sábado, 28 de agosto de 2010

Minhas Leituras e Meu Clube do Livro


Um dos maiores prazeres que tenho tido ultimamente é ver realizado o meu antigo sonho de fazer um Clube de Leitura aqui em minha casa.
Consegui reunir algumas amigas e nosso clube já está indo para o terceiro livro.
Nos reunimos de 15 em 15 dias. Nem preciso dizer que eu conto os dias, não é? Por mim, podia ser toda semana. Adoro!
Conversamos, discutimos sobre o que cada uma pensou do livro, o que achou desse ou daquele trecho, enfim, tem sido ótimo!
Sem contar que, no meio da tarde, fazemos um delicioso lanche. Com café e bolo, claro.
Cada uma traz uma coisa: pão de queijo, bolo, até chá inglês trazido da Inglaterra já teve, café e, obviamente, muita conversa agradável, muita troca de ideias, de vivências. Tem sido uma delícia nossas tardes quando nos reunimos para falar dos livros, da vida, do mundo.
Começamos com o livro O Clube do Filme, mas não achamos nada demais. Depois lemos A Chave de Casa, eu adorei e agora, vamos ler Um Hotel na Esquina do Tempo.
Nem preciso dizer que mesmo lendo os livros do clube estou lendo outros junto, né? Sou assim, uma desvairada, que além de escrever, lê 3 ou 4 livros ao mesmo tempo.
Terminei ontem o Pandemonium do Zeca Fonseca, aquele em que fui na noite de autógrafos.
Gostei. Mas, só recomendo a quem tem estômago forte. O livro é bem ousado, fala em coisas politicamente incorretas, atos sexuais escatológicos, mas tem passagens extremamente reflexivas sobre a vida, as emoções, o mundo e o porque de uma pessoa ser levada ao auto flagelo da bebida em excesso, das drogas, do sexo exacerbado. De como tudo isso pode levar uma pessoa às raias da loucura ou de como uma pessoa com  baixa autoestima, depressão, falta de amor próprio pode se deixar levar por todos esses excessos, numa espécie de auto punição por estar viva.
Ao falar do sub mundo do sexo e das drogas, inclusive as drogas "lícitas", como o álcool, o Zeca nos transporta a um mundo inimaginável para uma pessoa comum e dita "normal". Porque normal, ninguém é. Por mais que se ache. O livro é machista? Achei. Mas há que se levar em conta que é narrado sob o prisma de um homem, brasileiro e "pegador".
Por isso, deixemos o preconceito de lado, aliás, todos eles.

Achei algumas partes repetitivas, principalmente as cenas de sexo, escabrosas para os padrões estéticos "normais". Acho que o livro poderia ser menor. Eu disse, eu acho. Quem sou eu para achar que um escritor deve escrever menos ou mais páginas? Ele escreveu o que sentiu vontade, o que sentiu que deveria ser dito e o que teve vontade de dizer. O livro é dele e ninguém tem o direito de dizer se ele deveria fazer menor ou maior. Eu respeito muito isso num escritor, porque venho sentindo essa pressão na própria pele. Acho um desrespeito vir pedir para quem escreve cortar páginas ou capítulos. O livro foi concebido assim, nasceu assim, foi parido assim. Em tempos em que o dinheiro, o lucro e o mercado são olhados com mais carinho do que o Escritor, o criador da estória, não se pode esperar atitude diferente de editores ou editoras. Aí é que vemos que estamos vivendo num mundo de penas pro ar. Um verdadeiro Pandemonium!
Meu abraço ao Zeca Fonseca. Lido e recomendado. Mas não aos puritanos ou aos politicamente corretos. Se lerem, vão ficar de cabelo em pé!

Estou feliz: mais duas amigas virão juntar-se às 4 que já participam de nosso clube, na próxima quinzena. Seremos 6 e em breve, mais outras virão.
É por essas pequenas grandes coisas que acho que a vida vale a pena.

27 comentários:

Mais Equilibrio disse...

Olá Glorinha,
Pena você não morar em Belo Horizonte, com certeza iria fazer parte do clube .
Bjs
Elisns

She disse...

Que delícia de post, querida, ah esses dias devem ser mesmo deliciosos, Glorinha vc escoheu fotinhos perfeitas, a primeira então tá lindaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Beijo, beijo! ;)
She

Macá disse...

Glorinha
Que delícia esse encontro. Pena não morar aí. Mas também, mesmo que morasse, não tenho tempo.
Mas quem sabe logo me aposento; é só o marido ganhar na MegaSena e pronto.
Ponte aérea a cada 15 dias. Muito bom.
Eu acho que você devia fazer uma coluna no seu blog só pra ir colocando os livros que estão sendo lidos e a conclusão depois do encontro com a turma. Assim, quem não tem muito tempo, assim como eu, iria atrás de ler só os considerados muito bons.
O que vc acha da idéia?kkkkkkkkkkkkkkk
beijos e bom domingo

Açuti disse...

