quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Verdadeiro Código Da Vinci


Salão dos 500 - Palazzo Vecchio - Florença



Está no jornal O Globo de hoje uma das melhores e mais rocambolescas estórias dos últimos anos: A Batalha de Anghiari, a maior pintura de Da Vinci, está escondida desde 1563, atrás do painel pintado por Vasari, no Palazzo Vecchio, em Florença!
Aclamado como o maior estudo sobre anatomia e movimento da História do Renascimento, esse painel, pintado por Leonardo Da Vinci em 1506 e jamais terminado, foi escondido por uma posterior pintura do arquiteto dos Médicis, Vasari, quando o Palazzo Vecchio, centro político do Renascimento, foi reformado em 1563. Vasari cobriu os afrescos de Da Vinci com vitórias militares dos Médicis, que haviam retornado ao poder.
Em 1975, o Dr. Seracini, florentino, professor de engenharia da Universidade da Califórnia, estudando os afrescos com um especialista em Da Vinci, notou uma minúscula bandeira onde estava escrito: Cerca Trova, ou seja, "quem procura, acha".
Desconfiado de que isso era uma deixa de Vasari para indicar que abaixo, estava a pintura de Da Vinci, procurou indícios com raios infravermelhos e lasers e encontrou o local onde havia portas e janelas anteriores à reforma e, com a ajuda de um mapa da época, conseguiu achar o local exato da pintura de Leonardo.
Resumo da estória: Vasari não pintou diretamente sobre o painel de Leonardo, construiu uma parede por cima da outra, com um pequeno espaço entre as duas. Isso pode ter sido de suma importância para a preservação de A Batalha de Anghiari, que tem 3 vezes a largura da Última Ceia e que, por 5 séculos esteve escondida.
Agora, com a ajuda de físicos e universidades americanas, italianas, holandesas e russas, munidos de alta tecnologia, através de disparos de neutrons, identificarão, sem danificar, as substâncias químicas usadas por Leonardo Da Vinci. Após esta análise, e muita burocracia, o Dr. Seracini espera, com a ajuda de especialistas, retirar A Batalha de Anghiari intacta, preservando também, a pintura de Vasari.
Uma estória digna de um livro de Dan Brown!


5 comentários:

Edna Fadinha disse...

Oi Glorinha
Parece que não tem nenhum site por aqui que vende.O único jeito é fazer uma viagem pra fora mesmo ou pedir para alguma amiga.Se vc conseguir me avise.
Bjs

Edna Fadinha disse...

Mas se quiser o primo brazuca dele o do Celso kamura tem na Sacks.
Bjs

Bordados e Retalhos disse...

Que informação interessante Glorinha! Adoro saber dessas coisas. Bjs

welze disse...

Sei de um outro caso parecido com esse com uma obra muito conhecida também. Vá saber quantas estão escondidas por aí, não é mesmo.?

Dani Franken disse...

Glorinha, muito interessante essa história. Vai saber quantas obras não "se perderam" no tempo desta maneira...
beijinhos,
Dani