terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sobre Um Livro Na Madrugada...


Eu ganhei esse livro há mais de um ano atrás e ele estava na fila dos livros que eu pretendia ler. Minha fila de espera é grande e nesse meio tempo já comprei e li uns tantos outros que nem na fila estavam, but, eis que há umas duas semanas atrás, assim que terminei de ler Crime e Castigo de Dostoiéwski, abri minha porta dos livros enfileirados e peguei A Sombra do Vento. E grudei nele e não larguei mais. Terminei semana passada e já comecei outro.
Ah! como eu queria escrever bem assim! Isso sim é saber contar uma estória, com todos os ingredientes de romance, suspense e ação, típicas dos novelões que eu amava ler desde sempre.
Eu amei o livro. É poético, fala do mesmo amor que eu tenho, o amor pelos livros. Fala da paixão pela escrita. A trama se passa na época da ditadura franquista, em Barcelona. Tem história, tem drama, tem personagens fantasmagóricos...enfim, um clássico!
Quisera eu ter um cemitério dos livros perdidos, como Daniel Sempere, o protagonista, filho de um livreiro que ajuda o pai na livraria ( eu também queria ser livreira...) e que frequenta um lugar assim, misterioso, cheio de milhares de livros, perdidos pelas brumas do tempo...
Quisera eu ter muito dinheiro pra estacionar um caminhãozinho na Saraiva ou na Livraria da Travessa e sair comprando tudo o que eu tenho vontade de ler e não tenho capital atualmente pra comprar. Ai ai...
Não foi à toa que esse livro já vendeu mais de 850.00 exemplares em 17 países e ficou na lista dos dez mais na Espanha por 60 semanas.
Quando eu crescer quero escrever assim. Carlos Ruiz Zafón virou meu ídolo.
Recomendadíssimo pra quem ainda não leu.

20 comentários:

Luciana disse...

Glorinha, obrigada pela dica, vou acrescentar na minha 'listinha'.
Beijo

Unknown disse...

Glorinha,

Esta semana vou participar na blogagem colectiva.

Adorei este post.

Abraço.

Leci Irene disse...

Bom dia!!!!!!!!! Tomei nota do nome e autor. Este vai para a minha lista... de anivers´rio, de natal... hehehe Quem sabe eu ganho?
Beijos

Leci Irene disse...

Eu de novo!!! Obrigada! Vi que agora posso fazer parte da Blogagem coletiva!!!!!!!! Estou feliz!
Beijos

Michelle Siqueira disse...

Eu tenho vontade de comparar a versão traduzida com a no idioma original pra saber como é que descreveram os pormenores de Barcelona... Tem horas que é uma confusão!
Qual o seu personagem preferido? O magrelo que era mendigo fala demais, é chato e cômico. Ainda não terminei de ler, nem poderia, mas gostei mais dele.

Bjs!

Bordados e Retalhos disse...

Glorinha, amei esse livro também. Está entre um dos meus preferidos. Saiu outro título desse mesmo autor. É um livro que quando a gente termina a leitura fica com aquela saudade. Bjs amiga

Renata disse...

Minha querida Menina Leoa,

Bom dia!

Aqui estou eu, meio moída, mas inteira e feliz!

Quem ainda nao leu, que leia sim, pois a história do Cemitério dos livros esquecidos é emocionante, e toca na alma das pessoas que apreciam os livros e a boa leitura.

Estou com um outro livro de Zafón na estante: O Jogo do Anjo, que ainda nao li, mas me parece a continuação desse romance.

Ainda falando em livros, deixo aqui pra voce uma outra recomendação: "As Memórias do Livro", que comecei a ler essa semana, e também segue esse estilo.

Te deixo um abraço grande,com votos de uma boa semana

Isadora disse...

Glorinha acredita que estive com esse livro, ontem nas mãos. Fui comprar um livro, pois o meu estava no final e esse foi recomendado por uma amiga, mas acabei comprando A Soma dos Dias, da Isabel Allende. Fica na minha lista.
Um beijo

Glorinha L de Lion disse...

Oi Luciana, coloca mesmo e leia assim que puder. bjs.

Olá amigo Antonio! Seja benvindo então! Vou colocar teu link Bjs.

É Leci, já está "catalogada". bjs.