Oiiii amiga!!!
me perdoa a ausência...ando ainda me acostumando com a nova rotina...omggg!! Mas não te esqueço, viu!!
Fiquei muito triste com o que li sobre a publicação do livro...
Olha espero de todo coração que isso só te motive mais e mais para voar cada vez mais alto, tá!!!
Adorei a idéia de reunião e torno de um livro, acho isso maravilhoso e morro de vontade de participar de algo assim, quem sabe um dia (em beve!!!).
Bjksss com saudades!!
Que seu domingo seja maravilhoso!!!

Maria Santos disse...

Oi Glorinha, ahhhhhhhhhhh eu queria ter um clube desse também...rsrsrs AMOOOOOOOOOOO livros, só tenho uma amiga que gosta de ler tbm, as outra as vezes dizem que sou meio doida por ler varios livros ao mesmo tempo..rsrsrs deve ser uma delicia mesmo e já anotei essa sua indicação de leitura.
Boa noite e um ótimo domingo
bjs

Unknown disse...

Nossa, que delícia!
Cultura e devaneios, papos maravilhosos, tudo junto!
Um dia apareço nesse clube!
rs
bjs

Taís Marçal Diniz disse...

Que legal essa ideia...adorei!
Amiga tem sorteio no blog...venha participar!
Beijos!
http://myblogsaborear.blogspot.com/

Anônimo disse...

Que gostoso! Se estivesse por aí gostaria de participar. Mt bacana essa idéia.

E bons futuros encontros! Que o clube aumente de tamanho,quanto mais gente, melhor.

Beijocas

Nilce disse...

Que idéia boa, Glorinha.

Devem ser mesmo deliciosos esses encontros.
É muito bom reunir amigas(os), imagino então, com este fim, discutir leituras.
Ah, como eu gostaria de morar por perto...

Que esses encontros te tragam mais alegria e amizades.

Bjs no coração!

Nilce

Luciana disse...

Fiquei curiosa para ler esse livro. Essa ideia do clube é maravilhosa, talvez eu consiga copiar ou fazer algo parecido por aqui no futuro.

Glorinha, no meu ponto de vista você pode sim dizer que acha que o livro deveria ser menor, não li, mas pelo que entendi tem excesso de narrativa de cenas de sexo, repetitivas, e claro, a gente sabe que muitas vezes isso é somente apelacão, não acrescenta em nada à obra, mas muitas vezes é o que faz vender. Mas a partir do momento em que a gente joga uma obra no mercado pra ser consumida, o consumidor tem direito a dar pitacos, claro. Infelizmente literatura, artes plásticas, danca, música, são arte, mas se é pra venda, se sujeita às críticas, até nossos blogs, aí o que se pode fazer é concordar, discordar, crescer, melhorar, ...

Vou tentar achar o livro no Brasil pra comprar.

Beijo e um delicioso domingo!

Marisa Mattos disse...

Pois é....que idéia ótima...mais ainda por ser caseira...entre amigos...estou dizendo por nao se tratar de uma escola por exemplo....onde a obrigação de se incutir leitura se faz necessario...muito jóia essa ideia...enquento se adquire cultura,se revê amigos,se socializa e manda o stress prás cucias....Beijocas!!!

Isadora disse...

Glorinha, você sabe que me deixou com água na boca, mas infelizmente eu não consigo participar desse momento tão gostoso. Quem sabe se um dia for no sábado!
De qualquer forma, o bacana é que esses momentos de troca são maravilhosos e fazer isso entre amigos não tem preço.
Aproveitem muito essas tardes entre amigos, café e bolo!
Um beijinho

Claudiene Finotti disse...

Oi Glorinha!
Que bom poder fazer aquilo que nos dá prazer, né? E muitas vezes o que nos faz realmente felizes são coisas tão simples!
E quanto ao livro "escatológico", sei lá se leria, apesar de você ter me despertado uma certa curiosidade nesse post, mas, como você disse, não é para quem tem estômago fraco... hehehe...
Ah, adoro sempre as ilustrações do seu post... que imagens lindas e ilustrativas! "Roubei" sem permissão aquele "I love Books", para o meu blog... :o)

Ótimo domingo a você!

Clau

urban.go disse...

Glórinha minha amiga "escritora".
Não sendo eu um escritor da categoria dos que tens lido, gostaria no entanto de saber de tua (e das tuas amigas) justiça o que pensas de um romance que estou a ultimar para um concurso.
Se estiveres com "pachorra", diz qualquer coisa, tá?
Bjs.

urban.go disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
pensandoemfamilia disse...

Bom dia

Que bela iniciativa de reunir pessoas e em torno da cultura. Este tipo de interação é muito saudável, pois faz bem em todos os sentidos. Em relação ao livro que citou, assuntos com estes já estão fazendo parte o cotidiano. Hoje, na revista do globo tem um artigo cujo o título é Liberou geral ("mercado do sexo se expande com festas para casais e solteiros, clubes de suingue.."), enfim são os novos tempos, não é mesmo?

Admiro a sua forma de lidar com o seu tempo, pois está fazendo de tudo um pouco.
bjs

Glorinha L de Lion disse...

