sábado, 30 de outubro de 2010

A Igreja, a Política e a Eleição

À véspera do segundo e decisivo turno para escolhermos quem vai presidir nosso país por 4 ou 20 anos, não posso me calar.
A Constituição Brasileira diz que nosso Estado é laico, portanto nenhum credo, religião ou chefe religioso poderia se imiscuir ou ditar parâmetros para nosso povo.
Política e religião não se misturam. Ou não deveriam se misturar.
Eu detesto o pt, um partido menor, que a cada dia se apequena mais diante de tantos escândalos e maracutaias, mas não posso ficar calada diante de um retrocesso desses.
O papa, com toda a história de opressão que a Igreja Católica carrega, de torturas, pedofilia, sexualidade enrustida e transformada a favor do mal, como foi na época da inquisição, das cruzadas, da Segunda Guerra, visando conquistar terras, riquezas, privilégios em nome de uma religião que dificilmente faz o que prega, salvo raras exceções, vem agora dizer que o povo brasileiro deve votar nesse ou naquele candidato. Como se já não bastasse o atraso das igrejas evangélicas grassando, engolindo almas em troca de dízimos, espalhando cartazes homofóbicos pelas cidades e do alto de seus púlpitos execrando e "exorcizando" quem não segue os padrões dessa sociedade em retrocesso que é o que eles pregam ao dizer que homossexualismo é doença e que lá, em seus templos, eles a curarão.
E, o que é pior, vejo crescer, a cada dia, até em parcelas mais instruídas da população, esse descalabro, essa vergonha, essa volta à discriminação, ao preconceito, à intolerância. Uma verdadeira lavagem cerebral em pleno século XXI!
Estou aterrada com o que vem acontecendo em nosso país. Em todos os aspectos.
Amanhã, é dia de escolher quem guiará o Brasil por mais 4 ou mais 20 anos, pois, pelo delírio e desejo de poder do pt, pelo jeito, se vencer, não haverá mais alternância de poder no Brasil pelos próximos vinte anos.
Eu ainda tenho esperança, de que, amanhã, sem influência de papa ou igrejas que representam o atraso e o retrocesso, cada um vote com sua própria consciência.
Os que ainda tem alguma, que votem em Serra
Ele não será um salvador da pátria, mas, pelo menos, tem um passado de honestidade e serviços prestados ao país, como ministro, prefeito, governador da maior cidade do Brasil. Também foi perseguido pela ditadura.
Perfeito ele não é, nenhum político aliás, o é. Quem espera isso, que vá morar no País das Maravilhas.
Mas deixar que a candidata, fantoche do presidente, ganhe, é dar o aval para que  continuem roubando, esburacando o país e enchendo as autarquias, as empresas  públicas de gente incompetente e ligada ao "partido" como tem feito há 8 anos. Nunca antes na estória deste país a máquina estatal foi tão invadida por correligionários e comparsas, sindicalistas, gente ligada ao partido do governo, gente que nada entende do que faz. Está inchada ao limite e se tornará inviável suportar isso, economicamente.
Ninguém quer perder a boquinha.
Assim com ninguém que ganha, quer deixar de ganhar a bolsa isso ou bolsa aquilo que o governo distribui magnânimamente, com o meu e o seu dinheiro e impostos.
No dia em que, futuramente, algum presidente quiser suspender essas esmolas, vão haver ônibus queimados, mercados saqueados, uma verdadeira revolução das massas nas ruas. Esperem e verão. Essas bolsas serão dadas ad eternum. É conveniente manter, assim, o povo no cabresto.
Enfim, ficaria aqui falando até amanhã, tamanha a minha revolta com o que vejo e prevejo para o país daqui pra frente , se a candidata do pt vencer. Isso me assusta, porque o projeto deles é não largar mais o osso.
Mas, espero que as pesquisas de opinião, mais uma vez tenham falhado e nosso povo, finalmente, tenha aprendido a votar.
Amanhã saberemos.
Nosso voto é nossa arma, a única que temos, lembrem-se disso.

