sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Meu Lado "Artista"

Quem me conhece desde o início do blog, sabe que eu já tive atelier de artes e que pinto porcelana e cerâmica...aliás, acho que já fiz um pouco de tudo nessa vida, em termos de artes e trabalhos manuais...

Essa minha porção artista plástica anda meio adormecida, talvez pelo desânimo em saber que a maioria das pessoas não dá valor à trabalhos manuais quando são vendidos diretamente das mãos do artista.
Numa loja, as pessoas pagam o preço que for, só pelo prazer de dizer que comprou num shopping e pagou pela etiqueta...quantas e quantas vezes, logo eu, que sou péssima com vendas, vi aquele meu lindo trabalho, feito à mão, sendo desvalorizado e comparado a um qualquer, made in china?
Acho que por isso, desanimei...tenho um forno próprio para queimas, que custou os olhos da cara, parado, lá na garagem...às vezes sinto vontade de voltar a pintar, mas ao pensar que vai ficar encalhado aqui em casa ou que vou ter que vender por uma bagatela, desisto.
Não tenho como competir com produtos feitos na China, aos milhões, e por trabalho escravo.

Hoje, passeando por meus blogs preferidos, vi no Calma que Estou Com Pressa a amiga Lúcia falando desse aqui...Achei tão lindinhas as coisas feitas pela Drix, e tão, mas tão baratas, que me lembrei de mim mesma quando pintava pra valer, pra vender a clientes que, em sua maioria, pediam descontos de uma coisa já, com um precinho ótimo.

Nosso país é riquíssimo em artesanato, conheço amigas blogueiras que fazem coisa lindíssimas, caprichadas, e, no entanto, quase ninguém dá valor...
Já um estrangeiro, ao chegar ao Brasil, fica louco com a nossa criatividade e talento e paga, o preço que for, sem pechinchar.

O que acham desse meu lado artista?
Acham que eu devo vender minhas peças novamente?
Dêem sua opinião meus amigos e amigas...sua opinião é muito importante pra mim.
Quem sabe vendo minhas peças pelo blog?
Um beijo especial para a Drix e para a Lúcia Klein por terem despertado meu lado artista que andava meio sonolento...


25 comentários:

Unknown disse...

Se lhe dá prazer porque não?
Força.

Beijos.

Bom fds.

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Noooossa me encantei com seu blog, que lugar aconchegante, me senti tomando aquele cafézinho da tarde com um bolo fresquinho!!

Vou voltar mais vezes!

beijos

Gina disse...

Como não conhecia seu blog desde o início, desconhecia seu lado artista.
Suas peças são lindinhas, mas concordo com você quanto à desvalorização do trabalho artesanal.
Já fiz muito artesanato também, mas um que comercializei foi o bordado em ponto-de-cruz. Foram mais de 300 trabalhos executados ao longo de 7 anos, nas horas vagas. Uma terapia e tanto!
Acho que só por esse aspecto já vale a pena, mas quem sabe você se empolga e volta a vender?
Bjs.

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Glorinha!
Achei lindas as peças! Pode voltar a vender,sim. Mesmo que não seja o preço com boa margem de lucro, acho que vale a pena o prazer de ter as sua peças em muitos lares; é como espalhar a criação de sua mente.
Parabéns!
Beijos.

Cibele Leite disse...

Amiga chique, vc é um luxoo sabia?
isso é lindo mulher, ameiii sabe que eu adorooo caneca, sou capaz de sair e comprar sem pensar onde até mesmo, guardar rsrsrs
meu marido diz que as canecas entram em casa e as pessoas saem e qdo quebram, choro 03 dias kkk
amei ve é um luxooo

Yo Neris disse...

