terça-feira, 30 de março de 2010

A Grama Do Vizinho É Sempre Mais Verde? Inveja...

 Foto José de Almeida e Maria Flores

Hoje eu estava meio sem assunto, pois a blogagem coletiva de ontem me deu um trabalhão, mas foi tão bom que nem ligo...
Mas agora, vendo minhas anotações sobre assuntos a abordar, li o que escrevi sobre o Roberto Saviano e sobre o que ele falou numa entrevista que vi na Tv outro dia.
Para quem não sabe ou não lembra ele é aquele escritor italiano que escreveu um livro sobre a Máfia e que, vive escondido, desde os 23 anos, quando o livro "Gamorra" foi publicado e fez sucesso mundial, depois transformando-se em filme...Hoje ele tem 30 anos...Há 7 vive como criminoso, pois está jurado de morte.
Entre outras coisas, ele disse na entrevista, uma que me impressionou muito, pois reconheci nas suas palavras o que acontece muito aqui no Brasil...
Ele falou: " Meu país não é gentil...só os turistas pensam assim...A Itália é má... Aqui se odeia o vizinho porque o apartamento dele é grande ou mais bonito...aqui se inveja a sua mulher porque ela é mais bonita que a nossa, ou se pensa que é... aqui, o perigo não é o Estado, o governo, o perigo está ao seu lado, são as pessoas que vivem ao seu lado..."



Podemos trocar a palavra "Itália" por "Brasil" e teremos um retrato fiel do que acontece aqui...
Vejo inveja no olhar das pessoas...quando se troca de carro, quando conhecem nossa casa, quando sabem que a pessoa está bem de vida, quando sabem que é feliz...Já dizia Tom Jobim, que brasileiro não pode ver ninguém fazer sucesso, ninguém se dar bem na vida.
Será que isso acontece em todos os lugares? Em todos os países? Com todos os povos?
Fiquei pensando que talvez isso seja uma doença dos novos tempos, onde a propaganda e os meios de comunicação entraram em todos os lares e fazem as pessoas que já tem essa inveja latente em si, desejarem o que não podem ter, e com essa raiva surda, desejar que o vizinho, o amigo, também não possam ter...
É o que faz a tal " elite de esquerda" propagar aos quatro ventos que as "diferenças sociais" é que geram o crime e a violência, justificando assim a inveja do outro, do que ele possui...e se ele tem o que não posso ter, então tenho o direito de tirar dele, de roubá-lo e até matá-lo...
Essa estória de que crime, marginalidade e miséria são as causas da violência, para mim, é totalmente infundada...o que gera a violência e o crime, são em princípio, a inveja e o desejo pelo que é do outro...mas não aquela inveja do tipo "puxa, eu gostaria de ter isso também..."Não, é a inveja ruim, aquela que faz pensar: "se ele tem e eu não, então desejo que ele não tenha!" e, a certeza de que não será  punido quando se tira o que se quer pela força...
Num país como o nosso, onde as leis propiciam a um criminoso sair da prisão em 10 anos, a inveja sempre vence, pois sua desculpa é conveniente para todos.

19 comentários:

Anônimo disse...

Me entristece essa coisa de comparação,mas sinceramente tá tudo igual só o q muda é o lugar.
Beijokas.

welze disse...

sabe lindona, não gosto muito nem da expressão que está muito em voga INVEJA BRANCA. sei que é essa a qual vc se referiu como a que não tem maldade, mas não sei, nem dessa eu gosto. Não acredito que inveja atrase a vida de alguém. Mas que pensamento ruim de quem não tem força ou vontade de lutar ou que é tranqueira, atrapalha, a isso atrapalha. Mas por você gastar tempo tendo no mínimo e por algum tempo, raiva daquela pessoa. então o atraso é vc mesma quem causa. Inveja tem em todo lugar e por qq motivo. outro dia quando desejei que um casal recem casado fosse tão feliz quanto eu, uma pessoa me disse, "não fale isso assim pra todo mundo ouvir, podem ficar com inveja e vc dar pra trás". Pode isso? Vc é feliz mas tem que esconder. Ara, faça-me o favor. Quanto à rosa, segunda feira eu conto de onde ela é. beijão querida.

Manuela Freitas disse...

