quarta-feira, 12 de maio de 2010

Podem Me Chamar De Dona Doida!



Vocês não vão acreditar, mas é verdade! Soltei o Chicão pra fazer xixi lá na parte de baixo do jardim....e vejo algo passando voando e um TUM forte....fui ver, achei que algum pássaro tinha batido no vidro da janela lateral, e era! Um filhote, acho que sabiá laranjeira!
Aqui em casa, como tem muitos vidros (atualmente imundos, pois como sabem estou sem ajudantes..) toda hora bate um pássaro no vidro....muitos já morreram, para minha tristeza, pois eles vem voando e como vêem o reflexo da mata no vidro, pensam que é uma continuação e Pum! batem com a cabeça ou o bico....logo que vim morar aqui, isso acontecia direto...como disse a Mila, nós é que somos os invasores mesmo....Coitadinhos...uma vez, logo no início, bateu um passaralho tão grande, todo pintadinho, parecia até uma galinha d'angola, mas como galinha não voa...não sei que pássaro era e morreu...quebrou o bico...Quanto maiores eles são, maior o impacto...
Há um tempo atrás, foi um pica pau enorme, lindo, com a crista amarela...nunca tinha visto tão grande e tão bonito...morreu também...nem contei pra Thaís, pois ela não pode ver bicho morto ou maltratado que chora...e eu também ( puxou à mãe...só que pior...)
Deu pena...era um pássaro lindo...fiquei chorando e meu marido pegou pra jogar no lixo...que triste fim para um pássaro daqueles...nunca mais vi, ainda bem...pois se acostumaram com os vidros...
Mas hoje, fui lá ver, como estava contando, o vi  paradinho...peguei água, salpiquei na cabecinha...ele abriu os olhinhos...acho que estava tonto da pancada...salpiquei mais água...ele abria os olhos e tornava a fechar como se fosse dormir...pensei com meus botõezinhos ecológicos: se eu deixar ele aqui na escada, já já vem um bicho e come elezinho....peguei e levei ele pro muro de trás...perto de onde Dona Sebastiana mora....fiquei na cozinha fazendo o jantar...um olho nele, outro na panela....fui lá, coloquei canjiquinha que tenho pros passarinhos que vem me visitar, mas ele nem se mexeu...de vez em quando abria um olhinho...
De repente comecei a ouvir um canto dobrado de pássaro, um canto lindo...pensei: É a mãe...quer saber onde ele está...ele começou a se mexer mas não abria o bico...Será que esse ficou doidinho, esqueceu de assobiar pra mãe ou cantar? Sei lá...pancada na cabeça...vai que o bichinho perdeu a memória? Dali a uns instantes vejo uma mãozinha magra no telhado...caras dourada...já tinham vindo aqui de manhã e se entupichado de bananas...haja banana! Esses bichos vão me falir, mais do que já estou! Caracas, pensei: E se eles comerem o pobrezinho? Sei lá...dizem que macaco como tudo, ovo, bicho pequeno, larvinhas...se bem que o passarinho já estava taludinho....e aí, fez-se o milagre...ele voou...os cara dourada devem tê-lo assustado...fui lá ver se o achava  pelo chão...mas não, salvei mais um! Iupiiiii!!!!
E o pequeno Sebastian ou a Sebastiana de lá, do buraco deles, miando...ai que aflição...ele não pode ouvir os micos chegando que começa a miar...como disse a Luma,,,só aqui, pra porco miar...hehe
Parece até estória de pescador...mas não, é a mais pura verdade...meus cachorros são minhas testemunhas...pena que só eu entenda a língua que eles falam...
E assim termina mais um capítulo das estórias da Reserva Ecológica Glorinha de Lion ( sugestão da amiga Cris França )....ou Dona Doida, como quiserem...amanhã, com certeza terei mais...aguardem!

PS: Confirmado! Graças ao São Google..era mesmo ...filhote de sabiá laranjeira!

22 comentários:

Unknown disse...

