terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Relações Humanas -Parte I

Tenho pensado muito sobre as relações humanas.
Por que é tão difícil nos relacionar com os outros seres humanos?
Comecei a me lembrar de casos que tenho observado e visto por aí...
Algumas coisas importantes e outras que causam problemas:

1. Respeito:

Muito se fala em respeitar a opinião alheia, mas quantas vezes não caímos no mesmo erro de tentar influir ou mudar o modo de pensar do outro?
Eu mesma, às vezes me pego censurando ou tentando mostrar a alguém que seu modo de pensar é errado.
Errado para quem? Pra mim, é errado, mas pra ela, não...Porque a gente tem essa arrogância de achar que o nosso modo é o único certo...às vezes existem várias maneiras de ver uma coisa, não só uma.

2. Gentileza:

Muito se fala em ser gentil...mas já notaram, como nem todo mundo retribui a gentileza?
Eu, por exemplo, tenho por questão de educação e gentileza, visitar quem me visita no meu blog.
Sempre que ía a um blog novo, na mesma hora, virava seguidora, linkava. Outro dia é que percebi, que a maioria das pessoas, não faz isso, nem ao menos coloca meu link nos preferidos.
Penso que até pode ser um blog que não tenha muito a ver comigo, mas, por gentileza, ía lá e seguia ou linkava...afinal, o que custa divulgar o espaço do outro? Mas, percebi que tem gente que não está nem aí pra isso...então, resolvi também tirar alguns blogs que simplesmente ignoram o meu.
Todo mundo gosta de atenção e carinho, e, como procuro ser carinhosa com meus seguidores ou preferidos, claro que gostaria que a recíproca fosse verdadeira. Mas, infelizmente, nem sempre isso acontece. E, tenho observado, que nem sempre gentileza gera gentileza. Muitas vezes, até por quem prega essa máxima.

2. Arrogância:

Esse tópico é meio que uma continuação do primeiro.
Tem gente que acha que é melhor que os outros. Porque, não sei, nem tenho a menor ideia. Mas que esse mundo está cheio delas, está.
Uma vez, voltava de viagem e estava no Free Shop fazendo compras. Ao passar por um corredor, havia 2 carrinhos cheios, obstruindo a passagem. Ouvi uma moça dizer a um senhor idoso: Dr. Fulano, a moça quer passar...
O tal senhor tirou os 2 carrinhos da frente pra que eu passasse...até aí, tudo bem.
Quando saí, com minhas parcas comprinhas, dentro do limite, vi o tal senhor com a moça, com uns 3 carrinhos abarrotados de caixas, caixinhas e pacotões passando direto pela alfândega sem nem dar uma paradinha, nem olhar para o fiscal...passou direto.
Eu, fui lá, tensa, pois sempre tive medo de guardas. O fiscal me fez as perguntas de praxe, olhou bem para minha cara pra ver se mentia, olhou minhas compras, olhou de novo pra mim, afinal, eu, com minha cara de contrabandista internacional, o deixou desconfiado... e, finalmente me deixou ir... No dia seguinte, li no jornal: Desembargador Fulano de Tal, foi visto ontem no Aeroporto Tal, carregando caixas e caixas sem parar na Alfândega.
Era ele, o tal que eu tinha visto...o Dr. Fulano era desmbargador! Estava explicado.
Como sempre, os arrogantes, os que dão carteiradas, os que tem as costas quentes, sempre se dão bem...
Seguir regras, ser ético, não levar vantagem por ter um cargo...isso aqui no Brasil não existe em determinadas esferas. Afinal, tem sempre alguns que se acham melhores que os outros, ou com mais regalias. Esquecem que todo mundo é igual perante a lei. Aliás, se esquecem que todo mundo É igual.
Ou melhor, acho que eu é que me esqueci, que alguns são MAIS iguais que outros...ele e eu, no caso.
Depois, escrevo mais sobre o assunto.

13 comentários:

Judy Kennedy disse...

belo post Glorinha... assino embaixo de todos os itens. Tenho notado q RESPEITO está desaparecendo do mundo. Antigamente os jovens desrespeitavam os mais velhos mas qdo cresciam as coisas mudavam. Hoje, não importa a idade, poucos respeitam uns aos outros. Triste. GENTILEZA sumiu faz tempo. Conheço uma blogueira q faz como vc. Ela sp faz questão de responder e dizer uma palavrinha amável p/ quem a visitou. Isso faz um bem danado pra quem a segue. Dá um pouco de trabalho eu sei, mas ser gentil é reconfortante. A ARROGÂNCIA está quase sp nas camadas mais ricas da sociedade, embora tem mta gente q tem pouco e é arrogante tb. Pra q isso? Não sabem q todo mundo é igual qdo vai pro buraco?
(desculpa o têrmo)
bjsss.....judy

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Glorinha
Infelizmente, a cada dia, se ve^ menos respeito e gentileza.

