quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Amor + Arte = Salvando Vidas.

A Grota do Surucucu seria mais uma favela violenta de Niterói...se não tivesse uma linda estória para ser contada...
Em 1983 foi criado O Espaço Cultural Da Grota, entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo era promover a cidadania, através da arte, cultura e educação, aos jovens e crianças da comunidade.
Em 1995, os professores e músicos, Márcio Selles e Lenora Mendes, da Universidade Federal Fluminense ( UFF ), criaram a Orquestra de Cordas da Grota, com apenas 4 jovens.
Hoje, a orquestra tem mais de 100 músicos entre crianças e adolescentes, que já se apresentaram nos EUA, em Portugal e em vários países da América, sempre com enorme sucesso.

Atualmente, a orquestra tem agenda regular de apresentações, já gravou CD e, continua investindo em novos talentos e projetos culturais.

É com imenso orgulho que conto essa estória...pois que a música alivia tristezas, traz alegria, nos enleva com sua beleza e, até nos tira do chão, todos nós sabemos...mas ela também salva vidas, dá dignidade à jovens que talvez, sem essa chance, nunca soubessem de seus talentos ou enveredassem por caminhos traiçoeiros, pela falta de oportunidade.
Mais uma vez, gente, cidadãos comuns é que fazem a diferença e não governos.

Hoje, esses jovens tem um futuro, tem projetos...o mundo os espera com aplausos e reconhecimento. Eles terão uma vida, diferentemente da maioria dos jovens das comunidades carentes daqui, onde quem manda é o traficante e onde os governos nada fazem para dar educação, emprego e uma vida digna às nossas crianças.
É preciso tão pouco...Bastou um instrumento e alguém disposto a ensinar, para que a beleza da música despertasse o dom e a grandeza de cada um desses meninos...
A música e o amor os levarão cada vez mais longe.
Esse é um conto de fadas que nasceu do esforço, da superação, e principalmente, do enxergar no outro a possibilidade de ser. Todos temos dentro de nós, a varinha de condão...é só fazê-la vibrar na direção certa.
Graças a esses magos e fadas, profissionais, professores, voluntários e algumas empresas, que tocaram com seu olhar de afeto, cada um desses meninos e meninas, esse projeto tem sido um sucesso em todos os sentidos.
Visitem o site e aplaudam comigo essa aula de solidariedade.
Bravo! Bravo!
Fotos Adriano Machado






11 comentários:

She disse...

Ahhhh sou fã desses projetos porque realmente acredito que somente com incentivo, educação e arte esse país tem solução. Adorei a iniciativa do post! Parabéns, querida!
Bjooo

Manuela Freitas disse...

Olá Glorinha,
Grande ideia esta de reunir jovens para a músic, adá mais sensibilidade às pessoas e automaticamente se estabelece um elo de fraternidade. Quem tem estas ideias e as consegue pôr em prática deve sentir uma felicidade muito grande!...
Neste mundo tão complexo, chamar a atenção para coisas que fazem a diferença é bastante positivo.
Pois é minha querida amiga, eu não consigo linkarte e pôr alguns blogues em destaque e entre eles estaria o teu. Vai-se ao personalizar, carrega-se na mini-aplicação e depois aparece uma lista das mesmas, qual é a que se escolhe? Também tenho que eliminar blogues que nem me seguem. Eu já deixei de seguir mais blogues, porque não tenho tempo para visitar muita gente, mesmo os que tenho não tenho forma de visitar todos.
Sou um bocado «nabava» neste mundo blogueiro e aqui por casa é só «bocas» dizendo que eu só penso no computador. Pode? Faço aquilo que me dá mais prazer e quero adquirir mais conhecimentos relativamente ao computador.
Beijinhos para ti, querida amiga e desejo que estejas bem.~
Manuela

Cris Felix disse...

eu vi o site, é um trabalho perfeito né amor,
aiin menina couromoda é tenso, jesus amado :O ainda bem que é só uma vez por ano sahuhasuhsa
oin florzinha saudade de vc poxa :)

chÊrinho :*

Beth/Lilás disse...

Web-mana, que grande barato isso aí!
Não conhecia, e fica aqui tão perto.
E veja você que coisas desse naipe, só poderiam ser realizadas por pessoas com educação e de bom coração, pois esperar por políticos nada acontece.
Realmente, um projeto maravilhoso e que merece ser aplaudido.
Clap clap clap!
beijoquinhas cariocas

Graça Pereira disse...

Aqui está a força do Querer. No lodo, também nascem flores e ás vezes, as mais belas...
Glorinha, os teus posts, são gritos do muito que ainda se pode fazer e dizem: a Esperança ainda não morreu...Vejam!!!
Beijinho grande, minha querida!
Graça

Vicentina disse...

Glorinha, isto é gente que faz.
Realmente não podemos depender do governo, para melhorar a vida das pessoas, pra eles quanto mais ignorantes, melhor pra serem manipuladas.
Bjs

Size 0 Factory disse...

Oi Glorinha!

Tudo bem? Nossa faz tempo que não passo por aqui, vou levar um tempinho pra ler tudo, mas prometo que leio.

Abraços.

welze disse...

estou na primeira fila, aplaudindo de pé, e pedindo bis. Como seria importante se cada cidade tivesse não uma orquestra, mas um bloquinho, um conjunto, um grupinho que fosse, para incentivar a meninada a ingressar no bem, no bom caminho. acho que não seria tão difícil. sei lá. até amanhã querida. logo logo posto o selinho, é que dos blogs que visito diariamente, não é comum achar quem goste de escrever com alma. mas chego lá.

Luma Rosa disse...

O esporte e a música sempre foram veículos para evitar que o jovem caia na marginalidade ou mesmo resgatá-lo. Apesar de alguns artista e esportistas dando maus exemplos, temos a compensação de existirem pessoas que valorizam essas modalidades, ao ponto de transformá-las em projetos sociais.
Muito legal o site e acho que vi uma reportagem na tv, já faz um tempo, falando sobre este espaço cultural e os projetos sociais.
Aqui em Cabo Frio, Turíbio Santos trabalha com a meninada carente, e formou a "Orquestra de Cordas Apanhei-te Cavaquinho" que viaja agora, com ele em suas apresentações. Um trabalho músico-social muito bacana também!
Beijus,

Unknown disse...

Oi Glorinha,

Concordo com sua frase: "a música alivia tristezas, traz alegria, nos enleva com sua beleza e, até nos tira do chão, todos nós sabemos..." Pena que os governos que se sucedem não ajudam iniciativas deste porte. É tão facil dar objetivo de vida a alguém, é só apresentar novos horizontes.

Abraços

Gina disse...

Existem formas de resgatar o ser humano e dar a ele um novo rumo. A música é um desses caminhos. E tem quem não se sensibilize com ela?
Não sei se já comentei com você sobre a Sarabanda, da qual meu filho faz parte e leva um pouco de alento para os pacientes de alguns hospitais do Rio. A emoção rola, inevitavelmente... Uma das músicas que eles cantam é essa:
"Alguém cantando longe daqui...
...A voz de alguém quando vem do coração
De quem mantém toda pureza
Da natureza
Onde não ha pecado nem perdão..."

Muito bacana esse projeto.
Bjs.