terça-feira, 6 de julho de 2010

Uma Oração à Frida Kahlo


Hoje se comemora a data do nascimento de Frida Kahlo, a pintora surrealista, a mulher à frente do seu tempo, cuja estória de vida une drama e paixão. Sofrimento, dor. Amor, tragédia, drama.
Eu amo Frida Kahlo.
Tenho vários livros sobre ela. Sua pintura ao mesmo tempo assustadora e com uma visão cruel de si mesma, por vezes tem um olhar amoroso, nos inúmeros auto retratos que fez.
Não vou contar a vida dela, pois basta acessar o google para saber os detalhes.
O que me impressiona nessa mulher de fibra, foi que ela venceu todo o drama de sua vida através da arte.
Poderia ter se entregado, jogada numa cama, pois sofria de dores terríveis. Mas não, ela colocou suas dores nas telas que pintava e deixou como legado algumas das mais belas pinturas do surrealismo.
Os retratos que fez de si mesma, mostram a dicotomia que havia nela: a dor e o amor, pela natureza, pelos homens e mulheres que amou, pela morte que pairava sobre ela desde o terrível acidente que sofreu.

Frida me inspira.
Procuro me espelhar nela hoje.
Procuro a força de seu olhar.
Que a beleza de sua arte me mostre os caminhos.
Que a grandeza dessa mulher, mesmo tendo passado por tantas adversidades e obstáculos, me ensine a cair e a levantar.
A jamais deixar que me magoem.
A nunca permitir que me desanimem.
Que através de seus pincéis, de suas maravilhosa telas, eu sinta sua torrente criativa a me invadir.
Invoco a ti Frida Kahlo!
Que deixe atenta, de olhos e coração abertos a mulher guerreira que há em mim.
Dê-me a força necessária para transpor as barreiras, os pensamentos derrotistas, a inveja, a maldade.
Seja uma barreira entre os que me querem bem  e as energias negativas.
Ilumine a minha vida, a minha força criativa.
Dê-me forças Frida, para eu nunca desistir.
Amém!

15 comentários:

Beth/Lilás disse...

Sim, Frida foi uma mulher lutadora, guerreira mesmo! Também tenho livros dela e sempre me instigou sua vida e sua arte.
Que seu espírito sobreviva em nós, dando-nos inspiração para suplantar as agruras da vida.
bjs cariocas

Unknown disse...

Aquele que sabe vencer-se na vitória é duas vezes vencedor .

Beijo.

Luma Rosa disse...

Oi, Glorinha!!

Hoje quando cheguei no trabalho e liguei o computador, vi logo na primeira página de pesquisa do google. Também tenho admiração por ela, pela força, persistencia e capacidade criativa! Queria também fazer uma homenagem, mas não tive tempo! Ou eu postava ou visitava os amigos e saudade de todo mundo!! :=))) Beijus,

Anônimo disse...

Que linda homenagem, Glorinha! Que a Frida - grande mulher- inspire a todas nós, e que assim seja!

She disse...

Queridonaaaaa tb falei sobre ela no meu Cantinho, adorei o seu post!
Beijinhos!

Yo Neris disse...

No meu post de hoje falei também sobre ela, pois amo de paixão essa mulher!
Beijos

Thaís leão disse...

Mãe!Força, vc tá no caminho certo!
Estamos com vc sempre!
Vc vai conseguir, já está conseguindo, era pra ser!
Cada coisa a seu tempo, agora é o seu tempo!
Um brinde a vc, Frida e todas nós mulheres loucas e guerreiras!
bjs

Isadora disse...

Glorinha esses são exemplos de mulheres guerreiras que mesmo diante das maiores adversidades se superaram.
O google fez uma menção honrosa a ela. Ficou muito legal, além de ser uma forma de disseminar um pouco de cultura.
Um beijinho e espero que esteja tudo bem com você

Nilce disse...

Linda homenagem, Glorinha

Um exemplo a ser seguido.

Obrigada pelo teu carinho. Estou muito feliz.Vc não acredita o quanto andava triste por nunca mais ter uma palavrinha sua em meu blog, desde aquele "bola fora".
Só sabia me culpar. Mas erros são humanos.

Tomara que nossas "conexões" não nos afastem mais.

Bjs no coração!

Nilce

Socorro Melo disse...

Oi, Glorinha!

Realmente não conheço a estória da Frida, mas, fiquei curiosa e vou pesquisar. Muito bonita a sua homenagem. É sempre positivo invocarmos coisas boas,nos alicessarmos em pessoas com estórias fortes de vida.

Vicentina disse...

Ela vai te ajudar pode ter certeza...
Querida vc me pergunta do amendoim,
eu fiz assim coloco tudo na panela em fogo alto por 15m mexendo de vez em quando, abaixo o fogo e deixo mais 15m e mexendo sempre até ver o fundo da panela, então tiro do fogo e bato até açucarar, deixo na panela até que esfrie. Depois pode por em vidros.
Sinceramente não sei o que pode ter acontecido para ele ficar mole, será que vc não deixou o tempo certo no fogo?
Esperimente outra vez mas faça no tempo certo e verifique a quantidade de água, será que vc colocou a quantidade certa?
Espero que da proxima vez vc acerte.
Bj grande.

Bordados e Retalhos disse...

Uma beleza de texto Glorinha. Adorei. Deixo, mesmo na correria, um abraço carinhoso pra vc.

Manuela Freitas disse...

Frida realmente foi uma grande lutadora, eu amo Frida, foi realmente uma mulher fora de série, lutando contra todas as suas adversidades. Já vi várias vezes um filme que fizeram sobre a sua vida, vale a pena, além de tudo o mais que tenho sobre ela.
Quanto a ti Glorinha, o caminho é em frente não deves sentir fragilidades, nem pensar em X ou Y, que se danem!...Tu vais conseguir, tu tens muita força em ti, nada de vacilações.
Beijinhos cheios de carinho,
Manú

Claudiene Finotti disse...

Eu já vi o filme Frida, mas nunca li, só na faculdade. Falando em faculdade, tinha uma colega que era a cada da Frida, mas uma Frida chata, desagradável, voz anasalada, pessimista, certinha, católica apostólica fervorosa que não podia falar nem "merda".
Nada muito profundo nesse comentário, só a lembrança da minha colega que da Frida só tinha mesmo o buço...rs...

Bjos.

Françoise disse...

Amém....
Que lindo! Você já é guerreira amiga.
Beijos


* Estou aqui lembrando da Sônia de Frida, passa lá e vai ver as fotos, rs.....