quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Porto da Minh'Alma

Este restaurante chama-se Adega e Presuntaria Transmontana. Fica em Vila Nova de Gaia, do outro lado da Ribeira do Porto, tendo o rio Douro a nos separar com suas águas esverdeadas.
Jantei lá na última noite de minha viagem em 2008.
Foi o melhor bacalhau que comi de todos os lugares por onde andei em Portugal.
E onde fomos melhor tratados, com extrema gentileza e fidalguia, como é próprio aliás, de nossos irmãos portugueses.
Quando chegamos, não havíamos reservado mesa e a casa estava lotada. Pois o maitre nos levou até uma mesa grande, nos fundos do restaurante e nos serviu lascas de presunto Pata Negra e de Parma, azeitonas e vinho à vontade, enquanto aguardávamos por uma mesa.
Assim que nos sentamos, comi o melhor bacalhau e tomei o melhor vinho de toda a viagem.
O rapaz que nos atendeu era casado com uma brasileira e conhecia o Brasil melhor do que nós próprios. Era de uma simpatia e de uma gentileza, ímpares.
Fazia um friozinho gostoso de início de outono...Era final de setembro e já sentíamos a diferença no clima, principalmente porque o Porto, considerado a capital do Norte do país, fica numa região mais fria.
Hoje, ao ver umas fotos que a Manu enviou-me do Porto e suas tascas, senti uma enorme saudade, uma vontade imensa de viajar novamente, de ficar perambulando pelas ruelas estreitas do Porto e de Gaia, a bebericar vinho do Porto, a olhar o Douro, a caminhar sem horários, sem compromisso por esses lugares que tanto me encantaram.

Gostaria de me lembrar que vinho foi esse que tomamos lá...era maravilhoso e, se não me falha a memória, era do Alentejo...ai que delícia...
Meu maridão está com cara de português nessa foto, estava feliz demais ao visitar a terra de seu pai e avós.
A Ribeira do Porto, onde também há inúmeros restaurantes, tascas e adegas onde come-se muito bem e bebe-se melhor ainda...
Eu, de cabelo em pé e olhos arregalados...ui! E a moça que nos recepciona e mostra toda a Casa Sandeman aos turistas, contando sua história e nos levando por caminhos labirínticos, entre velhos barris de carvalho, milhares, a guardar o precioso líquido amarelo ouro, rubi ou escuro do perfumado vinho do Porto.
Quantas lembranças maravilhosas eu tenho dos lugares por onde andei.
As imagens ficam guardadas numa foto ou no computador. Mas os sentimentos, as sensações, os cheiros e emoções que sentimos, essas, ficam indeléveis num cantinho de nós, que ao menor vislumbre, ao menor gatilho, voltam com sabor de saudade melancólica...
Foram os melhores dias da minha vida, os que passei na Itália e em Portugal. Viajei pouco durante a minha vida, pelo menos até hoje...mas sonho em voltar, sonho em conhecer outros lugares, sonho, quem sabe, em fazer uma noite de autógrafos de meus livros lá, em Portugal.
Quem sabe o que o futuro me reserva?
Quem saberá o que me espera, guardado pelo acaso, pelo destino?
Mas, pelo menos, tenho boas lembranças, pedaços de mim que voltaram diferentes, impregnados da terra dos meus ancestrais. Esses pedaços, modificados para sempre, não me deixarão esquecer, jamais, de tudo o que vi, vivi, senti e  trouxe comigo de volta para essas terras brasileiras.
Estou muito triste esta semana, talvez por isso, tenha buscado em minhas lembranças, alguma coisa que me deixe feliz.
Dedico esse post a todos os portugueses e seus descendentes, a todos os amigos de língua portuguesa e das ex colônias, amigos d'além mar que fiz através de meu blog.
A vós todos,
Meu abraço e meu carinho.

PS - Quem for ao Porto e à Gaia, o endereço da Adega e Presuntaria Transmontana é: Rua Cândido Reis, 132, Vila Nova de Gaia. Não deixe de conhecer.

46 comentários:

Renata disse...

Se esse seu abraço for extensivo aos amigos de MG, que nao deixa de ser uma outra terra, eu retribuo, com muito carinho!

Estive só uma vez na cidade do Porto, e em V. Nova de Gaia, de onde tbm me ficaram ótimas lembranças com o gosto maravilhoso do vinho, deu saudades viu?

Valéria Russo disse...

