domingo, 1 de agosto de 2010

Jabuticabeira Que Dá Mico!


Para que não digam que inventei. Minha jabuticabeira dá mico sim!
Leão da cara dourada e saguis...olhem só quantos tem!
E o pior, hoje não tem banana! Marido acabou de sair pra comprar, pois eles ficam com cara de pedintes, me implorando comida...
Os filhotes, chegam no telhado, pertinho de mim, e choram me olhando com carinha e olhar pidão...eu não resisto.
Coloquei ração dos cacchorros, mas eles olharam e não comeram...O negócio deles é banana mesmo! Qualquer outra fruta que eu coloque, eles ignoram e continuam me rondando, como quem diz: Quero banana, não gosto de outra coisa!
Eu estava com um cacho de bananas lindo numa das bananeiras. Eu olhava todo dia pra ver se já estavam amadurecendo...pois sexta feira fui varrer as cacas dos cachorros lá em cima e quando olhei pro cacho, cadê? Tinha amadurado sem que eu visse, e estava todo comido...nem umazinha só os danadinhos deixaram...mas eu não ligo não...
Olhem só que gracinha a carinha deles em cima do telhado, me olhando e dizendo: Como é que é amiga? Hoje você não vai colocar comida pra gente, não? Olhem um deles, me olhando de ladinho, parecendo me perguntar...
Minha mangueira está cheinha de flores...tomara que dê muita manga pra saciar meus bichinhos....Olhem a mata lá atrás.
Estão vendo? Lá em cima é mata fechada...Até quando, eu não sei, pois já se tem notícias que há uma favela crescendo lá atrás...Pode uma coisa dessas?
Se eu cortar uma árvore, uma só, que esteja ameaçando a minha casa, vem o IBAMA e me multa. E é uma multa altíssima! Mas favelas, derrubando matas inteiras, isso pode...porque pobre e favelado dá voto...Quanto mais, melhor. Depois que a favela se instalar, ninguém mais tira. Já denunciei, já liguei pra vários órgãos. Pensam que alguém se dignou a me responder? Ou a vir olhar a mata? Que nada...E o pior disso tudo, os pássaros, macaquinhos tendem também a desaparecer porque esse pessoal pega para vender ou para criar em gaiolas...
Não falo isso porque seja preconceituosa, acho que há gente pobre, honesta e consciente, mas se sabe que onde falta poder público e sobra ignorância, os bandidos se instalam...E que hoje em dia não se pode mais falar dessas coisas sem ser logo taxado de reacionário, politicamente incorreto, etc...
Quero saber onde estão meus direitos como cidadã, cumpridora dos meus deveres, pagadora de impostos até pra respirar? Eu não tenho...
Vejo a mata sendo destruída a cada dia.
Vocês se lembram do homem que apareceu no meu quintal, fugindo dos traficantes da favela? Pois é...
Moro no paraíso, mas o inferno é logo ali...

16 comentários:

Anônimo disse...

Glorinha, vc está certa em não se calar.

A proliferação de favelas não é positivo para ninguém. Primeiro lugar pela destruição da natureza e animais correndo risco de perderem seu habitat.

Segundo lugar para o próprio morador da favela, que constroi casas em estado mt precários; qualquer chuva, qualquer coisa é risco de perder turdo. Sem falar das doenças por falta de esgoto,água canalizada...Uma série de problemas.
É um absurdo como o estado do RJ leva tão pouco à sério essa questão hj em dia. Cada dia é uma favela nova pipocando.
só quero ver no que vai dar isso...

Glorinha L de Lion disse...

Oi Mari, mas alguém quer mexer nesse vespeiro? Ninguém amiga! Ainda mais em época de eleições! Os pobres que se explodam, é o que os políticos pensam...até hj nada foi feito nas encostas aqui da minha cidade que desabaram nas últimas chuvas. Isso significa que se chover forte novamente, mais gente vai morrer...é triste viu? Bjs.

Dani dutch disse...

Glorinha, só o dicionário e malandragem mesmo pra dar o significado das coisas no nosso país...
E que coisa não, se uma árvore desta cai em cima do telhado da sua casa, a quem vc recorre?.. e poxa vida, não seria nem meio dia de trabalho para os orgãos responsáveis.
Belas fotos.
bjuss

Unknown disse...

"Nem que a alma nos dôa nos havemos de calar."

Beijo querida amiga.

Glorinha L de Lion disse...

Oi Dani, vc tirou o dia hj só pra ler meu blog? hehe...vou te responder aqui...seu pai deveria pensar melhor, lê pra ele esse texto.
Realmente, os políticos deveriam ter um bIG Brother só pra ficar olhando o que fazem.
E O Ibama é capaz de me multar até se uma árvore dessas cair na minha casa.
Beijos.