Well, eu não conheço Barcelona, então não sei te dizer...mas realmente o Férmin é genial, dá palpite em tudo, é uma pimenta...mas meu personagem favorito é Daniel, pela ânsia da procura, que eu tb tenho. Bjs.

OI Giovanna, estou louca pra ler o Jogo do Anjo, mas ainda não deu...amei tb, vai ficar na memória. Preciso te fazer uma consulta amiga, vou te mandar um email, tá?

Renata, minha amiga chiquetosa! Voltou? Que bom que está de volta, espero que tenha aproveitado. Já sei desse segundo livro e estou em cócegas pra ler...quanto ao outro, já está anotado e entrou em centésimo nono lugar na minha lista...hehe mentirinha...mas tá quase lá...haja dindin amiga! bjs.

Isadora, pois não deixe de ler amiga, é bom mesmo...bem, eu achei né? bjs.

Nilce disse...

Oi, Glorinha

Boa indicação!
Estou aqui lendo dois que ganhei de presente da queria Margarida do Banzai. Chique que só: veio de Portugal.
Demoro, que só.

Fiz uma lista de links pra não me perder na Blogagem Coletiva.
Nossa, que legal...quanta gente!
Vai ser demais!
E eu que adoro acompanhar todos.rsrs

Bjs no coração!

Nilce

Deia disse...

Boa dica. Vou deixar anotado! Um beijo! Deia.

Anônimo disse...

Que boa dica, vou procurar esse livro. Eu nao leriasemo seu comentario. Aqueles livros que ficam nas "paradas" de sucesso acho sempre chato. Comprei por exemplo, "A Menina que roubava livros" e mais uns outros e nao aguentei ler. As vezes é o momento.
Legal, a Michelle me falou do seu blog e da blogagem coletiva. Quero participar. So preciso postar eu tenho que fazer mais alguma coisa?
Beijos,
Cam

Glorinha L de Lion disse...

Oi Nilce querida, vc linkou todo mundo? Então pode ir linkando mais pq a cada hora vem mais gente querendo entrar...hehe que trabalheira boa essa! Beijos...vai lendo aí e depois fala se são bons.

Oi Deia, anota aí...bjs.

Oi Camille, os posts são às sextas feiras,mas me manda seu link. Vc escreve no seu blog sobre o tema proposto, ok? bj.

G I L B E R T O disse...

Glorinha

Já o li e também já fiz coments sobre ele em nel mezzo del cammim, sob marcadores de comentários literários.

Realmente, um livro muito bacana e que quando se pega, não se larga mais...

Sugestão, para quem gosta de livro de suspense: Leia OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES, do sueco Larson, divino e maravilhoso, não se desprende dele nunca até vencê-lo na ultima página!

Estejas bem!

Anônimo disse...

Eu vou ter que ler! Minhas aulas de literatura espanhola começam no próximo semestre, mas através dos blogs amigos já sei de antemão muitos livros essenciais.

Crime e Castigo é muito bom! Um clássico. Li ano passado.É um tijolão!

Beijos

Glorinha L de Lion disse...

Ale, ainda bem que voltou lá pra ler. Eu ia te avisar que respondi lá...mas tô igual barata tonta, tentando escrever...bjs.

Gilberto, estou louca pra ler essa série...mas estou sem tempo ($$$)...hehe, bjs amigo.

Ih Mari era legal vc ler em espanhol né? bjs.

Unknown disse...

Já li,é fantástico.

Beijo.

Beth/Lilás disse...

Ok. Eu juro que vou retomá-lo quando acabar estes dois que estão na mesa de cabeceira. Você venceu! hehe
bjs cariocas

Lúcia Soares disse...

Já li, Glorinha. Minha filha o leu, adorou e eu fui com força total. Gostei, mas não termina muito bem, ficou vago.
Tomara que o outro citado acima seja mesmo continuação dele.
Seria interessante ver o rumo que a vida do Daniel toma, já que ele é tão novinho.
Fiquei com mais vontade de conhecer Barcelona.
Bj

Fátima disse...

Que coisa engraçada, ganhei esse livro da minha filha e comecei a ler e sempre deixo de lado por não ter conseguido me interessar muito, será o capeta que você me aguçou !!!
Vou recomeçar pela terceira vez, vamos ver se me entusiasmo.

Beijo no coração.