sexta-feira, 16 de abril de 2010

Florença - Galleria Uffizi

Um dos passeios mais encantadores que fiz quando fui à Florença, foi visitar a Uffizi, o maior museu de arte da Itália.
A Uffizi foi construída entre 1560 e 1580 para abrigar os escritórios ( uffici, em italiano ) do Duque Cosimo de Medici, o maior benfeitor das artes de Florença.
É passeio para mais de um dia, pois o museu é enorme...Recomendo também comprar os bilhetes antes, no site, pois as filas para se comprar na hora, são imensas...Como minha filha já havia morado lá, e já tinha me dado todas as dicas, tudo o que pude, comprei antes, pela internet, então, não enfrentei filas em nenhum dos museus ou passeios que fiz.

Lá, me embasbaquei diante das telas que só conhecia dos livros, como O Nascimento de Vênus e A Primavera, de Botticelli....são tantas belezas, estátuas, bustos, telas...Carvaggios, Giottos, Da Vincis, Filippo Lippis...é indescritível, para quem ama arte como eu, se ver diante dessas obras primas renascentistas...
A cidade de Florença, é por si só, uma viagem deslumbrante ao passado Renascentista e foi lá que o escritor Stendhal sentiu  tonturas e alucinações, no que ficou famoso como a Síndrome de Stendhal, que significa um choque, quase que uma overdose de beleza...e dá nome, hoje em ,a uma doença psicossomática.

Baco - Caravavaggio

A Primavera - Botticelli

O Nascimento de Vênus - Botticelli
Vênus de Urbino - Ticiano

Já falei sobre Florença em posts anteriores, mas uma das coisas que mais me marcaram, foi no dia em que chegamos na Piazza della Signoria, à noite e ouvimos uma mulher cantando...Sua voz reverberava na Piazza enorme, quase deserta...uma voz cantando uma linda canção, cujo eco enchia a praça e parecia o canto de um anjo...Não a víamos, só ouvíamos...fiquei tão enlevada e emocionada que queria ter o poder de captar aquele instante e fazê-lo durar pela eternidade...
Foi um dos presentes que a minha Itália me deu...

26 comentários:

Unknown disse...

Excelente postagem.Grato pela partiha.

Beijo e bom fim de semana.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que passeio mais maravilhoso, um dia quero ter condição de viajar, para fora do pais, e conhecer lugares lindos assim! Bjos

Junia Ansaloni disse...

Glorinha, concordo com vc !!! Firenze è màgica !!! A Itàlia è tudo isso e muito mais...Bjim

Vivi disse...

Que linnnnndo!!!!
Sabe??!!! Nunca saí do Brasil...por enquanto né...quem sabe o dia de amanhã!!! e um dos lugares que sei que ainda conhecerei são Espanha ( meu pai nasceu em Granada), França e Itália !!!!
E que delícia saber q a Thaisinha (eu e minha mania de colocar no diminutivo o nome das pessoas que amo...rsrs...mas acho q ela não se importa né...se quiser não chamo mais...rs)morou lá hein!!!! bemmmm...agora já sei pra quem pedirei dicas...rsrs
só não sei quando...mas sei que irei sim rsrsrs
Maninha adoreeeeeeeeeeeeeei saber que vc tá cantando a beça...isso aí garota !!!!!
bjs

Beth/Lilás disse...

Que linda postagem! Nostálgica, mas no fundo carrega a felicidade em ter podido ver essas belezas de perto. A felicidade está nestes raros momentos da vida e a gente não percebe muitas vezes. Não é o seu caso, nem o meu, nós sabemos aproveitar, né amiga!
bjs cariocas

soninha disse...

Que maravilha,garota!!Beleza.bjs

Lu Souza Brito disse...

Sabe que meu sonho de consumo é França né, especialmente Paris! Mas a Itália fica em segundo lugar, por todas estas belezas sobre as quais comentou. Ainda nao tive oportunidade de conhecer nenhuma delas, mas imagino como deve ser fabuloso e inesquecível este mergulho na cultura européia.
Estas fotos estão maravilhosas. E seus posts como sempre, excelentes!

Glorinha L de Lion disse...

Manuel, Paula, Junia, Vivi, Beth, Soninha e Lu: Meu próximo sonho é ir à Paris tb! Mas voltar à Itália e Portugal, com certeza! Viajar é a melhor coisa da vida, pena que não dê pra ir sempre...bem que eu queria...e se eu pudesse morava na Itália, acho até que deixei meu cuore por lá...
Beijos.

She disse...