GLÓRINHA...
ai nosso rico Portugal..
amo de paixão esta terra de meus falecidos pais, já estive diversas vezes ai...
conheço bem o porto e vila nova de gaia...é lindo..
mas o melhor bacalhau que comi foi em cascais...RSR
aliais, em Portugal é taõ bom comer de tudo, inclusive as broinhas do mercado da figueira da foz....
são divinas..me dá até agua na boca.
Realmente o que vivemos nessas viagens fica pra sempre em nossa memória...
vou guardar esse endereço e um dia irei a esse restaurante que vc indicou, preciso levar minha rainha pra conhecer a terra dos avós..ela nunca saiu do Brasil e eu faz treze anos que não viajo ao exterior...
QUE SAUDADES QUE DÁ.
adorei as fotos vc está linda.
bjuivos no coração.
loba.

lolipop disse...

Querida Glorinha...
É quando a melancolia bate á porta, que muitas vezes nos vêm á memória dias mais felizes entretanto esquecidos nas fotos e nas gavetas do coração. Muito bonita essa sua homenagem ao Porto, não conheço o restaurante, mas conheço bem a zona da Ribeira que é inesquecível para quem visita.
A cidade onde moro fica a uns sessenta quilómetros do Porto. Estivemos muito pertinho quando ainda não nos conhecíamos...
Se gostou dos vinhos do Alentejo, tenho que lhe dar a provar um bom Douro, são os meus preferidos.
E um dia havemos de brindar, quem sabe nesse seu lançamento dum livro...gostaria muito amiga querida!
Como Portuguesa agradeço o carinho!
Ternurassssssssssssssssss
Muitas

Anônimo disse...

NUNCA FUI AO EXTERIOR..MAS EU E MEU MARIDO SONHAMSO EM CONHECER PORTUGAL..MAIS ELE QUE EU MAS EU TAMBEM ACHO QUE VOU AMAR..TENHO DUAS AMIGAS PORTUGUESAS MESMO DE VERDADE..UMA CHAMA SE MANUELA E MORA EM CAMPO GRANDE...ELA E DE LISBOA...E A ROSA UMA PORTUGUESA QUE MORA EM SP..DONA DE UMA PADARIA AS DUAS SÃO MUITO QUERIDAS CARINHOSAS ALEGRES E POR DEMAIS COZINHEIRAS..BACALHAU BOM COMI NA FAZENDA DA MANUELA EM UM DIA SEXTA FEIRA DA PAIXÃO ..NUNCA MAIS COMI IGUAL...QUANTO A SUA VIAGEM COMO É BOM LEMBRA DAS COISAS QUE NOS FAZ BEM ;..EU TENHO MUITAS FOTOS DE VIAGENS PARA O NORDESTE COM MEUS FILHOS MEU MARIDO TAMBEM COSTUMO VER AS FOTOS E PRINCIPALMENTE QUANDO ESTOU TRISTE ...TAMBEM GOSTO DE LEMBRAR DAS COISAS FELIZES...OLHA SE EU CONEGUIR REALIZAR O SONHO DO MEU AMRIDO COM CERTZA VOU LEMBRAR DESSE ENDEREÇO..EMBORA AS COISAS ESTEJAM DIFICEIS HOJE...COM FILHA ESTUDANDO FORA E TANTA DESPESA COM A VIDA...NÃO É FACIL MAS UM DIA AINDA VOU A PORTUGAL E A GRECIA..QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA...SRSR BEIJOS QUERIDA LINDO POST..LINDA HISTORIA..

OTILIA

Roberta de Souza disse...

Nossa fiquei com àgua na boca!!

bj

chica disse...

São tão lindas as recordações das viagens,não? Eu tb tenho cheiros guardados da Itália e seus recantos...Ficam pra sempre ...beijos,chica

Glorinha L de Lion disse...

Claro que é Renatinha! Também amo as Minas Gerais e tenho amigos mineiros adoráveis!
Ô saudade danada de doída quando a gente se recorda desses lugares encantadores onde passamos um dia...beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Valéria, meu marido tb é filho e neto de portugueses e já havia ido umas três vezes quando criança e jovem...mas não depois de adulto e casado. Gostaria muito de voltar com ele e conhecer os outros lugares onde não fui, beijos,

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi linda flor!
Qu edelícia de texto este...viajei lendo...parecia que te via na minha frente contando tudinho! SAbe querida, vc está certa em buscar lembranças felizes qdo estiver tristinha, isto nos lembra de que um dia é alegre outro nem tanto, e assim vai...a nossa doce vida...Adorei que tenha compartilhado conosco esta sua viagem tão valorosa, faz bem pra gente que tá aqui às vezes até esperando tbm para dar um sorrisinho num dia estressado. Qto a sua próxima viagem ahãããã um passarinho me contou e eu sei pra onde a sra vai!!!;) Paris!!! Esqueceu!!! rsrsrs. Vai ver só, comece a contagem regressiva... :)
Beijinhos flor de maracujá.