33 comentários:

Vivi disse...

Oi Amada
Tb fico apavorada de q nosso país se torne uma Cuba II
Como vc disse...e to contigo !!! ´votar no Serra é ter consciencia e conhecer história !!!!
bjs
ps: to sumida né!!!! rsrs
bjs

Unknown disse...

Não esquecer, que um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda .

Beijo.

Michelle Siqueira disse...

Oi, Glorinha! Então, tô passando rapidinho pra te responder, vc merece toda a minha consideração.

Doente não, felizmente. To sim, no 5o mês e tendo que fazer um repouso sério pelos próximos meses restantes porque alguma coisa deu errado e se eu não levar o repouso a sério pode piorar pra valer. Daí tive que sacrificar o blogue, o menor dos sacrifícios da lista, pelo que me consta. Achei bem dar uma explicação por lá, mas sem tempo pra editar o texto, ficou assim meio confuso.

Obrigada pelo carinho, vc é mesmo um nome gravado na blogosfera do Brasil e não cansa de dividir seu tempo entre todos! Vi alguns blogues ontem já participando de uma coletiva que vc tá promovendo, de vez em qdo vou tentar acompanhar! Parabéns por mais essa!

Eu até gostaria de opinar sobre o texto do post (impossível não ler!), mas de todas as reflexões que já fiz, sem ter de votar sequer no 1o turno, já me constam suficientes para dispensar mais esta, afinal não vou arredar o pé de casa (ainda teria de votar no Brasil), não porque não queira, foram as circunstâncias.

Bjs, bom voto consciente pra vc e obrigada pelo carinho sempre! Sorte na carreira de escritora!

Michelle Siqueira disse...

.

Unknown disse...

Glorinha,

Amanhã é o tal dia para o Brasil!

Desejo tudo de bom para o Brasil e seus habitantes.

A política é outra coisa bem diferente do interesse do povo.

Beijo

Carla Farinazzi disse...

Olá, Gloria!

Prazer em conhecer teu blog, passei por aqui pra tomar um café e comer um bolo quentinho, daqueles bem macios.

Excelente post!

Beijão

Carla

Kelly Kobor Dias disse...

Sinceramente Glorinha, essa mistura política e religião me causa nojo!!!! Isso me ajudou e muito a decidir meu voto, pra acabar logo com essa palhaçada. BEijos

Lidia Ferreira disse...

Minha amada , parabens pela sua coragem, pois seu texto e forte e impactante,eu estava em duvida em votar no Serra ou em Brando , ja que meu voto a Dilma não leva .
Amei seu texto e concordo com tudo que voce escreveu
bjs

Zélia Guardiano disse...

Glorinha
Nosso voto deve ser para o menos mau: Serra!
Se o povo não compreender isso, choraremos lágrimas de sangue, infelizmente.
Parabéns pelo post!
Abraço, querida

Anônimo disse...

Glorinha, faço minhas as suas palavras. Estou panicada com isso. Pensando que essas vao ser nossas ulitmas eleiçoes diretas, por que agora o Lula ja escolhe sozinho quem vai ser a "sucessora", assim para uma nova "redentora" como era chamada a maldita ditadura militar, nao custa nada. Nao vai ser a ditadura do proletariado tb. Por que de proletario ja tem mais de 20 anos que o Lula nao tem nada. Vai ser a ditadura de um bando. Vamos deixar assim, um bando. Para nao ter que adjetivar. Eles nao vao sair do poder. Nao sei para que eu estudei tanta Ciencia Politica, agora tenho mais um motivo para passar as noites em claro.
Beijos e fé na estrada. Em Cuba tem uma otima escola de textos ou sei la como chama essa categoria de estudo, snif,snif, snif, buaaaaaaaa. Acho que ja te contei que uma amiga fez um curso la e em seguida ganhou aquele premio de Paraty. Lagrimas e nao sao de cebola. Estou te contando o que ha de consolo pelo Estado Neo Cubano que vamos ter aqui, igual que nem. Com a diferença de sermos um país rico, maravilhoso, sendo jogado no lixo. Nossa... devo ter voltado a ter TPM. Bom feriado. Ponto. E seja feliz assim mesmo!

