sábado, 22 de agosto de 2009

Procurando Minhas Origens


Sou metade italiana, metade portuguesa. E, como adoro história, vivo fuçando na internet origens do meu sobrenome, não para saber se tenho brasões ou se sou de origem "nobre", e outros tipos de bobagens como essas, mas para conhecer a história da minha família.
O grande problema é que só conheci minha avó materna (portuguesa), os outros avós já tinham morrido quando nasci. E, antigamente, não sei porque, as pessoas não se preocupavam em guardar documentos ou saber a estória de seus parentes que tinham vindo para o Brasil.
Sobre minha avó materna, Maria Amélia, era da Ilha Terceira, nos Açores, perdeu os pais muito pequena, e, aos seis anos, veio com o irmão mais velho, Antônio, para o Brasil. O outro irmão foi para os Estados Unidos e nunca mais se soube dele...Casou com meu avô Francisco, português de Trás os Montes, que não sei como veio para o Brasil....
De meu avô italiano, Vicente Jacintho (que devia ser Vincenzo, porque, ao chegarem ao Brasil, quem fazia o registro dos imigrantes era, geralmente semi analfabeto, ou errava o nome ou abrasileirava), não sei quase nada... Alguém da família disse que ele era de Paola, na Calábria.
Não sei em que ano chegou, nem quando morreu, pois todos os meus tios já morreram também e ninguém sabe onde foram parar os documentos dele....Ele se casou com minha avó Engrazia, brasileira, filha de italianos....o resto, não se sabe....
Só sei que meus avós portugueses eram Lopes e Fernandes. Os italianos eram Bazarelli e Chimenti.
Numa dessas pesquisas descobri que o sobrenome Chimenti vem do Papa Clemente, e ficamos nisso...
O nome Lopes, tem origem em Lupo (lobo), nome medieval e Fernandes, significa homem de boa família, honrado, originário das colinas de Portugal e muito usado também na época medieval, na Península Ibérica, quando Portugal e Espanha ainda não tinham se separado.
Achei essa página aí de cima com uma árvore genealógica dos Chimenti na web, mas sinto cócegas para saber mais....
Quem sabe um dia, algum descendente descubra nossos mistérios....

Um comentário:

Gi disse...

Adoraaaaaaaaamos o presente!!!Obrigada!!!
Já estou ansiosa para conhecer este país liindo! Já estou até arrumando a mala!kkkk
Aguardamos voces em nosso casório! Vamos festejar muuuito!!!
Beijos