segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Burrice, Racismo, Ideologias, Ignorância

Quando os órgãos públicos são infestados por gente incompetente e pelas ideologias burras, a cultura dá lugar ao retrocesso e, à visão estreita e despreparada. Aí, vemos o que está prestes a acontecer com um dos maiores gênios da nossa literatura: o CNE quer censurar o livro Caçadas de Pedrinho, por considerá-lo ofensivo e racista ao se referir à Tia Anastácia como "negra beiçuda" etc, leia mais aqui
É possível uma barbaridade destas?
Então, daqui a pouco, vão censurar Eça de Queirós, Machado de Assis e todos os livros já escritos que fazem referência a uma cor, uma raça, um defeito físico, uma doença...enfim, todos os livros ou quase todos já escritos em determinada época e que  faziam referência à escravatura, aos negros, aos índios, assim como aos europeus, chamando-os de sujos, fedorentos, etc...ou aos loucos ( O Alienista ), aos pobres, aos ricos...
Ignorância, falta do que fazer, censura, falta de discernimento...
Monteiro Lobato escreveu um livro chamado O Presidente Negro em que descreve a posse de Obama, como se tivesse tido uma visão do futuro, há mais de 80 anos atrás.
Ele era um homem que via longe. Foi o primeiro a acreditar que o Brasil tinha petróleo e, inclusive investiu seu próprio dinheiro na prospecção.
Criou sua própria editora. Era um homem correto, justo e à frente de seu tempo.
Não era um racista. Seus livros apenas contam como eram as coisas naquele tempo. Negá-las ou censurá-las é querer apagar páginas de nossa literatura e de nossa história.
Isso é de uma ignorância sem limites. Estão querendo fazer do Brasil um país racista de qualquer maneira.
Daqui a pouco os brasileiros negros, mulatos e pardos terão que ser chamados de afro descendentes. Ora bolas, todos nós temos algum sangue negro, índio, mouro ou judeu em nossas veias! Não existe mais o conceito de raça para os cientistas. A humanidade é formada por TODAS as raças. Somos a raça humana!
Quem quiser gritar contra esse absurdo, assine aqui.

25 comentários:

ManDrag disse...

Amiga,

Perfeita estupidez, mas não de todo estranha, quando o regime no poder já demonstrou bem o seu perfil ditatorial ao reeleger-se a rodo o custo do modo vergonhoso e populista que assistimos.
Uma das primeiras medidas que regimes ditadores logo começam por impor é a censura.
Num país formado por um povo tão cheio de preconceitos é duma idiotice imbecil a justificação apresentada para cercear a liberdade de expressão e a perseguição aos intelectuais. E não venham com a desculpa esfarrapada de que é para instruir o povo, pois não é com limitação de acesso à cultura e ao debate aberto e racional que se instrui. O que se pretende é formatar e normalizar as cabeças já de si pouco habituadas a pensar.

Um abraço

Lúcia Soares disse...

Glorinha, quando li a notícia nos jornais, recusei-me a acreditar.
Tanta coisa pra se corrigir no mundo e alguém vem com uma bobagem dessas?
Uma absoluta falta do que fazer.
(Já votei!)
Bj

Anônimo disse...

Glorinha,
sem querer entrar na questão do Monteiro Lobato, que ainda vou analisar para formar minha opinião, só queria te falar uma coisa referente à sua frase:
"Estão querendo fazer do Brasil um país racista de qualquer maneira."

O Brasil é um país racista.
E como é. Podia te dar uma serie de exemplos, mas não vou tomar seu tempo.
Não existe racismo bom ou ruim, ser negro no EUA é barra e aqui tb.
Não sei te falar como é ser rica pq nunca fui e nem como é ser branca, apesar de ter pai branco, marido branco e muitos mas muitos amigos brancos mesmo, mas sei te falar o que é sofrer preconceito por causa da minha cor de pele.
bjs.

Anônimo disse...

Já assinei Glorinha. Também acho isso um atestado de burrice, uma incompetência. Sinceramente? É gente que não tem o que fazer. Já assinei. Estou indignada também com outra coisa que aconteceu. Dá uma olhadinha no meu post de hoje, amiga.
Bjssssssss

Kelly Kobor Dias disse...

Glorinha sempre digo que com essa onda de não parecer racista ou preconceituoso as pessoas estão cometendo atrocidades, essa do livro CAçadas de Pedrinho foi de doer, que é isso, por onde anda o bom senso, meu Deus!!!!
Beijos

Eliane disse...

Onde vamos parar desse jeito, eu aprendi a amar os livros com Monteiro Lobato, aprendi a respeitar a inteligencia de tia anastacia negra de muitos dotes, aprendi com tio Barnabe que as pessoas mais simples tem muito pra nos ensinar. Aprendi sobre o Brasil sobre matematica sobre tanta coisa. Eu com 12 anos li Monteiro Lobato de ponta aponta na bliblioteca do colegio, não virei racista por causa disso. Querem censurar algo, vão ver oque nossos jovens estão lendo.

Unknown disse...

Oiii, voltei!!!
Já assinei.
Lindíssima noite, com belíssimos sonhos.
Beijos doces e perfumados.
PS - Fz um post contando da sua filha na tv. Eu infelizmente não pude assistir.

Glorinha L de Lion disse...