Beth/Lilás disse...

Pimentinha, também fico passada e consternada com o futuro que nos espera, pois é bem isso que dissestes, o dia em que tentarem tirar estas bolsas teremos uma guerra civil instalada.
Meu voto é para o Serra não porque considero-o o melhor dos dois, apenas para quebrar esta montagem de governo sem vergonha que tomou posse das estatais e fez de empresas sólidas, verdadeiros cabides de empregos para sindicalistas sem instrução e cultura, mandando e desmandando.
Achei um descalabro o presidente do país fazer campanha aberta durante todo o período para sua afilhada e tenho certeza absoluta de que aqueles que concordam com estas barbaridades é porque estão mamando nas tetas dessa mãe pátria generosa que alimenta e nutre esta gentalha que só quer usufruir, dando ´migalhas em troca.
Amanhã será uma data decisiva para o continuismo ou uma renovação de ares e espero que o povo brasileiro tenha consciência sobre este ato.
Teu post, como sempre, excelente!
beijos cariocas

Isa disse...

Glorinha, como faz bem ler tuas lúcidas palavras às vésperas de um momento histórico na nossa Nação. Vamos conhecer o que deseja a maioria dos brasileiros, o que querem: se um presidente com currículo ou uma presidente com folha corrida policial, acobertando tantos outros delitos e delírios, inclusive Brasil são os petistas e o super Lula sempre com aprovação maior que Jesus Cristo!!!!
Voto também 45, em Serra, com muito orgulho e alegria de ter opção, assim como você, Ruth Rocha e tantos outros brasileiros de valor!!!!
Um abraço.

Manuela Freitas disse...

Olá Glorinha,
Como sabes estou plenamente de acordo, relativamente à tua postura sobre a igreja, por cá é o mesmo, o país também é laico, mas a igreja católica tem muito peso.
Sobre o que se passa por aí neste momento, a noção que eu tenho é que a campanha tem sido de baixo nível, mas não me posso pronunciar sobre outros aspectos, assim como aí, mesmo tendo algum conhecimento sobre o que se está a passar em Portugal é sempre arriscado, avançar com uma opinião.
Beijinhos, amanhã se verá e também é bom que amanhã seja o fim da tensão que estão a viver.
Manú

Glorinha L de Lion disse...

Oi Vivi, meu medo não é que o Brasil se torne uma nova Cuba, mas sim que volte a ser o "velho" Brasil da ditadura. Isso sim me dá medo. bjs.

Glorinha L de Lion disse...

Pois é Manuel, nosso povo, infelizmente, não tem consciência política, como os europeus. As pessoas passam o ano todo sem ler jornal nem querendo saber o que acontece nos bastidores do poder. Fecham os olhos e ouvidos. Só vêem o que lhes interessa. Um povo alienado é o que o povo brasileiro é e quem está no poder deseja. Hj, graças à internet e aos blogs essa conscientização está se formando. Mas ainda muito longe do ideal. Vejamos o que resultará dessa eleição. bjs.

Glorinha L de Lion disse...

Oi Michele, ainda bem que a notícia é boa! Embora triste por vc ficar longe do blog, uma criança que vai chegar é sempre a melhor notícia que há.
Nascimentos e gestações me deixam muito feliz, pois cada vida que nasce é uma nova possibilidade de afirmação do ser feliz.
Grande beijo e fique bem. Que volte em breve! Beijo grande!

Glorinha L de Lion disse...