Manuel, calar é ser conivente, não é meu amigo? E isso eu não sou de jeito nenhum! Bjs, bom domingo!

Misturação - Ana Karla disse...

Glorinha,
acho os saguis tão mimosos que quando encontro com alguns dialogo com eles(risos).
Aqui perto, numa localidade chamada Aldeia, onde mora uma tia, ela tem por lá, assim como você. Dia desses quando eu tiver por lá, vou fotografar.
Você realmente mora em lugar privilegiado e lindo de se ver.
Que lugar gostoso!
Estou me imaginando aí. rs

Olha e essa coletiva, perdiiiii!!!
Quero entrar.

Um xero grande!

Glorinha L de Lion disse...

Oi Minha Xerosinha linda! claro que pode entrar! Sexta tem mais...é sobre desejos, ocultos ou não...hehe vai dar pano pra manga! Bjs.

Andréia souto disse...

Adorei conhecer seu canto. Também tenho um canto, um sitiozinho bem acolhedor.Fiquei feliz em partilhar algumas das experiências: colocamos bananas,goiabas e outras frutas em todas as árvores.Além de micos, temos a visita de cardeais, sofrês, pica-paus e outro dia até um tucano!Inspiração maior: lua cheia e cheiro de mato.Quando tiver um tempinho, assista o vídeo: "raízes" no meu blog - são fotos do meu cantinho.

Abraço carinhoso

Glorinha L de Lion disse...

Andreia, que coincidência eu escrevendo no seu blog e vc no meu, na mesma hora! Que coisa menina! Vou sim, só não posso agora, mas vou lá ver seu vídeo. bjs.

She disse...

Queridaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que delícia de fotos e de lugar, não me canso de ser repetitiva, tudo aí é lindo demais! E olha que carinhas mais fofinhas te olhando de cima do telhado, amei!
Quanto ao absurdo das favelas que só aumentam, vc tá certíssima tem mais é que gritar mesmo... beijo, beijo e tenha uma excelente semana!

Yo Neris disse...

Glorinha,
Você tem todos os motivos para estar preocupada, mas como sebe,infelizmente, os políticos brasileiros não estão interessados na preservação da nataureza, em classe média, em gente que pensa e se "rebela", como nós.Já o fato de "ser bonzinho" com favelados...Isso realmente dá visibilidade, aparece na mídia e portanto, dá votos.
Fiquei encantada com "seus" bichinhos, viu!
Beijos

J Araújo disse...

Concordo em gênero número e grau com vc. Com referência as autoridades elas só se importa quando se corta uma árvore, pra não dar nada deve se derrubar a floresta inteira.

Já vim aqui algumas vezes, mas te perdi, pra não perder de novo vou te seguir. OK?

Bj

Kamyla disse...

Glorinha, vc mora mesmo dentro da mata...amei suas visitas...e a cara de pidão não tem como resisitir...
Estava conversando isso essa semana com meu marido...como por aqui tem verde. Todos respeitam as arvores, a natureza...o q não se v no Brasil.
Bjosssssssssssss

Astrid Annabelle disse...

Achei lindinhos os macaquinhos!!!
Que gostoso participar assim da natureza!
Glorinha quanto às favelas vocês já disseram tudo...uma vergonha!
Um beijo grande
Astrid Ananbelle

MERU SAMI disse...

Em nome da Vida Glorinha, seja políticamente incorreta, mais, como diria meu amigo:" não fique são"!
Já parou para pensar o sentido de estar políticamente correto? É dizer amém para A Corja. eu prefiro estar humanamente correta.
Eu tenho um amigo, que tem enfrentado uma situação parecida. a Saída que encontrou foi; juntar dinheiro e aos pouco ir comprando as terras ao redo das terras dele. ele já conseguiu um bom pedaço de terra com mata nativa. Como ele diz, um santuário para os animais silvestres.
Gostei do seu pedacinho de chão, incluindo o cantinho onde você escreve. Ah, as mangueiras, tão romântico...!

Beijos...

Glorinha L de Lion disse...

She e Yoyo, queridas, aqui é onde me acho...no meu canto...e com essa bicharada em volta, não tem como ficar triste, né? bjs.

Oi J. vc me perdeu e me achou de novo? Isso é raro de acontecer nesse mundão da blogosfera, viu? Prazer em ter vc aqui. Obrigada por seu coment. abraço.

Oi Kamyla, é uma pena não é? A gente tem essa natureza exuberante em volta e ninguém dá valor...muito triste...bjs.

É Astrid, ninguém faz nada, quando a Mata Atlântica acabar, aí verão que não tem mais volta. Bjs.

Oi Ale.Pode sim. Claro. Bjs.

Se eu fosse rica, faria isso, mas acontece que quem não tem grana pra isso, só pode ver e denunciar, mesmo sabendo que não farão nada...triste, mas é a realidade. bjs.