Flores e Luz.

Lu Souza Brito disse...

Oi Glorinha,

Fiquei com água na boca. Amo bacalhau, amo vinho. Infelizmente conheço poucos lugares e nunca viajei para o exterior, mas viajar em sim nos traz tanta coisa boa. Eu me sinto uma pessoa mais aberta ao mundo a cada viagem que posso fazer, mesmo que seja para algum lugar aqui pertinho. Sempre nos acrescenta algo.
A Europa toda me fascina. Quem me dera poder ficar meses entre França, Espanha, Itália, Portugal...
Depois Holanda, Alemanha. Tem tanto lugar lindo para se ver né?

Beijooos

Teredecorando disse...

Olá glorinha
Ah!!! Viajar é tudo de bom!!!
Tenho que curar minha fobia e voltar novamente por esses caminhos.
Portugal...Lugares incríveis para descobrir e sentir saudades.
Tudo de bom
Bjs mil

isa disse...

Hummm... parece delicioso este bacalhau, Glorinha!
Também amo a Cidade do Porto e olhar tua foto com a moça da capa na vinícola Sandeman me deu saudade da visitação, dos vinhos antiguissimos que lá se vê e claro da degustação de vinhos do Porto e dos presentinhos na mala.
Tenho que voltar a Cidade do Porto para comer um prato típico que não comi: tripas à moda do porto. Comeste?

Kelly Kobor Dias disse...

Passeio de dar inveja, mas uma invejinha branca, tá? rsrs
Lindas as fotos, beijos

Glorinha L de Lion disse...

Oi Loli querida, o Porto e Gaia são mesmo inesquecíveis...Eu não fui à tua cidade embora tivéssemos pensado em passar por ela, mas não deu tempo. Mas um dia ainda nos encontraremos, tenho certeza. Beijos minha grande e querida amiga,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Otília, tb sonho muito em conhecer vários lugares...é tão bom viajar...continuemos sonhando, isso é o que nos move...beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Beta, foi muito gostoso mesmo...e eu sou louca por um bacalhau na brasa! bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Chica, ficam sim, não há nada que os tire de nós, beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Eita lelê...vou começar a contar ein, Moniquinha? Que passarinho será esse que te contou isso? Ai maigodi...mas tenho que passar tb pela Itália e em Portugal, prometi ao marido que íamos de ponta a ponta em Portugal...hehehe que os anjos digam amém e os deuses da escrita se apressem...estou prontinha!Beijos minha linda!

Glorinha L de Lion disse...

Ui Lu querida, nem me fale que minha boca encheu de água enquanto revia minhas fotos e relembrava os sabores. Tb sou boa de garfo e de copo...Um dia vc vai, tenha fé no sonho! hehe beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Teresinha, tasca um rivotril na cuca e mete bronca...pensa que eu tb não tenho medo? Morro de medo...mas meti a cara...tomei um monte de calmantes e fui, a vida é uma só, menina...aproveite a sua! beijos,

Beth/Lilás disse...

Glorinha,
Essas lembranças são maravilhosas e elas ficam pra sempre em nossa mente.
Tem dias que fecho os olhos e tento relembrar alguns lugares em que já estive, seja lá fora ou aqui mesmo.
Agora, lendo este teu post, percebo que tem um lugar que ficou fortemente marcado na minha mente e o cheiro também, uma certa região dos pampas argentinos que fomos para um churrascão ao estilo argentino, imenso e no chão, o cheiro ia longe, na entrada do imenso sítio, serviam empanadas deliciosas e o cheiro do imenso galpão gaucho que ficou até hoje na minha memória olfativa.
Portugal é outro lugar que marca para sempre.
bjs cariocas

www.comtextosdavida.com disse...

Puxa que legal! Tenha certeza que o dia em que eu visitar Portugal , me lembrarei de sua recomendação e também farei um post sobre o lugar.
bjs Lais

Glorinha L de Lion disse...

