domingo, 24 de janeiro de 2010

Minha Porção Mulherzinha

Pra quem acha que sou só a ativista política, a cética empedernida ou a feroz defensora de ideias e ideais, vai aqui meu lado mulherzinha...aliás, acho que esse lado é bem maior que o outro...
Adoro tudo o que é belo, de bom gosto. Amo trabalhos manuais, e, modestamente, tenho feito ao longo de minha vida, coisas até bem bonitinhas...sou o que as pessoas chamam de "jeitosa"...
Tenho jeito pra pintura, artesanato e ultimamente, até na gastronomia ando fazendo umas belas incursões, apesar do meu forte terem sido sempre os doces...
Esse Bolo de Aipim ou Mandioca não fui eu quem fez, mas a moça que trabalha aqui em casa.
Vou colocar a receita no final do post.

Eu forrei essas mini cúpulas do meu lustre há uns 2 anos atrás...eles eram de pergaminho, e esse material, com o tempo e o calor das lâmpadas, vai ficando amarelado...então, como já estavam bem feinhas, usei alguns dos meus tecidos importados, coisa que eu comprava aos montes, quando fazia muito patchwork. Para dar acabamento e as emendas não ficarem aparecendo, cobri com passamanarias diversas.

Perdoem as fotos, mas nisso, não sou nada "jeitosa"...Esse é um dos abajures do meu quarto, que é todo azul e branco, em estilo provençal, que eu amo...
Os móveis provençais, a parede do fundo, onde fica a cama, azul hortência e as outras paredes, azuis clarinho.


Esse é o outro...
Às vezes, acordo atacada e invento moda aqui em casa.
Gosto do estilo rústico-campestre, e minha casa é assim...já meu quarto é estilo Provence.
Qualquer dia coloco mais posts da decoração da casa, que eu mesma fiz.
Não quero que pensem que sou "metida", mas minha casa parece de revista...e nem sou eu só que falo isso...todo mundo que vem aqui, fala a mesma coisa...
Não tenho nenhuma obra de arte, tampouco objetos caros...gosto muito de artesanato brasileiro, principalmente mineiro e minha casa é repleta deles.
Muita coisa eu fiz ou reformei...e o resultado ficou muito agradável.
Minha casa é como eu gosto, aberta aos amigos, ampla, espaçosa...uma casa onde nenhum lugar é proibido ir ou ficar...nunca forrei sofá pra não sujar, nem proibia meus filhos de ficar onde quisessem.
Não suporto gente que tem casa pras "visitas", lugares intocáveis onde criança não pode ir...Claro que sempre eduquei meus filhos a não subirem no sofá de sapatos ou colocarem as mãos sujas de chocolate na parede...
Mas acho que casa da gente é pra gente, pra se sentir à vontade em qualquer lugar.
Casa tem que ter aconchego, tem que abraçar.
A minha, me abraça...
Receita do Bolo de Aipim
1 prato fundo de aipim cru picado
1 xícara chá de leite
3 ovos
1 garrafa de leite de coco
3/4 xíc de manteiga
2 xíc chá de açúcar
3 xíc farinha de trigo
1 xíc de maizena
1 colher de sopa de fermento em pó
Bater no liquidificador o aipim, o leite, os ovos, o leite de coco, a manteiga e o açúcar.
Colocar numa tigela e ir pondo aos poucos as farinhas e o fermento, mexendo delicadamente.
Despejar em forma untada e enfarinhada. Assar por mais ou menos 50 minutos.
Obs.: Achei que ficou meio pesado. Da próxima vez, vou diminuir a farinha e bater as claras em neve. E, vou fazer eu mesma...porque minha "secretária" não é muito boa com bolos...
Quem for fazer, depois me diz se ficou bom, ok?






7 comentários:

She disse...

Que delícia de bolo fiquei com água na boca...hehe
Lindo o seu trabalho, parabéns pelo talento!
Beijooo

Beth/Lilás disse...

É verdade Glorinha, você é um espanto!
Além de escrever muito bem e ser essa pessoa politizada e engajada nas causas sociais, ainda faz a casa ter ares de mãozinhas que trabalham com carinho e amor para manter um ambiente agradável para a família e os amigos que a visitam.
Sua casa é mesmo muito linda e tudo bem à vontade para a gente assim se sentir.
Adorei essas forrações das cúpulas e acho que vou pedir para vc fazer pra mim também. hehehe (mentirinha)

bjs cariocas

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Glorinha, fiquei encantada com suas habilidades manuais! Tudo lindo! Parabéns!
Beijos.

Manuela Freitas disse...

Menina tu és como aqui se costuma dizer, «muito prendada», na cozinha, na decoração...saiem das tuas mãos coisas boas e bonitas!...Depois escreves muito bem e és uma «refilona» das minhas!?...
Já estás melhor, relativamente ao post anterior?
Beijinhos querida,
Manuela

cucchiaiopieno.com.br disse...

Amiga, nunca te imaginei "mulherzinha" - hehehe!

Voce me fez salivar com este bolo de mandioca, adoro! Posso publicar la' no Cuchiaio Pieno?
Es, também, uma grande artista, tudo muito lindo - parabéns!

Também acho que casa de gente é pra gente. Assim como voce, adoro receber, ver a casa cheia de amigos, de pessoas que amo.
Mil bjos
Léia

Amara disse...

Oi Glorinha!
Que lindo seus lustres! Eu ñ conheço sua casa por dentro só por fora.Mais eu amei sua casa mesmo assim.Onde tem a piscina é maravilhoso! E olhar sua casa de fora é lindo.Madeiras com vidros.Eu lembro bem, do aniversário da Thais.Aquela festa a fantasia maravilhosa! Nunca mais esqueci.
Bjs,Rozani

Manuela disse...

Olá,venho de blog em blog e qual é meu espanto...tanta criatividade.amo ler incluido poesia,faço algum artesanato e adoro fazer doçaria,estou encantada por estar aqui,que maravilha...Quanto ao bolo de aipim não deve levar 3 xic.de farinha mas 2 isto porque já leva 1 xic de maizena,as claras devem ser batidas em castelo firme e colocar no fim de todos os ing. somente envolver na massa(debaixo para cima)até estarem bem incorporadas.Espero ter ajudado.Beijos carinhosos