Um tempo atras também tirei algumas pessoas da minha lista de blogs. Tem gente tao "cara de pau" que entra la' so' quando precisa pedir, por exemplo, para votar nela em alguma situaçao e so' retorna quando precisa novamente. Tenho uma pagina somente com links para os blogs amigos ("Colheres amigas"). Outros me vistam para pedir que eu os siga, quando sigo eles somem. Cansei amiga, por isso nao deixei espaço para comentarios no "Velhas atualidades", pois cansei de hipocrisia. Como nao estou com tempo pra nada, nao irei me acabar pra ficar horas em frente ao pc, dou preferencia a quem gosta realmente do meu pequeno trabalho!

Mil beijos
Léia

Luma Rosa disse...

Sempre quando começamos uma frase em que vamos falar sobre o nosso ponto de vista, inciamos com "eu acho" - os achismos são passíveis de mudanças e dentro de uma conversa, deveria ser normal a maleabilidade de opiniões, para no final, haver uma melhora nas trocas de informações. Mas é vero que a maioria das pessoas não encaram assim e pensam que as opiniões estão dentro de uma caixinha lacrada, pois nem mesmo o nosso cérebro é lacrado, temos olhos, ouvidos e boca, justamente para a nossa massa cinzenta mutar.
O comportamento do desembargador denota uma atitude cultural, adotada por aqueles que nas terras tupiniquins se acham melhores que os outros, mas veja bem, para a existência deles, existe antes a figura daquele que se sente inferiorizado ou mal informado da conduta que deve adotar. A imprensa cumpriu seu papel! Mas o cidadão que estava ali para evitar que o desembargador se aproveitasse de sua condição? O que esse funcionário esquece é que a sua função é protegida por lei, a mesma que protege o tal desembargador.
Complicado, viu? Beijus,

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Hahahahaha!!! Glorinha, estou aqui rindo até porque vc disse que tirou alguns blogs da sua lista... vc é muito engraçada! Minha tarde ficou mais divertida depois que passei por aqui. Beijos.

Glorinha L de Lion disse...

JMariaKennedy vc não tem blog? Como faço pra te responder? Vejo que vc vem sempre aqui e me deixa um recado bonitinho, carinhoso...vc não tem blog não? Já tentei entrar no seu nome, mas não aparece blog.
Bem, tudo bem, respondo por aqui...é isso mesmo, educação anda em falta nesse mundo de hoje, infelizmente.
Beijinho!

Unknown disse...

É caso para dizer:"quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais..."

Beijos.

Unknown disse...

Também assino embaixo!!!

Sobre blogs, muitas vezes, a gente lê mas não comenta, talvez por não estar com inspiração no momento para um comentário decente. Mas sempre que um blog me chama a atenção, me atrai, eu viro seguidora. Claro que não dá, em meio a essa correria toda que a gente vive, visitar sempre e comentar em tudo. Mesmo assim é possível se fazer presente.

Tem gente de vários cantinhos do mundo que me visita e eu nunca recebi um comentário ou um alô. Não que eu cobre que a pessoa se manifeste, mas é tão legal quando recebemos algumas palavrinhas ali, não é?

Beijinhos

Beth/Lilás disse...

Pois é, amiga, vivenciamos isto, a falta de cordialidade e de ética até mesmo por aqui, pelo mundo virtual e o que devemos fazer é justamente isso que vc fez, ou seja, ignorar, riscar fora, afastar-se.
Tô contigo e não abro! hehe
beijões cariocas (menos quentes hoje)

Anônimo disse...

Muito bom seu texto Glorinha. Agora vou aguardar a segunda parte.
Bjs.

Gina disse...

Glorinha,
Ainda ontem, conversando com uma amiga, lhe dizia que viver é fácil, conviver é que é difícil...rsrs!
Interessante como é possível ter uma ideia das pessoas, mesmo atrás de um pc. Essas atitudes com relação ao blog são corriqueiras, infelizmente.
Bjs.

She disse...

Glorinhaaaaa! Eu amei esse seu post, infelizmente, querida, existem pessoas que são invidualistas seguida de uma extrema arrogância e egoísmo, enfim...deixa eles!
Beijoooo

Lucia disse...

Tb assino embaixo, voce disse tudo! Em qualquer relacionamento, se nao houver uma troca, repeito e gentileza, nao existe um relacionamento. bjos

Amara disse...

Oi Glorinha!
O mundo está cheio de gente assim.
Como tem gente podre neste mundo!Elas fazem exatamente o contrário do que elas dizem.Tem muita gente sonsa e duas caras.
Bjs, Rozani