Glorinha,
Assim como você eu já fiz de tudo uum pouco em termos de arte...Até por conta da minha formação toda voltada para as artes.
É relamente duro ver nosso trabalho sendo comparado e desvalorizao mas, penso que nós devemos investir naquilo que nos dá prazer.
Se não conseguiu vender suas coisas em uma loja física, porque não uma loja virtual, onde o investimento inicial é bem menor?
Bjaum

Unknown disse...

Lógico, Tia!

Isso vai ser mais uma terapia além do blog. Sem contar que suas peças são lindas!

Bom final de semana!

Yo Neris disse...

Voltei para dizer que seu trabalho é muito lindo!

Lucia disse...

Engracado a mentalidade dos dois paises em q vivemos. Eu como vc, tb valorizo demais o trabalho que faco. Ainda nao o inaugurei oficialmente, mas ja faco coisas pra algumas pessoas no momento.

E eu nao desconto nada de jeito nenhum. Meus precos tem haver com a qualidade do meu trabalho e sao razoaveis se for comparar com outras companias ou pessoas do mesmo nivel que o meu. Se nao gostam do que cobro, podem ir pechinchar em outro lugar, pois tem gente por ai que faz a mesma coisa, com menos da metade da qualidade dos meus servicos e produtos.

Planejo sim ter promocoes e sales de vez em qdo no meu site, mas nao faco preco especial pra ninguem, pois se vc comecar com isso pra um, vai ter que fazer pra muitos outros tb.

Bjos

Glorinha L de Lion disse...

Manuel meu amigo, me dá muito prazer, mas só prazer não põe comida na mesa...não que com isso eu vá ficar rica, mas tem que ter suas compensações materiais, não é?
Beijinho e bom fds tb!

Oi Barbie Girl, muito prazer! Benvinda para tomar muitos cafés com bolo comigo!

Gina, Maria Lúcia e Cibele, nada como ter amigas que gostam da gente! Tudo o que a gente faz é elogiado...ê vida boa...se a vida fosse feita só de amigos eu estava feita!
obrigadíssima pela força, beijos, muitos beijos!

Glorinha L de Lion disse...

Yoyo, Mariana, Lúcia: Mariana é minha fã número 1 é suspeita pra falar....mas vindo de uma queridoca como vc, aceito o elogio!

Yoyo é das minhas...mulher multimídia! Faz tudo e mais um pouco...eu digo que sei fazer um montão de coisas, só não sei ganhar dinheiro...hehehe!


Lucinha, querida, vc é uma fortaleza de mulher...dá até orgulho na raça...ô mulher arretada essa! Sabe o que quer como poucas que conheço...é isso aí menina, a gente tem que se valorizar primeiro, senão quem vai dar valor à gente, né?
Beijão!

Manuela Freitas disse...

Olá querida Glorinha,
Nunca tinha visto os teus trabalhos e acho-os bem giros, pelo trabalho devias fazer, pela comercialização é que é um problema!...Eu pintava, mas nunca pensei em vender, entrei em exposições colectivas, mas nem sequer colocavamos preço nos quadros...Dei, várias pessoas da minha família e amigas têm quadros meus e se estão nas paredes já me dá prazer, sou incapaz de vender seja o que fôr!...
Beijinhos «artista», trabalhar em arte também pode ser uma realização pessoal, depois às tantas até vendes...
Beijinhos com carinho e bom fim-de-semana,
Manú

VagaMundos disse...

Não conheciamos esta tua faceta. Que boa surpresa. Temos artista e com muito talento. Tens de colocar mais trabalhos teus aqui no blog.
Beijinhos

Lidia Ferreira disse...

Concordo com vc m nos devemos valorizar o que e nosso e valorizar nosso artistas
mudando de assunto , então vc deve ter varias historias dos seus filho , estou aguardando vc me mandar alguns hen rsrs
bjs

Açuti disse...

Oiii Glorinha,

tb acho que o artesão e seu trabalho não são valorizados no nosso país. Mas acho que vc deveria voltar sim a fazer sua arte!!!