Oi Isa nós compramos um vintage maravilhoso na Vasconcellos... pena que acabou, hehe. Nunca comi tripas não, e acho que não comeria, mas bacalhau, frutos do mar sou louca... beijos,

Glorinha L de Lion disse...

oi Betita, as lembranças são muito boas né? e viajar é a melhor coisa da vida...vontade é que não me falta...beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Laís, vai sim, pense positivamente! Vou ficar esperando sua opinião, viu? Beijos,

Glorinha L de Lion disse...

KKKk Oi Kelly, inveja branca e inveja negra...isso é engraçado né? Mas viajar é muito bom...queria ser milionária pra viajar a toda hora...mas já que não sou, muito menos sou rica, vou lembrando do pouco que já fiz, né?
beijos,

Bordados e Retalhos disse...

Amiga, essas lembranças ficam para sempre nas fotos e no coração. Adorei ler sobre sua viagem e sobre a emoção que sentiu em visitar Portugal. Olha, escrevi lá no blog sobre um sentimento verdadeiro e não foi pra fazer vc chorar, viu? Mas sei que vc é uma manteiga derretida.Bjs amiga

Bombom disse...

Tu sonhas voltar a Portugal, eu sonho voltar ao Brasil. Nós sonhamos ir visitar os Açores e talvez este ano se concretize, se tudo der certo!
Olha, se voltares ao Porto, toma nota do "Restaurante Pratos e Travessas" em Leça da Palmeira. É da Mónica, uma blogueira excelente que em 2010 "saiu da blogosfera para a realidade" e abriu um Restaurante com o marido. Obrigada pelas tuas homenagens a Portugal e às suas gentes. Tens muitas fãs à tua espera! Bjs. Bombom

Unknown disse...

Quando assim é, repete-se a dose,rsrsrsrs.

Beijo.

Glorinha L de Lion disse...

Minha querida Gi. Sei o quanto seu sentimento é verdadeiro, assim como tb o meu...e nem adianta, sou chorona mesmo...sangue lusitano e italiano, totalmente apassionata! Beijos amada amiga!

Glorinha L de Lion disse...

Ah Bombom, então já conheces o Brasil? Se3mpre é tempo de voltar...serás recebida com os braços abertos por mim e tantos outros amigos brasileiros...quem sabe nos encontramos aqui ou aí? Bem hajas! E que meus fãs me esperem, já já estarei aí lançando meus livros...hehe beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Quem me dera amigo Manuel, quem me dera! Vou sonhando...e um dia realizo! kkkk beijos,

Manuela Freitas disse...

Olá querida Glorinha,
Fui despertar desejos gastronómicos e boas memórias! Ainda que a minha terra deixou boas lembranças, pena foi que em 2008 não nos conhecessemos, conheço o Porto do direito e do avesso, teria uns bons programas para ti e teu marido em todos os aspectos!
Ai que contente fiquei ao ler tão bem do Porto! rssssssssssss
Gosto imenso do Porto, mas gosto também imenso de viajar, já ando a pensar na próxima saída, hoje tive uma oferta a considerar, sete dias na Turquia e só pago o avião, uma oferta aos sócios do Automóvel Club de Portugal, não é o máximo!!!
Beijinhos querida amiga e se viesses cá promover um livro teu era um espectáculo!!!
Manu

Regina Rozenbaum disse...

Êita lêlê que até me revirei na conserva das saudades... Falou do bacalhau, dos vinhos e dos doces??? Afff pastéis de Belém, travesseiros de Sintra...hummmm (adoooro doces, minha perdição).
E viajar é realmente apaixonante...
Beijuuss n.c.

Glorinha L de Lion disse...

Querida Manu, e não vais? Vai correndo minha amiga! Minha filha conhece Istambul e diz que é a cidade mais linda de todas (e foram muitas) as que conheceu. Então, gostastes da minha homenagem ao Porto? Eu amo a tua cidade. Um dia ainda havemos de passear de mãos dadas por ela! Tenho esperança! Grande beijo e não percas tempo! Turquia já! beijinhos,

Glorinha L de Lion disse...

Eita lelê dona Rê? Eu tb amo doces e os portugueses são a minha perdição: barriguinhas de freira, pastéis de santa clara. Gosto de todos os com bastante gemas...amo! Viajar é tudibom! beijocas,

Beth/Lilás disse...

Ô Maninha,
Toma jeito! Pare de falar em docinhos portugueses e contente-se com uma gelatina diet. Ou esquecestess que estás em dieta? kkkkkkkkkkk
E digo aqui também a Bombom querida que se voltar ao Brasil, eu e você vamos levá-la para comer um churrasco delicioso bem brasileiro.
bjs e fui dormir!