Olá amiga Glorinha,
Mas esse mal de inveja, acontece exactamente igual por aqui, a essência do homem é igual em todos os lados e em todos os tempos. As coisas mudam, teoricamente há uma evolução, mas na praxis é sempre a mesma coisa. Não me admira nada que no tempo da pedra lascada, uma mulher dissesse para a outra, onde foste arranjar a tua parra? A tua é muito melhor do que a minha!...rsrsrsr...
Eu como sabes «amore» até sou defensora de um mundo mais equilibrado, os ricos podiam ter menos, para que os pobres pudessem ter um pouco mais!...Mas isso nem consertava o mundo, porque inveja haverá sempre!...
Beijinhos «pink-pink»...
Manú

Lata de Luxo disse...

Oi,Glorinha.
Acho que voce tocou num ponto nevralgico.Viemos embora do Brasil num momento financeiro muito ruim para nos.Hoje estamos bem,mas amigos sao poucos conservados daquela epoca,a maioria se afastou porque nos demos bem.Inveja e uma coisa muito ruim mesmo,mas revela muitas coisas.Beijos querida.zenaide storino.

Dani Franken disse...

Glorinha florzinha, sad but true!!!
beijinhos
Dani

Beth/Lilás disse...

Minha cara,
Nossas amigas acima complementaram seu post e eu concordo contigo e com elas, pois a inveja existe mesmo e é um dos males que atingem o ser humano.
Há coisa de 2 anos, quando vi a postagem de minha querida Lucinha lá nos States, mostrando o carro que comprara, toda feliz e o do marido, fiquei feliz por ela e outras pessoas também, mas eu disse-lhe que aquele tipo de postagem nunca era feita aqui no Brasil, pois além das pessoas temerem mostrar o que possuem, temem também o que vão pensar dela.
Talvez porque aqui não usamos a expressão que eles usam lá, ou seja, "eu fiz", aqui usamos "ganhei".
Dizemos, ganhei tantos reais e comprei isto!
lá dizem:
"Fiz tantos dólares e comprei isto!"

Na verdade, não ganhamos, fizemos, geralmente com nosso trabalho, mas mostrar pode gerar inveja ou até morte. E aí, recai nisto que você disse:
"e se ele tem o que não posso ter, então tenho o direito de tirar dele, de roubá-lo e até matá-lo..."

Olha, o tema é vasto, dá panos pra mangas e um filósofo adoraria comentar, mas já falei demais até.
Só me vem à cabeça aquela famosa frase que alguns têm colado no vidro do carro. Sabe qual é, né!? hehe

bjs cariocas

She disse...

...pra mim a inveja existe desde que o mundo é mundo, independe de classe social, de sexo, de raça e de país... e existe pq, infelizmente, em qq lugar existem pessoas pobres de espírito, enfim..c'est la vie!
Bj, bjo! ;)

chica disse...

Inveja pra mim é invejaruim de qualquer modo...Não existe a "santinha",rsrs...beijos,tudo de bom,chica

Lucia disse...

Pois eh, tem tudo haver com como vemos as coisas. Eu por exemplo, qdo vejo alguem que tem algo, uma experiencia ou uma vida que quero ter, eu fico curiosa pra saber como chegaram la.

Gosto e quero aprender com essas pessoas pra eu crescer e tb chegar la, e nao tenho medo de ralar e fazer minha parte pra que isso aconteca.

Infelizmente como vc falou, mt gente tem uma inveja ma mesmo e isso eh triste, pois na maioria dos casos, essas pessoas nao se tocam que essas outras das quais tem inveja, tb lutaram mt pro que tem e mts vezes nao simplesmente cairam do ceu! Coisas que nao conseguem enxergar. Bjos

Rose disse...

oi Glorinha...naõ deu tempo amiga pra participar me avise da próxima por favor...vi as receitas em vários blogs, parabéns!!!
Bjinhus

Cibele Leite disse...

Glorinha, não consegui postar ontem nem por decreto, afe, meu post sobre o amarelo estava pronto, quer dizer esta, mas ja vai ficar sem graça, mais já vou me preparar para a próxima semana.

beijokas te adorooo

Anônimo disse...