Eu adoro trabalho manual...já comecei várias coisas, mas nunca consigo terminar nada...

bjksss e tenha um excelente fim de semana.

Bordados e Retalhos disse...

Ai que lindas essas peças. Realmente o trabalho artesanal é muito desvalorizado aqui no Brasil. Por isso que acho legal fazer por prazer, pra presentar ou só por encomenda. Eu voto pra vc voltar a fazer seu lindo trabalho. Bjs

Beth/Lilás disse...

São lindos Glorinha!
Ainda bem que ganhei as minhas de presente!
Uso-as para colocar minhas canetas e ficam lindinhas aqui ao lado do meu PC.
Vale a pena fazer sim, o artesanato é uma super terapia e se quiser vender ótimo!
bjs cariocas

A DONA DO MUNDO LEILA disse...

OLÁ GLORINHA!MENINA TUDO OQUE VC DISSE E A MAIS PURA VERDADE,TRABALHEI MUITO TEMPO COM ARTESANATO CHEGUEI A DAR UM TEMPO JUSTAMENTE POR ISSO,MAS NÃO DESISTA NÃO FAÇA COMO EU...CONTINUO FAZENDO PORQUE EU ADORO!!!VENDO PARA AMIGAS,PRESENTEIO...MAS NÃO DESITA NÃO,COLOQUE NO TEU BLOG.
PASSEI POR AQUI PARA TE DESEJAR UM BELO FINAL DE SEMANA.JÁ ESTOU TE SEGUINDO(ROGERIOELEILA),SE GOSTOU DO MEU BLOG ME SUIGA TAMBÉM.MEUMUNDO+TRÊS

Lucia disse...

PS: Fiz o comentario acima do meu blackberry ainda na rua, dentro do correio, rsrs, entao nao vi as fotos dos seus trabalhos aqui.

Lindos demais! E voce tem razao! Se o povo aqui visse uma coisa dessas ficariam loucos, eu mesma fiquei babando... Hummm, quem sabe mais tarde depois que inaugurar meu negocio oficialmente a gente nao bate um papo de eu oferecer um desses itens la a venda?

bjos

Lia disse...

Lindo o seu trabalho...adoro artesanato mas não tenho muito jeito para coisa..rs..as vezes arrisco, mas para mim mesma, não para vender. Vá em frente!

Renata disse...

A moça que é prendada nas letras tbm o é nas artes!
Parabéns pela sua sua outra faceta!
Acho sim, que vc deve expor seus trabalhos no blog, e onde mais tiver oportunidade, eles merecem serem apreciados, se não adquiridos!
Vai fundo!

Glorinha L de Lion disse...

Manu, Lídia e Vagamundos, Açuti, Giovanna e Beth: é, tb tenho meu lado artista...vcs não conheciam mais essa faceta...sou uma pessoa multimídia...pois gosto de tanta coisa, que teria que me dividir em 10 pra fazer tudo o que gosto. Mas não ver os trabalhos da gente serem valorizados dá um desânimo grande...ainda estou pensando se volto a pintar...mas obrigada pela força.
Beijinhos

Leila, eu tb presenteio as amigas, mas tem uma hora que nem as amigas aguentam mais só receber coisas que a gente faz, né?

Lucinha, quem sabe fazemos negócio no futuro? conte comigo se precisar e quiser!

Lia, obrigada por sua visita!
renata, grata pelos elogios e pela força. Vocês são uns amores!
Beijos a todas e todos.

welze disse...

EU TENHO, TANANAM, EU TENHO TANANAM

Misturação - Ana Karla disse...

Glorinhaaaa!
Você faz "coisas" lindas.
O artista produz com alma, logo não há como desistimular.
Volte e volte logo.
Exponha aqui no blog.

Sei bem o que é isso, trabalhar horas e ter que vender por uma bagatela.

Xeros!

Maria de Fátima disse...

Olá Glorinha, gostei muito das tuas peças.Beijocas.