Ai que agonia!!! Antes de ler o final do relato fiquei torcendo pra ele se recuperar e voar logo... ai ai ai. Tb morro de dó desses bichinhos. Aqui temos muitas janelas com vidro mas não vidraças propriamente ditas então os pássaros sabem que não podem tentar ultrapassar.. rs.
bjos

Cris França disse...

ai Glorinha, não consigo sair daqui...rs

quanta historinha boa!

adoro...rs

bjs

She disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só vc pra escrever dessa forma tão gostosa e que faz a gente sorrir do início ao fim do post! Beijoooooooo!

Luciana disse...

Que bom que você conseguiu salvar esse. Menina, você deve morar num lugar lindo demais, cercado de natureza.
Beijo

Vicentina disse...

Querida, vc tem mesmo uma reserva ecológica, como tem bicho por aí.
Eu adoraria ter por perto tantos bichos, aqui em casa só tem pássaros e eu trato deles todo dia.
Adoro bichos.
bjs

Kamyla disse...

Coitadinho dos passarinhos... ainda bem q existe vc pra acolhê-los... lindo ato!!!
Gde bjo.

Astrid Annabelle disse...

Glorinha! Boa noite!
Como é gostoso interagir assim com a natureza!
Viva!!! Eu adorei o final feliz!
Beijo grande,
Astrid Annabelle

Yo Neris disse...

Ai que peninha me deu desse bichinhos, confundindo o vidro com a continuação da mata!
Deve ser mesmo muito triste para você, esses episódios
Bjoka

pensandoemfamilia disse...

Boa noite Glorinha

Sua realidade, contexto cotidiano me encanta. Realmente vc tem muito para compartilhar sobre este ambiente tão ecológico.

bjs,

Mylla Galvão disse...

rsrsrsrs
Ainda bem que esse se salvou né?
Os caras douradas são micos leões dourados?
Vc tem fotos deles aí?

bjos

Beth/Lilás disse...

Web-mana e suas estórias do mato!
Coitado do bichinho! Ainda bem não teve um traumatismo craniano!
Agora, acho que vc deveria fazer um convênio com o supermercado local e pedir umas bananinhas pros micos e dona Sebastiana e família, aliás quem sabe uma 'bolsa família para manutenção da bicharada'! kkkkkkkkkkkkkkk

Olha que se algum político ler isto aqui, vai me roubar a idéia!
beijos cariocas

Unknown disse...

Olá Glorinha!

Coemecei a ler e fiquei aflita pelo bichinho... que alívio ver que ele ficou bem!

Adoro os bichos!

Abraços

Lia
http://liaks25.blogspot.com/

Nilce disse...

Oi, Glorinha

Ainda bem que não pude ler um e agora acabei lendo os dois posts juntos. Quando criança e morei no "meu paraíso", saíamos muito com meu pai pela enorme fazenda onde existiam e hj mais ainda, lugares de mata preservada, conheci muitos animais inclusive o porco espinho. Nossos cachorros que sempre estavam conosco por muitas vezes apareciam cheios de espinho e meu pai precisava usar um alicate para retirar. Saudades!
Ri muito com o post. Que loucuras deliciosas.

Bjs no coração!

Nilce

Unknown disse...

Glorinha parece a minha casa, a última vez quem bateu no vidro foi um filhote de tucano...Esse passáro grande com pintinhas que parece uma galinha é o Jacu, tem muito aqui também e no Sul está em extinção pois as pessoas comem! E o macaco come tudo mesmo, ovos, filhotes, tudo, aqui em casa eles também me visitam!
Ivandimos a casa dos fofuchos, agora temos que zelar por eles!
Bjks.
marianne

Anônimo disse...

Que bom que ele sobreviveu!!! :)))
Puxa, é tanto bichinho junto...Mas ao mesmo tempo acho que é um privilégio viver cercada de natureza.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Glorinha, voce nao tem nada de Dona Doida e sim Dona Ecologia! Teu coração é realmente enorme. Sei que nao acreditas em Deus, mas és mais cristã que muitas pessoas que conheço! Você dara' muito certo com O Michele, pois sua paixão são os animais, tanto que é advogado deles!
Bjos
Léia

Silenciosamente ouvindo... disse...