Glorinha,
Você tocou em um ponto chave: "hoje a violência, a marginalide e o crime" são tidos como consequência da pobreza mas sabemos que isso não é verdade.
Vivemos em uma sociedade onde não podemos falar um não para crianças pois, tudo "traumatiza" os "coitadinhos".Eles crescem e não conseguem lidar com um não portanto, quando são bombardeados pela mídia perversa que incute a cultura do ter( no lugar do ser)e não conquistam o que desejam por meios honestos(porque são imediatistas e querem o caminho mais fácil)aí então, partem para para o crime. Quanto à inveja é mais uma coisa que está relacionada com a cultura do "TER"
E assim caminha a sociedade brasileira...Para um "buraco" sem precedentes.
Vixe, me segura que hoje estou impossível...Rs
Peguei apenas um pequeno trecho do seu texto e fiz quase um discurso
Bjos
Yoyo

Misturação - Ana Karla disse...

Gloríssima, você disse tudo.
Tenho asco da inveja.
Mas espero por um mundo melhor...tenho esperança.

Estarei ausente esses dias , mas volto na segunda com a blogagem rosada.

Boa Páscoa.
Xeros

Glorinha L de Lion disse...

Pérola...acho que isso é o mal dos homens em qq lugar...bjs.

Welze, minha querida, ninguém gosta de admitir que já teve ou tem inveja do outro, mesmo essa que vc chama de branca...nos envergonhamos quando desejamos ter o que o outro tem, o que tb faz parte da natureza humana desejar, cobiçar, mas não desejando que o outro não tenha pq nós não temos, mas ter tb...essa, amiga todos temos, tivemos e iremos ter...se é branca preta ou bege, não sei, mas que é difícil admitir...isso é...Bjs.

Glorinha L de Lion disse...

Manu, Zenaide, Beth, queridas, como disseram tão bem, há os que não nos podem ver bem e há aqueles que tb desejam ter o que temos ou o que eles pensam que temos, mas sem nos desejar mal...essa, acho que faz parte de nossa humanidade...é normal, nos envergonhamos de admitir, mas é normal...o que acho anormal é não ter e não querer que o outro tenha tb.Concordam?
Bjs.

Dani, She e Chica, como falei acima, faz parte da natureza humana...bjinhos

Lucinha, esse é o grande mal, achar que o que as pessoas tem caiu do céu...poucos são os que realmente ganharam algo de graça, ainda mais aqui...os que tem algo foi com esforço, trabalho, muitas vezes com sacrifício, mas ninguém liga pra isso, pois como disse bem a Beth, enquanto aí vcs falam I did...aqui falamos Eu ganhei....
Bjs.

Glorinha L de Lion disse...

Rose e Cibele, espero vcs então bem rosadas na segunda feira ein? bjs.

Yoyo, concordo totalmente com vc...a deseducação hoje em dia impera...e com isso vemos os monstrinhos fazendo barbaridades por aí...bjs.

Glorinha L de Lion disse...

Xerosa! vai viajar? Ai que inveja...hehehe....divirta-se minha linda! Boa Páscoa pra vc tb!
beijão.

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

E podemos dizer que o materialismo é uma coisa que cega as pessoas, Alexandre o Grande, quando morreu, pediu que suas mãos ficassem penduradas para a população tentar entender que chegamos sem nada e vamos sem nada.
Chato d+ essa triste situação, é tanto olho gordo, inveja e um tentando passar para o outro para tentar ser melhor.
Ninguém trabalha mais em equipe e vamos assim, todos indo para o mesmo buraco.

fazer o que, se vivemos num mundo de hipocrisia.

beijos

Rozani disse...

Oi Glorinha!
A inveja é destrutiva! O problema da inveja ñ é só desejar o que o outro tem...é desejar e depois destruir a pessoa.Enquanto vc ñ pega o que é da pessoa e depois a destrói,osujeito ñ sossega.Isso é a verdadeira inveja.
Eu li o livro INVEJA de Zuenir Ventura, e me apavorei do real significado da inveja.
Não existe inveja boa.Agente só fala isso pq está acostumada a falar... como se alguma inveja fosse boa.
Claro que tem a inveja mais branda, só de desejar aquilo que a pessoa tem, semprecisar destruir a pessoa.
Mais a verdade inveja é muito mais perigosa e cruel.
Por isso,que os ladrôes nos invejam.Eles pegam o que é nosso e muitas vezes nos destroem.
Bjs,Rozani