Man Drag meu amigo, tem total razão. Espero que o ministro Haddad que me parece um homem inteligente não aprove essa parvoice.
bjs,

Glorinha L de Lion disse...

É verdade Lúcia, uma idigência mental, como já dizia meu pai. Beijos,

Eliane disse...

continuando, fico preocupada vendo oque estão lendo.Vampiros e outras coisinhas bobas só pra começar. enquanto alguem lá em cima fica procurando oque fazer no lugar errado nossas crianças leem livros de autores estrageiros sem ligar a minima pros nossos grandes autores. Se eles acham que a racismo que qualifiquem nossos professores capacitando-os para saber esplicar o periodo em que se passam essas historias e o contexto do que os alunos estão lendo. Glorinha eu assino o abaixo assinado indignada com tamanho desrespeito ao grande monteiro lobato.

Glorinha L de Lion disse...

Oi Fatima querida, eu sei, inclusive já falamos disso uma outra vez. Aqui há preconceito, claro que sei que há e realmente não sei mensurar como é, só imagino, como deve ser horrível sofrer preconceito por causa da cor da pele, mas tb acho que o Brasil não chega nem perto de como é nos EUA, pois lá, realmente a coisa é séria, mas acho tb que essas leis chamadas "afirmativas" só pioram as coisas. Não concordo absolutamente com elas. Acho que se deve sim, dar ensino básico de qualidade para todos, independente de raça ou cor, até pq muitos negros no Brasil se dizem brancos, vide Ronaldinho e milhões de outros. Há muito a se fazer sim, mas o principal é a educação. Acho que nisso concordamos, não é? bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Marli, é muita ignorância junta, né não? Vou lá ver sim, bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Pois é Kelly, a coisa tá ficando feia, pq "preta" daqui a pouco não se pode mais falar pq tb vai ser racismo...apesar de ter a ver com escuridão e não com cor da pele,né?
bjs,

Glorinha L de Lion disse...

POis é, o próprio Lobato enalteceu tia Anastácia em outros livros e isso ninguém quer saber..pessoal se prende a detalhes e não sabe interpretar...dá até gastura tanta burrice!
bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Legal Majju, vou lá ver, obrigada, bjs,

Mylla Galvão disse...

"Seus livros apenas contam como eram as coisas naquele tempo. Negá-las ou censurá-las é querer apagar páginas de nossa literatura e de nossa história." Bela colocação a sua Glorinha...
Isso é falta do que fazer mesmo...

Que vergonha!

P.s. Desculpe por não participar da blogagem como prometi, mas estava e ainda estou me sentindo um pouco esgotada com essa virose!
Aguardo a próxima!

bjo

Solange Maia disse...

grito contigo !!!!

uma vergonha....

beijos carinhosos

Glorinha L de Lion disse...

Oi Mylla, não precisa se desculpar, foi caso sério de doença. Entre quando quiser. bjs e melhoras,

Glorinha L de Lion disse...

Obrigada Solange, pelo apoio contra esse absurdo. bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Ai amigo, hj estou sem forças até pra rir...uma notícia muito triste me deixou muito pra baixo, vou te mandar um email. bjs.

Suzanna disse...

ASSINADO.
ESTA É A MARCHA QUE ESCOLHEM:
UM PRA FRENTE, DEZ PRA TRÁS...
RI MUITO COM O COMENTARIO DO ALEXANDRE, VALEU PARA COMEÇAR O DIA, A SEMAMA ENFIM VALEUUU
BJU

Unknown disse...

De repente, pensei que estivesse a falar de Portugal, onde tentaram há uns anos fazer censura a um livro de Saramago. Não por racismo, mas por religião. Na altura o governante chegou a proibi-lo nas escolas e nas bibliotecas públicas.

Gente burra!

Élys disse...

Tudo que Monteiro Lobato escreveu foi sempre pensando em enaltecer o ser humano, nunca pensando ao contrário. É preciso ler com ternura os seus livros.
É incrível como muitos ainda não perceberam que a raça existente no planeta, é a Raça Humana.
Beijos.

Beth/Lilás disse...

Maninha assinei correndo e só posso dizer que é mesmo falta do que fazer dessa gentalha.
Eu tô correndo por aqui para descer daqui há pouco e quero dizer que vi a Thaís e estava lindona na telinha.
O tempo fechou geral por aqui e uma neblina densa está descendo, dá até medo pegar a estrada daqui há pouco, mas vou, te ligo quando chegar, ok.
Fica fria, vai dar tudo certo.
bjs cariocas

Eduardo disse...

Gente, o que esperar de governo burro senao escolhas de outros burros para continuar cometendo burrice? O assunto de preconceito eu comentei no meu blog, trata-se de diferenca social em sua origem muito mais que cor da pele e outras razoes; depois, por falta de justificativa, passa a se utilizar cor da pele, crenca, aparencia (Lombroso) ou qualquer outra coisa que nao tem nada mais a ver com a origem do preconceito. Criticar Moteiro Lobato porque ele escreveu como todos pensavam em sua epoca eh como criticar Rugendas quando ele justificou a escravidao dos negros devido a sua incapacidade mental como um todo de se comportar como um branco. Sao caracteristicas do seu tempo que em nenhum momento depreciam a estatura dos grandes escritores.
Falta aos dirigentes modernos ler historia.
Shrek