Oi Eliana, pois é, se todos morassem perto, já pensou que clubão ia ser? Eu adoraria ter todas vcs comigo nessa. Bjs.

She, delícia né? eu amo isso! Bjs

Macá. Já pensou se vc viesse morar aqui em Nikiti? Ia ser bom deamis ter vc por perto minha amiga! Bj grande!

Glorinha L de Lion disse...

Açuti, meu bem, sei que vc está trabalhando agora fora de casa, pq dentro a gente trabalha mesmo, o tempo tdo, né? Imagino vc com dois pimpolhos pequenos...ui! Mas dá pra fazer em casa, junta as amigas e faz num sábado. bjs.

Ué Nika! Faz tb, reúna as amigas, marque um dia e mãos à obra! bjs,

Crica, agora que eu soube q vc mora aqui perto, vc bem que podia vir. Tem com quem deixar a Baby? Será um prazer tter vc com a gente, vamos rir muuuuuito juntas e a miguxa vai morrer de ciúmes...hehe beijão

Thaís, obrigada pelo convite bj

Mari e Nilce, pena que não posso trazer vcs todas num tapete mágico nesses dias de encontro. Já pensaram? bjs

Luciana, o livro acabou de sair. Manda um email pra editora Faces e vê se podem te mandar um. Beijos.

Marisa, pois é, a desobrigação, ler só por prazer é que é o segredo de gosatr da leitura. bjs

Isa, que pena que vc não pode. Ia ser bom demais se vc e as meninas pudessem vir tb!
Bjs.

Oi Clau, pode "roubar" pois eu tb achei na net. esses encontros são duplamente prazerosos pois além de vermos as amigas, lemos e discutimos coisas que valem a pena. bjs.

Olá amigo Urbano. Queres que eu leia ou dê minha opinião sobre teus escritos? Com o maior prazer! Mas não sou crítica literária, ein? O que queres, que eu leia um trcho ou dê minha opinião sobre o tema? Vou lá no teu blog saber mais detalhes. bjs

Glorinha L de Lion disse...

Norma, nem eu sei como consigo fazer tanta coisa, acho que é pq quase não saio de casa. Minha casa é meio lar e prisão, atualmente...hehe bjs.

Glorinha L de Lion disse...

Urbano, meu caro, não consigo encontrar teu blog. O que houve, sumistes da blogosfera? Manda teu link pra mim, por favor. bjs

orvalho do ceu disse...

Oi, Glorinha
Que bela iniciativa!
Sempre em prol da literatura e do Bem. Parabéns!
Ótimo exemplo a ser seguido em nossas cidades...
Tenhá ótimo Domingo cheio de paz!
Bjs

Gina disse...

Nada como ocupar o tempo com coisas prazerosas...
Bom te ver assim e saber que essa semana teremos um sentimento bem positivo!!
Bjs.

Anônimo disse...

Oi Glorinha, que legal esse clube!!! Quando crescer quero participar de um também, rsrs!!! Ótima idéia sua. Se eu não viajasse tanto, acho que me animaria a fazer um aqui em casa. Quando jovem, participei de um clube de leitura e era tão bom!!! Também gosto de ler bastante, mas tenho muita leitura técnica pra fazer, então leio pelo menos um livro de literatura por vez. Bjssssssss

* Edméia * disse...

*Glorinha, se eu pudésse, eu queria

participar deste teu "Clube do

Livro " !!! Nossa !!! Deve ser

muito gostoso !!! *Parabéns para

todas vocês e ... continuem por

muitos anos !!!

Morbid_Angel disse...

Deve ser mto legal esse encontro de vcs, nuss... taum raro isso em um pais onde qse ngm le, acho taum absurdo qndo ouco a frase "eu naum gosto de ler". Eh algo q me envergonha e entristece.
Devo mto ao meu pai o estimulo a leitura, aos 5 anos me alfabetizei em ksa antes de ir a escola e aos 9 jah tava lendo Memorias Postumas pq sempre fui estimulado a leitura, entaum naum me entra na kbeca pessoas q naum leem.
Assim como vc, tbm leio mais de um livro junto, as vzs faz uma bagunca na minha mente, q eh mto inquieta, mas msm assim, eu me concentro e prossigo.
Vou procurar ler sua indicacaum, naum conhecia, e acho q vou gostar, afinal, de puritano naum tenho nada. rsrsrs
Outra coisa q vc disse e q eh mto relevante, tbm acho q um escritor tem q escrever o qnto qser, a literatura tem q ser livre, mas infelizmente, pelos custos de quem publik de maneira independente, nem sempre ha condicoes financeiras pra isso e akbam cortando fatos q poderiam ser mto relevantes em sua historia.

Marilac disse...

Oii Glorinha,
Fiquei muito feliz com a novidade!!!
Um clube do livro, com amigas queridas , fiquei sonhando em fazer um também.
bjs
Marilac

Marilac disse...

Oii Glorinha,
Fiquei muito feliz com a novidade!!!
Um clube do livro, com amigas queridas , fiquei sonhando em fazer um também.
bjs
Marilac