segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Retrospectiva Literária 2010!

Hoje é dia da Blogagem Coletiva  Retrospectiva Literária 2010, proposta pela gracinha da Angélica, do blog Pensamento Tangencial. Não sou nada adepta de questionários, muito menos selinhos, mas achei interessante trocar ideias e impressões sobre os livros que li e que outros leram em 2010.
Os participantes deveriam responder ao seguinte questionário, ao qual ouso acrescentar mais algumas categorias:

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2010

  • O livro infanto-juvenil que mais gostei:   Não li nenhum
  • A aventura que me tirou o fôlego:   O Tigre Branco- Aravind Adiga
  • O terror que me deixou sem dormir:   Não li nenhum
  • O suspense mais eletrizante:    A Sombra do Vento- Carlos Ruiz Zafón
  • O romance que me fez suspirar:    Um Ano de Milagres- Geraldine Brooks; A Filha do Capitão- José Rodrigues dos Santos
  • A saga que me conquistou:    Laoway- Sônia Bridi
  • O clássico que me marcou:   Crime e Castigo I e II- Dostoiéviski
  • O livro que me fez refletir:   Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra- Mia Couto
  • O livro que me fez rir:  O Tigre Branco- Aravind Adiga
  • O livro que me fez chorar:  A Chave de Casa- Tatiana Salem Levy
  • O melhor livro de fantasia:  O Fio das Missangas- Mia Couto; Milagrário Pessoal- José Eduardo Agualusa
  • O livro que me decepcionou:  O Clube do Filme- David Gilmour;  Eu Sou o Mensageiro- Marcus Zuzak
  • O(a) personagem do ano:  Mariano ( avô)-  Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra- Mia Couto
  • O(a) autor(a) revelação:  Mia Couto; Tatiana Salem Levy; Agualusa; José R. dos Santos
  • O melhor livro nacional:  O Príncipe Maldito- Mary Del Priore; A Chave de Casa- Tatiana Salem Levy
  • O melhor livro que li em 2010:  A Sombra do Vento- Carlos Ruiz Zafón
  • O melhor livro de poesias:  Em Alguma Parte Alguma- Ferreira Gullar
  • O melhor livro/romance histórico:  A Filha do Capitão- José Rodrigues dos Santos; Um Ano de Milagres- Geraldine Brooks; A Sombra do Vento-  Carlos Ruiz Zafón
  • A lista dos livros que li em 2010 não parou por aqui, pois li muito no ano que passou. Li alguns maravilhosos livros, outros bons, outros péssimos, outros mais ou menos... Mas tudo é gosto pessoal, não sou crítica literária. Isso é só uma brincadeira. 
  • Mas tudo o que li, de bom ou ruim contribuiu para meu arquivo pessoal: dos bons tirei aprendizados, dos ruins também. Com tudo se aprende nessa vida.
  • Adorei ter lido tanto e ter acrescentado um enorme manancial de conhecimentos às minhas gavetinhas da memória.  Sou grata a todos os autores que li, a todos os que escrevem, a todos os que tiveram a coragem de lançar seus escritos, pois isso significa coragem pessoal, romper barreiras, superar obstáculos. Minha homenagem a todos os escritores e aos que sonham, um dia, em sê-lo.
  • Obrigada Angélica, pela oportunidade de brincar falando do que mais gosto: livros e suas leituras.



18 comentários:

Gina disse...

Glorinha,
Estou voltando ao blog e vim retribuir os desejos de nos tornarmos pessoas melhores e aprendermos uns com os outros. É exatamente assim que penso.
Boas leituras!
Bjs.

Lu Souza Brito disse...

Olá Glorinha,bom dia!

Você leu bastante este ano hein?
Nossa, você grava o nome completp dos autores ou porque todos os livros que leu ainda os têm?
Eu li entre 15 e 20 livros em 2010, mas apenas 4 eram meu.
Um abraço e ótima semana.

welze disse...

oi lindona. que biblioteca ambulante hein? parece até minha cucla. vocês tem muito em comum, quando se trata de leitura. Espero que tenha bons momentos junto aos seus amigos livros e menos decepções. Mas essas também são válidas, pois como você disse, também se aprende com elas. beijos beijos beijos

Zélia Guardiano disse...