Glorinhaaaaaaaa que delícia de post, adoro qdo vc faz post assim.
Bjo, bjo! ;)

Açuti disse...

Oiii Glorinha,

passei pra desejar um excelente fim de semana
adorei a mudança!!!
bjks

Taia Assunção disse...

Florença é realmente maravilhosa, mas marido apaixonou-se por Veneza. Com certeza é uma cidade que voltaremos. Beijocas!

...Drika disse...

Ahhh... vir aqui é smepre gostoso... café com bolo e ainda um papo muito agradável sobre as belezas que exitem em nosso planeta, como é a Itália... adorei ver os 'quadros', saber um pouco mais sobre Florença... =)

É bom cultivar estas coisas, estes momentos em nossa vida. Obrigada pela companhia... Deus te cuide!

Bjs no coração!

Anônimo disse...

Glorinha,lindas imagens e maravilhosa viagem!Adorei!Bjs,

Gina disse...

Florença é uma das cidades mais lindas da Itália.
Também compramos pela internet todos os ingressos que podíamos. Aliás, minha filha que fez o roteiro da viagem e foi nota 10!
Foi a realização de um sonho e acho que já lhe disse isso.
Sempre que vejo imagens como essas, volto a ficar encantada.
Até o Dia Vermelho!

Astrid Annabelle disse...

Olá Glorinha!
Como é gostoso "ouvir" essas histórias!
Ainda não estive em Florença...conheci apenas Roma...quem sabe, um dia...
Enquanto isso pode continuar contando que eu estarei toda ouvidos!!!!!hehehe
Beijos
Astrid Annabelle

Teredecorando disse...

Oi Glorinha, como vai? Sou amiga (comadre) da Beth. Amei seu blog. Temas maravilhosos e interessantes..Delicioso de passear por ele.
Quero participar da blogagem coletiva.
Fique bem e uma grande bj.

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Glorinha!Imagino a emoção que vc sentiu ouvindo a música na Itália. São experiências únicas, não é mesmo?
Sobre a confusão dos nomes, ri bastante, pois vi o recadinho da outra Maria Lúcia em seu blog.
Beijos.

Françoise disse...

Que delícia, meu sonho é conhecer a Itália. Quem sabe possa dar certo, as dicas serão muito úteis!Bom domingo...
Bjos,
Fran

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Glorinha
Venho agradecer a tua amizade sincera. És muito especial para mim.
Até breve
Um grande abraço
Léia

Elaine disse...

Oi Glorinha, vim te agradecer a visita, sinta-se sempre a vontade!
Ainda não conheço a Itália, mas é um dos meus sonhos, pois sou descendente de pai e mãe, mas se Deus quiser ainda irei.
Amanhã vou postar na cor, ok!
Beijos e um ótimo domingo!

Glorinha L de Lion disse...

She, Açuti, Taia, Drika,Gina: Florença é incrível, linda e maravilhosa, Veneza tb, mas definitivamente, meu cuore ficou em Roma, e preciso ir buscá-lo o mais rápido possível...hehe...ou morro de saudades...
Bjs.
Anne e Astrid...viajar é a coisa mais maravilhosa do mundo...pena que não dê pra ir o tanto que eu gostaria...bjs

Teresinha, já fui lá te visitar, seja bem vinda à nossa blogagem! Bjs.

Maria Lúcia, vou ter que pesquisar quem é a outra Maria Lúcia...até agora não sei...hehe...que gafe a minha....E viajar é tudo de bom ,não é?beijos.

Françoise, agora que vc está aí perto, claro que vc vai e tenho certeza que vai amar...bjs.

Glorinha L de Lion disse...

Leinha, que saudades de vc! Espero que tudo esteja bem, amiga! Vc sabe o quanto tb é especial pra mim, não sabe?
beijos, te adoro querida!

Glorinha L de Lion disse...

Elaine, então tá, amanhã contamos com vc!
beijinhos.

Taia Assunção disse...

Acho que não tivemos sorte com Roma, amei a cidade mas achei as pessoas extremamente mal educadas. E olha que ficamos em um Hotel bacana com tudo pago previamente. Confesso que fiquei decepcionada. Mas a cidade é maravilhosa. Beijocas!

Manuela Freitas disse...

Olá Glorinha,
Espero que o fim de semana tenha sido bom.
Fez um post muito bonito, um dia hei-de ir a Florença, como tive algumas cadeiras de arte, tenho muita coisa na minha cabeça, só faz mesmo falta ir ver ao vivo, que faz toda a diferença.
Beijinhos,
Manú

Cris França disse...

lindo
nada como ver os artistas que admiraram mulheres reais. bjs