem mãe. Será que tem que acabar a última folhinha para acreditarem que a mata está se extinguindo?. só o fato de comprarmos remedios feitos com princípios ativos ROUBADOS daqui, e pagarmos por eles uma foruna, não quer dizer nada. Tem gente nos roubando, nas nossas barbas, mas por alguns, ou muitos levarem vantagem fica o dito por não dito. Nossa, desculpe-me. me entusiasmei e disse muita bobagem . Beijos, querida.

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Olá minha querida!
O mal não prevalecerá para sempre. No livro de Apocalipse está escrito que este maravilhoso planeta será refeito em sua forma original!!! Eu tenho esta gloriosa esperança!
Minha linda, obrigada pela visita. Estou aqui retribuindo, mas gostaria de comer bolo quentinho com café...rsrsrs. Estou sonhando com isso desde a primeira vez que vim aqui.
Você, com seu jeito lindo de escrever, desperta a nossa atenção para a beleza das coisas simples do dia-a-dia!
Já falei com o maridão que quero separar tempo para um bolo bem quentinho, no meio da semana no fim da tarde. Farei então um post em sua homenagem!Rsrsrs.
Beijocas.

Amara disse...

Oi,Glorinha!
Eu acho que este país ñ tem jeito!Ñ tenho esperança nenhuma que vai melhorar.Daqui a pouco a Amazônia vai para as cucuias e a gente vai junto.Sinceramente, isso nunca vai acabar!Se um dia os políticos corruptos forem presos e ñ puderem mais se candidatar, quem sabe essa porcaria vai pra frente!!!Mais com certeza ñ vai acontecer.
Bjs, Rozani

VagaMundos disse...

É de facto uma tristeza o que estão a fazer à Amazonia. E já é algo que vem sendo feito`há muitos anos. É preciso actuar para parar a destruição do maior pulmão do planeta.
Beijinhos

emerson mansano disse...

Oi Glorinha! :O)

Qta saudade de vc, nem imagina....

como são boas as amizades que fiz no último mês! É bom demais sentir saudade de pessoas como vc!

Ri muito da sua alforria dos selinhos e depois publicarei no meu blog...hahaha

Apesar que tem gente que nem leu o que vc escrevceu, reparou?

O povo quer saber é de selinho...hahaha

***

Eu já fui pra Amazônia é de doer o coração menina.... Não há palavras pradefinir a pobreza daquele povo, o calor causticante, a beleza natural e o desmatamento.

Juntra tudo isso e fica aquela bagunça na cabeça da gente.

O fato que é gigantesco, nem sei se algum dia darão conta do recado...

Beijooooo