quarta-feira, 21 de abril de 2010

Liberdade, Abre As Asas Sobre Nós!



Nesse feriado de Tiradentes, quero fazer umas reflexões sobre o nosso país...
Quando estive em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, há uns anos atrás, sem querer, participei de uma aula de história dada por um professor a seus alunos...eu passava na hora pelo local, e fiquei parada, ouvindo o que ele falava....e era justamente sobre Tiradentes e a Inconfidência Mineira, tentativa vã de libertar o Brasil e torná-lo independente de Portugal.
Bem, isso nunca aprendemos nos livros, nem nas aulas de história, mas Tiradentes não é como nas telas, nas estátuas ou nos livros...ele era gordo, moreno, não há nenhuma certeza quanto a sua aparência física, essa maneira com que é retratado nos quadros, de barbas e longos cabelos, é para que se ligue sua imagem à de Jesus...reparem como as duas idealizações são semelhantes....realmente Tiradentes parece com as imagens difundidas, também erroneamente, de como era Jesus Cristo...
Diferentemente da ideia de que a Inconfidência era a vontade do povo, ela foi, isso sim, um movimento elitista e das classes intelectualizadas.
Isso não tira o mérito de nosso herói, mas nos faz pensar, o quanto necessitamos de heróis num país tão carente deles...
Dei essa volta toda para falar do que vem acontecendo no Brasil há tempos...há cerca de uma semana a estátua do Cristo Redentor, que está sendo limpa e restaurada, foi alvo de pichações, de vandalismos, fruto da certeza da impunidade ....Nosso maior exemplo disso tem sido o presidente, que a todo momento debocha das leis, da cultura, finge que não vê e nem sabe das podridões que ocorreram durante seu governo, e, pior, se acha acima do bem e do mal, por estar com uma aceitação popular tão grande. Acha que é "o cara", que tudo o que fizer ou falar será colocado nos livros de história...Mesmo as maiores aberrações são vistas como excêntricas, pois é um homem do povo...
Agora, ao apagar das luzes de seu governo, estão nos enfiando goela abaixo essa usina hidrelétrica de Belo Monte, que será custeada pelo nosso bolso, que além de ser uma obra, cujo custo, subsidiado pelo governo, ( isto é, nós...) será de até 30 bilhões, irá destruir uma parte enorme da floresta....e os especialistas dizem que o benefício será pequeno diante do custo finaceiro e ambiental.
Bem, minha reflexão é a seguinte: somos a classe pensante do país, somos hoje, o que os inconfidentes representaram no passado, as elites, como gosta tanto de falar o inculto presidente que o povo desse país elegeu para representá-lo....Pois se foram  as elites, os intelectuais descompromissados com o poder, os que sempre lutaram pela liberdade em nosso país, é chegada a hora de compreender que nós, somente nós, poderemos levar o Brasil à verdadeira liberdade. Liberdade do jugo de políticos desonestos, de quem não pensa no povo, de quem deixa que favelas se ergam sobre lixões, de quem só pensa em inflar seus egos e seus bolsos...Um povo ignorante, que picha e vandaliza seus patrimônios, um povo que aceita que sua polícia em vez de protegê-lo, o mate, um povo que abaixa a cabeça como gado, mesmo diante das maiores tragédias e uma semana depois, já a esqueceu....esse povo ainda espera que o libertem.
Liberdade, ainda que tardia! Abre as asas sobre nós!

21 comentários:

Beth/Lilás disse...

Perfeito, web-mana, mandou bem pra caramba!

Estamos sem ídolos há tempos e com isso nossa indignação não tem como ser levada adiante, mas você disse bem quando lembrou da certeza da impunidade que leva delinquentes a fazerem aquilo no nosso mais belo monumento, talvez reflexo do que é hoje nossa democracia de vale-tudo, ou seja, repetem o que veem.
Lembrou-me também uma carta que li esta semana no O Globo que reproduzo abaixo:

"Repetem o que veem: afronta e deboche do presidente à Justiça; libertação do ex-governador Arruda; do pedófilo já condenado e que voltou a estuprar e matar crianças; prisáo do trabalhador que, em ato de defesa própria, matou um dos criminosos que tentavam assaltá-lo, enfim, repetem o cotidiano de inversão de valores. O que temer em pichar um monumento público?"
(A.Tallarida)

Pois bem, repito o que disse ainda há pouco lá no blog da Lúcia - 'meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder'

beijo grade e ótimo feriado!

Anônimo disse...

Glorinha querida!
Faço minhas as tuas palavras e te aplaudo de pé, pelas reflexões tão pertinentes, pelas palavras tão sábias e bem colocadas, pela tua sentsatez e acima de tudo pela tua inteligência.
Conhecer gente como você me dá um certo alento, me faz acreditar que nem tudo está perdido.
Um grande beijo, amiga
Yoyo

Unknown disse...

Bom feriado,divirta-se.

Beijo.

Françoise disse...

Deus do céu, quanta tristeza, quanta verdade. Que vergonha!!!
E não é que ainda tem filme sobre o mocinho ? Sinto tamanho desconforto só em saber que pra muitos ele ainda é mito, coitado. Apenas uma imagem pré-fabricada! Meu Deus ...que uso se fará deste filme em ano de eleição presidencial? Onde vamos parar?? Cadê os heróis????????????
Bjos e bom final de semana
Fran

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Glorinha L de Lion,
você é uma simpatia,
seu sorriso reflete
pura alegria.
E faço questão de ser uma seguidora deste seu espaço cultural, pois tem magia!
Efigênia Coutinho
in New York

Manuela Freitas disse...