Anônimo disse...

Glorinha! Amiga!

Olhe só o que eu vim descobrir aqui!
Ai que me dá um baque!!!!!!!!
O meu coração salta tanto ... acho que vai sair boca fora!

Sabe que nasci no Porto?
Sabe que vivi 40 anos nesta cidade?
Sabe que trabalhei como guia turística 14 anos em Gaia, nas Caves do Vinho do Porto Ferreira que são do mesmo dono das Sandeman????

Conheço todas as tascas e restaurantes da Ribeira, especialmente o Chez Lapin.
Esse rio Douro é maravilhoso demais e com as suas pontes, as mais antigas, Dona Maria e D. Luís e os barcos rabelos com as velas enfonadas são um espectáculo indescritível.

Minha amiga, quando voltar aqui, diga-me, não é pedido, é ordem mesmo :)))

Agora eu vivo a 150 Kms do Porto, mais a Norte, mas sou e sempre serei do Porto.

E olhe, se há alguém que sabe de vinhos, sou eu... modéstia à parte.
Quase virei enóloga.

Matei saudades do meu Porto consigo e agora.
Que bom.

Beijo

Glorinha L de Lion disse...

Oi Betita. Como falar e lembrar de meu amado Portugal sem me lembrar das delícias tanto salgadas quanto doces...os doces portugueses são minha paixão...essa minha dieta tá muito furada...ai, ai...E a Bombom que venha ao Brasil e a receberemos de braços abertos, não é? beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Alê, já pensou se todos nós nos encontrássemos um dia em Portugal com nossos tantos amigos portugueses? Ia ser uma festa...ai que os deuses da escrita me tragam sucesso e dindin pra eu poder realizar esse sonho...beijos meu querido,

Glorinha L de Lion disse...

Nossa Ná, que coincidência! Então trabalhou na Sandeman? Eu passei muito por lá...tomei muito vinho do porto...meu marido é louco por porto...filho de português de Passos de Ferreira...e eu apaixonada pelos portugueses pois sou neta...Escrevi isso ontem e hj saiu num caderno de viagens do jornal O Globo falando sobre o Porto! Coincidência demais mesmo! puxa, da próxima vez vamos nos encontrar sim! Faço questão de ver meus amados amigos d"além mar, abraçá-los e trocar confidências e rirmos muito! Ai como desejo isso, um dia! Até lá, eu sonho...Beijos querida, tua visita aqui hj foi muito agradável!

Nilce disse...

Ai Glorinha que vontade que me dá de pegar o avião e cair, rsrs, em Portugal, Itália e ainda dar um pulo em Viena.
É um dos meus sonhos de consumo. Mas...enquanto isso, fico sonhando mesmo.
Fico feliz quando vejo fotos de amigas que já tiveram esse prazer. As fotos estão lindas, nada de cabelo espetado.
Um dia eu também vou. hehe

Bjs no coração!

Nilce

ManDrag disse...

Amiga Glória! Mas que maravilha de post! Deu uma saudade imensa!

O bacalhau que vejo na foto suponho tratar-se de Bacalhau à Lagareiro, com muito azeite e batatas a murro, bem acompanhado por um belo tinto alentejano, que é assim que deve ser acompanhado.
Os maduros alentejanos são óptimos vinhos de mesa; aveludados e frutados (com o sabor da fruta fresca).
Esse que vós bebestes era um reserva da Herdade do Perdigão. Ver site: http://www.herdadeperdigao.pt/
Tomei a liberdade de ampliar a foto para me deliciar com a visão das iguarias dispostas na mesa.

Um abraço com amizade

Glorinha L de Lion disse...

Vai sim Nilce, continue sonhando...é isso o que nos mantém de pé, os sonhos! Um dia nos encontraremos com nossos amigos de Portugal aqui ou lá, tenho certeza! Beijos querida,

Glorinha L de Lion disse...

Amigo Man Drag, é por isso que amo esse mundo dos blogs...já veio tu meu amigo, com as informações que pedi acrescidas do tipo de vinho e do próprio site...Isso é que é serviço completo! Muito grata! E eu então, após essas saudosas, deliciosas lembranças? Nem imaginas as saudades que tenho...mas um dia, voltarei...como no filme: I'll be back...hehehe obrigada pelas valiosas informações, grande beijo,

Paula Pacheco disse...

Portugal é um dos lugares da minha lista, lindo o restaurante e o melhor bacalhau deve ter sido tudo de bom,
bjs
Paula