Antonio, meu amigo, que o Brasil tenha quem mereça. E que assim seja! beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Carla, muito prazer! Obrigada. Seja muito bem vinda a tomar sempre um café com bolo comigo! bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Oi Kelly, o pior é que a palhaçada não vai acabar nunca! Nosso país é atrasado e conservador, e quanto mais pobres e menos instruídos, mais conservadores são. As igrejas evangélicas tem crescido tanto graças à essa ignorância do nosso povo e é assim que desejam que permaneçam: bois de presépio. Beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Lidia querida, como eu disse, o poder é nosso e nosso voto é nossa arma, a mais potente que há. Que cada um a use com seu consciência e a do bem comum. bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Zélia, querida: fico feliz que pensamos igual. Uma pessoa de seu nível intelectual pensar como eu, me dá até orgulho. Vamos que vamos, amiga, a sorte está lançada! bjs,

Glorinha L de Lion disse...

Camille, outra de quem tenho orgulho por pensar como eu!
Pânico? Estou em choque! E o pior são esses intelectuais apoiando esse arremedo de "democracia" com viés totalitário que se evidencia cada vez mais. Que o universo se apiede de nós. beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Betita, minha irmã: pensamos perecido. Vc bem sabe o que está havendo nas entranhas do Brasil, nas estatais, autarquias, onde o Estado foi sendo ocupado por gente incompetente e por indicação dos partidos. O país foi retalhado e dividido em capitanias hereditárias. E será bem pior, pois o povo dará o aval para que isso continue acontecendo ao eleger a candidata do presidente. Vamos ver como será o desfecho dessa tragédia. beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Pois é Rosmarino, o poder das massas. Elas elegem ,mas elas destronam. Cada país tem o povo e os governantes que merece. Vamos ver o que acontecerá daqui por diante e não nos calar. beijos,

Glorinha L de Lion disse...

Alê, muito bom seu comentário! Religião não tem que se meter em política nessa cruzada vergonhosa de retrocesso e jogadas espúrias.
Como se o passado da igreja fosse limpo como bundinha de bebê, sem trocadilho, please...hehe
Piadinha de humor negro...mas eu vou sim, passamos seis meses na Itália, já pensou? Iamos rir tanto, falar tanta M#$@$% e comer tanta pasta que iamos voltar rolando...hehe Quem sabe, um dia, quando eu for famosa? beijão,

* Edméia * disse...

*Glorinha, bom dia !!! *

*Olha, menina, apesar de eu ser

professora de uma escola pública

do Estado de SP, votarei no SERRA !

Hoje, Maria Edméia sairá de casa

para QUEIMAR a BRUXA !!! (kkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

*Glorinha, sou católica

apostólica PRATICANTE e DISCORDO

mesmo de muitas atitudes,

pensamentos da minha Igreja !!!

A verdade é que ela é como nós :

SANTA e PECADORA !!! *Normal.

*Glorinha, tenhas um ótimo

domingo de eleição e ... que Deus

esteja conosco em mais esta decisão

TÃO IMPORTANTE para todos nós

BRASILEIROS !!!

*Abreijossssssssss.

P.S. - *Tenho uma concepção

POSITIVA sobre as *Bruxas ! Sei

que elas eram MULHERES SÁBIAS da

Idade Média e por isso eram

temidas, perseguidas e , às vezes,

sacrificadas, queimadas na

fogueira !!! *Todavia - como TUDO

nesta vida !!! - acredito que

existem bruxas BOAS e MÁS !!! (*A

do PT ... não confio "nadica de

nada" nela !!! kkkkkkkkkkkkkkkk).

P.S. 02 - *Serra foi PÉSSIMO para

nós professores do Estado de São

Paulo !!! Mas, penso em termos de

PAÍS !!! (*Não enxergo só o meu

"próprio UMBIGO" !!! kkkkkkkkkk).

Glorinha L de Lion disse...