Também li muito no ano que passou!
Adoro livros e aproveitarei suas dicas, Glorinha.
Bela postagem!
Abraço e beijinhos, amiga!

Glorinha L de Lion disse...

Oi Gina, é isso aí! Que nos tornemos melhores sim! Beijos, obrigada,

pensandoemfamilia disse...

Boas dicas. Eu quero ler e diversificar muito mais este ano.
bjs

Glorinha L de Lion disse...

Oi Lu, alguns eu gravo mesmo, mas todos os livros são meus. Tenho um monte e ganhei mais um montão no Natal. Pra mim, o melhor presente atualmente é livro! Mas não auto ajuda, livro de qq tipo de religião, ou do Paulo Coelho e Vampiros...bobagens tipo livro de mulherzinha tb não...gosto de boal iteratura, coisas que me acrescentem, me façam aprender e ser melhor. Não gosto de emprestar nem de ler livro emprestado. Prefiro ter pra poder reler tempos depois. Em 2010 li, pelas minhas contas, 27 livros, fora os que estou lendo no momento que são 4. Tá uma boa média né? Dois por mês. beijos Lu, obrigada por seu comentário,

Glorinha L de Lion disse...

Oi queridona! Quisera eu ter lido mais! Mas como sou seletiva, vou escolhendo muito...mas li bastante sim. É o que mais gosto de fazer no meu tempo livre. Beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Zélia, dá suas dicas de livros bons tb! Adoraria saber o que leu ano passado! Beijinhos,

Kelly Kobor Dias disse...

Glorinha adorei sua lista e confesso que fiquei envergonhada, pois minha vida é ler, mas leio para meu trabalho, sem parar, e quando estou em casa que pego algo para me distrair são sempre livros espirituais que não exigem tanto de mim e me distraem, preciso melhorar isso e logo. beijos

Glorinha L de Lion disse...

Pois é Norma, li bastante. E continuo na leitura, ganhei uns 10 livros de Natal! hehe Vou me divertir...beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Isso aí Kelly, diversificando pra crescer os horizontes. Adoro isso! Beijos,

Angélica Roz disse...

Oi Glorinha! Adorei a sua lista!! Não conheço a maioria destes livros, vou procurar no skoob pois me deixastes super curiosa! A Sombra do Vento tb é o meu preferido! Achei o livro perfeito demais!!! E o Fermin é tudo de bom né? Dei muita risada com os comentários dele. ;)
Obrigada por participar!! Em breve, novas blogagens coletivas para animar o ano. :)
Bjsss, feliz 2011!!

Glorinha L de Lion disse...

Oi Angélica, eu adorei participar. Não tive muito tempo hj pois havia outra coletiva programada. Mas durante a semana vou passar por alguns blogs pra olhar o que postaram. Obrigada pela oportunidade, beijos,

Lívia Azzi disse...

Olá Glorinha!!

Fiquei interessadíssima em ler "Crime e Castigo I e II" de Dostoiéviski. Sabia que a Clarice era fã dele?!

Já anotei para minha lista de 2011.

Beijos!!

Glorinha L de Lion disse...

É o que se pode chamar de um livro denso, Lívia, vc vai gostar. Eu te confesso que achei melhor a segunda parte, mas é um clássico, né? Sempre vale a pena ler e reler os clássicos...beijos,

ERICA RITACCO disse...

Glorinha,

Estou lendo a Sombra do Vento, mas estou indo tão devagar com a leitura que acho que me desmotivei um pouco. No ano passado também li vários livros, alguns um pouco duros sobre nazismo e fascismo. Além disso, algumas dessas leituras fiz em italiano e acho que me cansei um pouco de ler, por isso não estou conseguindo me animar tanto com o livro. Vc já leu outros livros gostou do autor?

Lia disse...

Oi, Glorinha
Amo "A Sombra do Vento", acho maravilhoso. Quero muito ler Mia Couto e esse da Geraldine Brooks que acho que vc ja havia me indicado (foi vc mesma?). Parabens pelas leituras. Bjs