sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cariocas São Bacanas...


Por mais que me irrite morar no Rio de Janeiro, ser carioca me dá um certo orgulho...Só nós sabemos, como nenhum outro povo, brincar com suas próprias mazelas, rir de si mesmos, fazer piada com as suas desgraças e levar a vida com bom humor e leveza...
Todo mundo ouviu falar ou leu sobre os Blocos que desfilaram na cidade, fazendo um Carnaval animadíssimo das 8 da manhã até anoitecer durante os 5 dias de folia...Tem gente até falando que o Carnaval na Bahia vai perder sua majestade para o Carnaval de rua do Rio, tamanha foi a empolgação, alegria e bom humor dos blocos cariocas...Mas teve seu lado ruim também, pois, apesar do Prefeito ter tentado colocar ordem no caos, prender os "mijões", instalar 4.000 banheiros químicos por toda a cidade, não teve muito efeito, pois era gente demais para poucos banheiros...mais ou menos 600 pessoas por banheiro...teve gente que ficou mais de 40 minutos na fila para fazer xixi e houve quem não se aguentou e fez pelo caminho...até mulheres foram autuadas em flagrante!

E, no dia seguinte a cidade ficou imunda, fedorenta e mesmo nos banheiros químicos, escorria um rio de urina pelas ruas...
Ainda bem que choveu e lavou um pouco a sujeira...cooperando com o trabalho dos pobres garis que suaram a camisa para dar conta de tanto lixo e pipi...

Mas, como não podia deixar de ser, o carioca já colocou um apelido no banheiro-teste holandês que a Prefeitura colocou no calçadão da praia: Fraldão!
É que o dito cujo só tapa o bumbum do sujeito, reparem só...se alguém chegar mais perto dá pra ver até o pingulim do cara!


Esse bloco é um dos mais tradicionais do Rio, é o Cordão do Bola Preta, que esse ano levou mais de 1 milhão de pessoas ao Centro da cidade...haja xixi e Fraldão pra esse mundaréu de gente!



A mais nova brincadeira é com o Cirque du Soleil, que já virou figurinha fácil por aqui...seu novo nome, dado pelos cariocas é: Circo do Seu Léo.

Como homenagem à minha cidade, seu povo adorável, brincalhão, que sabe rir de si mesmo, faz piada com tudo, recebe todos de braços abertos e, por tantas qualidades, está repleta de estrangeiros que vem passear e acabam ficando aqui para sempre e passam a se considerar "carriocas" de corpo e alma. Para eles, para mim e para nós todos, deixo a letra da música de Adriana Calcanhoto, que descreveu nela, a essência do que é "ser carioca".
Composição: Adriana Calcanhoto
CARIOCAS SÃO BONITOS
CARIOCAS SÃO BACANAS
CARIOCAS SÃO SACANAS
CARIOCAS SÃO DOURADOS
CARIOCAS SÃO MODERNOS
CARIOCAS SÃO ESPERTOS
CARIOCAS SÃO DIRETOS
CARIOCAS NÃO GOSTAM
DE DIAS NUBLADOS
CARIOCAS NASCEM BAMBAS
CARIOCAS NASCEM CRAQUES
CARIOCAS TÊM SOTAQUE
CARIOCAS SÃO ALEGRES
CARIOCAS SÃO ATENTOS
CARIOCAS SÃO TÃO SEXYS
CARIOCAS SÃO TÃO CLAROS
CARIOCAS NÃO GOSTAM
DE SINAL FECHADO


Um grande beijo à minha gente do Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, que tem um povo que apesar de tudo, ainda sabe sorrir.


18 comentários:

Andréia Sant'Anna disse...

Me deu até vontade de ser carioca agora!!! rsrs
To retornando para a blogosfera... e claro, não poderia deixar de vir lhe visitar. Bjks

Beth/Lilás disse...

É, Glorinha, só mesmo os cariocas para rir de sua própria desgraça, pois apesar de tanta beleza natural nos cercando, convivemos com uma cidade complicada em termos de organização social e política, aliás, toda grande cidade neste país padece do mesmo, a diferença é que nós aqui conseguimos fazer uma limonada com um só limão e ainda nos divertimos.
Essa do xixi é dose viu!
Fala sério, se a prefeitura queria colocar alguma ordem neste caos, poderia ter instalado pelo menos 3 vezes mais banheiros químicos pela cidade, isto aí foi fichinha perto da quantidade de gente que tinha pelas ruas e enquanto policiais corriam atrás dos mijões que faziam nas ruas, larápios ficaram à solta.
Essa do Circo de Soleil eu não sabia ainda, demais heim! hehe
Com tudo isso, nosso Rio continua lindo e seu povo resiste com alegria e bom humor.
Salve nosso glorioso estado!
beijinhos cariocas

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

BOM DIA.
Estou dando uma passada rápida para dar uma satisfação de minha ausência por estes dias. Estou com a casa cheia de gente, filhos e genros, desde terça-feira. Amanhã cedo eles retomarão suas vidas normalmente. Daí posso voltar com mais calma. No momento existe uma fila para entrar na internet (rs).
Beijo grande.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Nossa, escrevi a mensagem no, lugar errado.
FOI DESSE JEITOQUE EU OUVI DIZER... pede mil desculpas.