Olá querida Glorinha,
Então hoje era o feriado do Tiradentes, eu na Faculdade tive uma cadeira sobre a História do Brasil e é assim mesmo como dizes. Endeusaram o homem e parece que fizeram um filme sobre ele bem brega, baseado no misticismo!...
Oi ruiva, puseste a boca no trambone e toca a desabafar! Gosto de ler, porque cá não chega muita coisa, o Lula, tem por cá grandes simpatias, como já te disse.
Aí como aqui não há heróis, há mentirosos e corruptos, dão muito maus exemplos na verdade!
Muitos beijinhos carinhosos,
Manú

...Drika disse...

Olá Glorinha... tem bolo de que hoje? =)
Bom ler o que você escreveu.. mostrou a verdade sem cores e enfeites: nua e crua!
Realmente o que nos ensinam nas escolas não é 'bem' a verdade... esconde-se muita coisa para fazer acreditar aquilo que convém, que é 'mais' aceitável.
Ma é isso aí! Falou ta falado!

Bjs no coração e boa continuação da semana!

tia Ném disse...

Glorinha, passei aqui prá tomar um Café com Bolo. E aproveito prá dizer que assino embaixo dos comentários. Hoje, pela manhã, feriado, sem nada prá fazer, ao receber o Jornal Estado de Minas o qual sou assinante veio estampado na capa. "NÃO QUERO MAIS O FIM DA REELEIÇÃO". Sem comentários!!!! "Ele, que no passado era contra a reeleição, agora mudou de ideia". Vou ler mais...coisinhas por aqui, acho que o melhor que posso fazer, rsrs. Bjs: Tia Ném.

Anônimo disse...

Minha amiga Glorinha, bela e oportuna reflexão. Hoje em dia temos heróis sim, nós, os sobreviventes que lutamos dia-a-dia para conseguir viver nesse meio tão inóspito. Essa democracia que dizem existir no Brasil é um engôdo, um simulacro, um nada e sua base foi construida com inteligência e perversidade desmedidas visando impossibilitar qualquer tomada de ação por quem não concorda. A gente pode falar, sim, mas e daí? estamos de mãos atadas. A lei, ora a lei! Eles nem ligam, como você bem sublinhou.
Um beijo grande, amiga e sigamos vivendo. :(

Açuti disse...

Oiii amiga linda...

fiquei aqui pensativa com tudo que escreveu...
Acertou em tudo em cheio na veia!!!

Mas infelizmente nossa realidade é essa bem triste...ainda temos que engolir as palavras de um presidente ignorante que se acha o "mais educado" (juro que escutei ele falando isso num jornal)...que é "o cara" e que não enxerga um palmo diante da cara....triste para nós...

Apenas espero que nessa eleição não continue com a saga dos desmandos e escandalos com a Dilma eleita, seria o fim....

bjkssss

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Glorinha!
Estou com um pouco de dificuldade em visitar os blogs, mas estou perseverando porque blogar é bom demais...rsrsrs.
Lí o post sobre sua avó e achei muito interessante.
Sobre as questões políticas, tenho opinião que não vou expor, pois envolve convicções pessoais, sobre as quais discordamos.
Obrigada pela visita carinhosa. Beijos.

EU MULHER disse...

Oi Glorinha!

Querida, como faço para participar da blogagem coletiva? Estou louca para participar da próxima cor, lilás.

Parabéns pela ótima atitude de fazer a blogosfera ficar mais bonita e colorida.

Beijão

Françoise disse...

Kkkkk...Dei risada do seu comentáro no meu blog. É verdade, não há males que vem para o bem? Santa confusão!
Tenho conhecido muitas pessoas e isso através de você. Tem me feito um bem danado pois a distância me encarece de amigos e tenho feito um montão, aprendido coisas a cada dia e também estou podendo ser melhor pela experiência de vida de outros.(Tudo pela minha ignorância e ingênuidade deste mundo virtual....)Valeu Glorinha!!!
Beijos e aproveite seu dia !!
Fran

She disse...

Ei tô tão enrolada, passando rapidinho pra te dar um bjo! ;)

Socorro Melo disse...

Concordo plenamente com você, precisamos sim de heróis, e me envergonho de tanto descaso e de tantas injustiças que somos obrigados a aguentar, no entanto, com todo respeito, percebo que este presidente fez um bom governo, mudou um pouco a cara desse país, isso é inegável... Bjos.

Socorro Melo

Lidia Ferreira disse...

Minha amada , pode ter certeza que a honra e toda minha de colocar uma postagem sua no meu blog
bjs


PS amiga a Lydia com Y e outra amiga nossa rsrsrs o meu e Lidia com I rsrs

Anônimo disse...

Glorinha,que bela postagem!Uma cronica que traz o passado para falar de um assunto atual e muito polemico!Adorei te ler!Bjs,

Lugirão disse...

A sociedade brasileira tem que acordar, quem faz o pais somos nós, e estamos esquecendo disso. Num ano de eleições as pessoas falam que vão anular o voto, fazendo isso nunca vamos melhorar como nação, nem ter voz ativa.

E a vida vai ficando cada dia pior, com os marketeiros de plantão, mudando a cara das nossas tragédias, como fizeram com Tiradentes...e todos engolem como verdade absoluta...

Teredecorando disse...

Olá Glorinha,
Gostei da associação de Tiradentes com Jesus. Idolatramos sempre o belo.
É triste abaixar a cabeça para tantos acontecimentos inescrupulosos que estão acontecendo.
Será que um dia vamos despertar para um novo horizonte??? Espero que sim!!! Bjs mil

Vivi disse...

..." vida de gado...povo marcado..povo feliz"""
Adorei seu post Maninha.... e assino embaixo!!!
bjs

Unknown disse...

Vim ver se vc tinha me respondido :)

Vou ver como faço para participar da blogagem coletiva.

Bjs