Gostei de ler este seu texto...
Interessante...eu também não
posso ver bicho morto...
Então a cor Branca é a última?
Beijinho./Irene

A DONA DO MUNDO LEILA disse...

QUERIDA A NATUREZA É MESMO GENEROZA,ADORO UM VERDE FICO IMAGINANDO QUE MARAVILHA É PODER MORAR AO LADO DA MATA ATLÂNTICA,AQUI EM CASA TEM ÁVORES COM FRUTAS QUE ME ENCANTAM DE TANTA VARIEDADES DE PASSÁROS QUE FICAM NELAS,NINHOS COM SEUS FILHOTES,TENHO UM PÉ DE ACEROLA PRÓXIMO DA PISCINA QUE SEMPRE TEM NINHOS QUANDO OS FILHOTES NASCE QUASE QUE PROIBO AS CRIANÇAS BRINCAREM LÁ PERTO.BEIJOCAS CUIDE BEM DOS SEUS BICHINHOS QUE A NATUREZA AGRADECE

Mara D'Almeida disse...

Bom dia Glorinha!
Primeira quero me desculpar por não responder seus comentários e nem visitá-la, depois, por não ter postado nesta segunda na blogagem coletiva, estou passando por alguns problemas e não para em casa para fazer isso, que tanto gosto. Mas com fé em Deus as coisas irão melhorar.
Linda essa postagem! você é muito abençoada por ter essa natureza toda a sua volta. Parabéns!!!
Abraços, Mara

welze disse...

olá querida e amada ecológica amiga. Bom dia para você e seus lindos bichos. Melhor companhia é difícil de achar. IUUUUPIII. Bom saber que tem mais um bichinho vivo graças à sua atenção. Sei que não é do time, mas não consigo ficar sem lhe mandar desejos que seu dia seja abençado por minha querida Nossa Senhora de Fátima. Não precisa fazer nada, só aceitar um abraço. Bom dia querida.

Glorinha L de Lion disse...

Mila, She, Cris, Luciana, Vice, Kamyla, Astrid, Norma, Yoyo, Lianara, Nilce, Mari, Irene, Leila, realmente sou uma privilegiada por morar num lugar assim, mas infelizmente estamos vendo a favelização crescer demais aqui na região...e tenho muuuuitas outras estórias pra contar sobre a bicharada...vou contando aos poucos...bjs.

Mylla, é sim...são os micos leão da cara dourada! Já coloquei foto deles no blog, procura no tag animais...tem foto deles lá. bjs.

Beth, vou lançar o bolsa animal...com certeza vou receber muitas doações...e aí boto o filho pra ser o diretor, o marido, presidente e a filha a secretária crio uma ong e pronto: meus problemas se acabaram! Igual ao Seu Creysson, lembra?hehe...

Marianne, que legal que vc tb mora num lugar assim...tucano aqui, nunca vi...mas já vi bicho preguiça...isso é uma outra estoria...hehe tem muitas! bj.

Alexandre, boa ideia isso dos cds...vou providenciar...obrigada, bj.

Leinha, tenho certeza que eu e Michele vamos nos dar muito bem...os quatro juntos vamos ter muito assunto...tenho certeza que um dia vamos nos encontrar! beijos amore!

Oi Mara, espero que esteja tudo bem com vc e que retorne em breve! Estou torcendo por vc, tá? beijão

Amigona Welze, seu abraço é sempre benvindo...é sempre gostoso e o recebo com todo o meu carinho, obrigada amiga do coração! muitos beijos.

Beth/Lilás disse...

Glorinha,

Essa idéia do rapaz aí no Japão em colocar cd na janela é ótima!
Amanhã mesmo vou colocar lá na casa da serra, um sertanejo que ganhei há tempos. Pelo menos terá serventia.
Adorei a idéia!

bjs cariocas

(Tô subindo hoje, bjs)