Nane Cabral disse...

Olá Glorinha, concordo plenamente o carioca é um povo único, sabe rir mesmo em situações tão difíceis. Sou carioca mas moro em Vila Velha/ES, mas tenho família aí, e toda vez que volto percebo que a energia é diferente. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Luci Cardinelli disse...

Pelo menos com o Fraldão só vai ver o pingulim dos cars quem quiser e chegar perto né mesmo? hahaha
Adoro esse meu rio e os cariocas! Se sair daqui podemos ganhar umas coisas mas perderemos muitas, né mesmo?

beijãooo

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Glorinha!
Não sabia que ainda estava com dor na coluna...estimo melhoras.

Sobre o seu post, eu estou com uma carta na manga...rsrsrs para postar sobre os cariocas; acho que vc vai amar! Gostei do "Circo do sô Léu"...rsrsrs...só os brasileiros mesmo!

E aí? Viu a dica? Está no marcador Decoração, no post "organização do Ateliê II parte".

Beijos e um maravilhoso dia pra vc e seus queridos.

Manuela Freitas disse...

Então Glorinha, a menina está melhor? Muito desejo que sim. Pelo menos de humor parece-me melhor, escreveste uma crónica sobre os cariocas muito «fixe»!...Nunca fui ao Brasil, mas pelo contacto aqui com brasileiros, eu considero que é gente legal!?...
Gosto muito dessa canção da Calcanhoto!
Não se diz por aí «coscuvelhice? Aqui também se pode dizer bisbilhoteira e também se diz em calão, és muito «cusca»!...
Desejo uma boa semana para ti e entretanto eu vou aparecendo, porque tem que ser!
Beijinhos
Manú

Glorinha disse...

Xará,

Que saudades de tomar um café com bolo com vc, rs! Meu computador estava na assistencia e demoraram anos luz pra me entregar...

Eu amo carnaval no Rio de Janeiro, acho que é uma epoca que como todos os clichês ja dizem o rico vira plebeu e o pobre vira rei e rainha... Fui na banda de Ipanema e Suvaco de Cristo, e achei engraçadissimo esse banheiro holandês, o mais legal foi a receptividade dos cariocas em relação a proibição do 'xixi na rua' foi preso uma minoria comparado ao numero de foliões espalhado no Rio de janeiro... O importante é que agora de fato o ano começa.

bjooo da goorda

Beth/Lilás disse...

Web-mana!
Tudo bem por aí? Aqui o dia está divino e um sol maravilhoso, mas já estou com medo do calorão e do ar condicionado que terei que enfrentar logo mais quando chegar em Nikiti.
Pois, foi mesmo uma pena vcs não poderem vir, o salmão ficou tão gostoso, no ponto certo, dessa vez o maridex acertou em cheio.
Pode deixar que terá um próximo.
beijos cariocas

Unknown disse...

E viva os cariocas,hurra...


Beijos.

Cris França disse...

Rio cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos, cantava a Fernanda, e vendo suas descrição é a letra que me veio a mente, esse mundarel de gente, penando, literalmente, pra fazer a alegria sua, e do povo que assiste a tudo pela TV.
Posso apenas falar por alguns amigos cariocas que tenho e por você que é sem dúvida a melhor referência que os cariocas são muito , mas muito bacanas...rs

Um beijo minha amiga querida!

Yo Neris disse...

Carioca são maravilhosos, sim!
Bjo

Misturação - Ana Karla disse...

Glorinha, é mesmo bem humorado esse banheiro. kkkkk
Morri de rir...
E esse bloco aí do Cordão do Bola Preta? Quanta animação!!! Mais de um milhão de pessoas,, nossa é muita gente.
Passei pra desejar-lhe uma boa semana.
Xeros!

Unknown disse...

Oi Querida Glorinha,

Passei aqui para agradecer, de coração, as palavras carinhosas, o apoio e a torcida! Vai dar tudo certo!

O enjôo só aumenta, a dor nas pernas... enfim, agora é esperar e ter muita calma. É claro que com o carinho todo de vocês fica muito mais fácil!

Beijos enormes, amiga e uma ótima semana pra você!

Cacau

Beth/Lilás disse...

Glorinha, bom dia!
Li ainda há pouco num email recebido que o Rio agora tem um novo rio que nasceu. Chama-se Urinoco. hehe
Boa essa, não!
bjs cariocas

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Glorinha

Adorei esta foto!

Quando morava no Brasil, era doida pra ir ao Cirque du Soleil, mas era caríssimo, agora penso que com o Circo do Seu Léo deve estar mais acessível - hehehehehe!

Bjos
Léia

She disse...

Minha querida! Como carioca da gema agradeço a homenagem! (hehehe)E qto a música eu adoro também. Concordo contigo que o bom humor dos cariocas seja mesmo excepcional, mas mantenho tudo que eu disse lá no meu cantinho...hehe
Ahhhh e acrescento que os governantes antes de criarem "moda" para as coisas deveriam aprender lojística e administração para não se transformar tudo num verdadeiro caos que assistimos a todos os carnavais da cidade, só quem tem bloco passando na porta de casa entende o que eu reclamo tanto. Mas tirando isso é muuuuuuuuuuito bom ter e conviver com esse humor.
Beijoooooooooooooooooo