KKKKKK... Ai Edméia tive que rir com vc...queimar a bruxa, essa foi boa! Eu tb adoro as bruxas, afinal toda mulher é meio bruxa(no bom sentido, né?)mas essa é uma bruxa, do mal....
hehe
Eu respeito sua fé, embora discorde de tudo o que a Igreja faz, católica que fui minha vida toda. Hj sou atéia por convicção e abomino o que as religiões fazem com a conciência das pessoas. Mas isso, é minha opinião pessoal, respeito quem tem religião e aqui, no meu espaço, todo mundo é benvindo! Obrigada por seu depoimento, pois tem muita gente pensando "no seu umbigo" como vc disse tão bem. Por isso que nada vai bem nesse páis, cada um só quer saber de seus próprios interesses e não do bem comum. beijos, bom domingo, com muita esperança!,

Glorinha L de Lion disse...

Manu, minha amada, gostei da nova foto! estás lindona com o Douro por trás, fazendo um lindo fundo! Sei bem que pensamos igual amiga. A igreja é abominável, até hj tem um poder que nem imaginamos! Mas o pior, aqui, ainda está por vir, minha amada, caso a vencedora seja a petista. Como dizem os católicos: CRUZINCREDO! hehe , só rindo! beijos mil,

Beth/Lilás disse...

Pimentona!
Fui votar ainda há pouco, aproveitei e fiz caminhada até lá com o maridex, votei no 45, claro, mas vou te contar ... a abstinência é ALTA, poois a pequena fila que tinha da última vez que votamos não existia, estava tudo bem tanquilo, pouca gente e na minha frente só uma pessoa. Fiquei pasmada!
E aí como será? Se as pessoas foram para as praias como fazem em véspera de feriadão, estarão apenas justificando seus votos e como ficará esta história? Sera isto bom ou mal para nosso candidato?Quero finalizar para conscientizar mais um pouquinho os indecisos, as palavras finais de Guilherme Fiúza em seu excelente artigo de ontem do O Globo:

"Em sua campanha,Dilma apropriou-se do feito de Pedro Malan, da foto de Norma Benguell e da assinatura de Ruth Rocha, entre outras licenças poéticas. Mas o que é genuinamente seu, até o momento, é o legado de Erenice Guerra. Cada um com sua ficha."

Serra pelo menos é honesto e não teve seu nome envolvido com roubalheiras como dona Dilma.

beijos da serra

Isa disse...

Glorinha, já votei e lendo meu comentário anterior vi que ficou truncado (que vergonha, parece letra feia de caderno que depois ninguém mais sabe o que escreveu...kkkk), desculpe. Este teclado tem mania de querer trocar a linha e eu volto para corrigir e as ideias se misturam. Já votei, com muita responsabilidade, pela democracia e alternância de poder, e espero que a festa que os petistas estão ensaiando faz tempo seja para queimar a bruxa, como bem disse a Edméia!!!
Mais uma vez parabéns pelas pausas saudáveis para deixar entrar a política no teu espaço que ficou mais bonito ainda!

G I L B E R T O disse...

Glorinha

Famosa política do PAO e CIRCO já protagonizada na Roma Antiga...

Abraços, belissimo depoimento!

Que Deus ajude a todos nós os brasileiros, minha querida amiga!

xunandinha disse...

Minha querida amiga, espero e faço votos que as eleições no teu País corra dentro da normalidade, espero que que ganhe o melhor para servir o povo e o país, com democracia liberdade e igualdade.UM GRANDE ABRAÇO E BEIJINHOS

Beatriz disse...

Oi Glorinha,
Concordo em gênero, número e grau, mas...pelo jeito, a roubalheira vai continuar, porque a Dilma já ganhou na maioria dos estados!!! Sou agnóstica e odeio essa briguinha dos candidatos por religião. Respeito todas, tenho simpatia pelo budismo, mas acredito na fé, pura e simplesmente. Mas com Dilma/Lula/Dirceu por aí...Salve-se quem puder!!!
Beijocas Mil!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com