quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Abduzida

Eu e minha cara metade no magnífico Coliseu

Pantheon - o monumento mais bem preservado de Roma


Fontana de Netuno - Uma das deslumbrantes fontes da Piazza Navona

Essa semana estou especialmente saudosa da cidade que me escolheu....Roma.
Sim, porque ela me escolheu pra ser sua para sempre....Acho que essa cidade jogou sobre mim uma espécie de magia, sortilégio, encantamento, que capturou minha alma, meu coração, meus pensamentos e me abduziu de tal maneira, que só penso em voltar para lá.
Pesquiso na internet diariamente fotos, relatos de viagem, livros....enfim, qualquer coisa que fale de Roma, seus monumentos, seu cotidiano, suas ruas, sua história....
Virou uma espécie de obssessão.
Ontem, fiquei revendo nossas fotos e me senti tão profundamente feliz ao ver e me recordar dos lugares onde estive, das comidas que provei, que meu dia mudou completamente, parecia que o sol tinha nascido no meu quarto.
Relembrei a emoção que senti ao pisar no Coliseu, ao ver as ruínas do Fórum, ao caminhar por aquelas ruas tão lindas, sabendo que embaixo delas havia mais de dois mil anos de história....
Só de lembrar disso tudo, meus olhos se enchem de lágrimas...como um sentimento de alguém que teve que abandonar sua terra de origem e morre de saudades de lá, numa espécie de banzo...
Não sei se isso tem alguma explicação sobrenatural, se fui romana em outras vidas, se é que isso existe, ou se foi puramente um encontro de almas: a alma de Roma com a minha, um amor à primeira vista.
Adorei todas as cidades que visitei, mas Roma, de alguma maneira, marcou com fogo seu nome no meu coração.
E, já decidi: se houver mesmo outras vidas, vou voltar romana!
Até breve, arrivederci, minha amada Roma!
Não vejo a hora de nos reencontrarmos....





3 comentários:

Edna Fadinha disse...

Oi Glorinha
Olha eu não gostei do seu blog,eu simplesmente AMEI.Tem muita coisa linda por aqui,vou te linkar tbm para não perder as novidades.
Aproveitando que vc é do Rio e gosta de viajar,conhece alguma pousada em Visconde de Mauá?Tô querendo ir pra lá.
Bjs

Paula Pacheco disse...

Glorinha, á respeito do pão de batata e cenoura...no frio sempre procuro fazer com a água morna como pede a receita para o fermento fazer crescer o pão, e minha cozinha já estava quentinha pois fiz os pães em parelelo com o almoço, e ainda coloquei as formas enroladas com um pano em cima do fogão, tudo para crescer a massa dos pãezinhos, pois caso contrário, eles demoram para crescer.
Você é muito chiquetosa hein...Roma...Coliseu...A Fonte...tudo de bom, é uma viagem para não se esqueçer jamais...vou ter que economizar muitoooooo para uma viagem destas,
bjão,
Paula.

Cristina disse...

Olá Glorinha, muito obrigado pelas visitas e comentários ao meu blog! Quando estava de férias cheguei a cá espreitar no teu, mas sem tempo para mais. Fiquei louca com esta reportagem de Roma, pois estive lá há uns tempos e se outros houve que visitei e que não espero nem desejo voltar, Roma não é desses. É uma cidade muito marcante e ficou igualmente no meu coração :) Recordo-me vividamente de beber um frappé de limão numa esplanada da Piazza Navona, o peso da história quando se passeia no Coliseu, a beleza da capela Sistina, os magnificos museus do Vaticano. Até as ruas são bonitas, parece que respiramos história viva em todo o lado. Não há palavras de facto. E nem comento a gastronomia... uma das melhores no mundo, para mim!