quinta-feira, 8 de abril de 2010

I'M Alive But Very Sad...E Revoltada!!!!!


Voltei!
Obrigada a meus queridos e queridas que sentiram minha falta! Realmente estava desde ontem sem internet!
Mas minha web-mana, Beth Lilás do blog Mãe Gaia, fez uma delicada gentileza e deu notícias minhas lá no blog dela.
Estou triste, muito triste com tudo o que aconteceu nestes últimos dias no Rio e em Niterói... aqui onde moro a coisa está feia.
Estamos ilhados num mar de escombros, barreiras caídas, alagamentos e devastação pelos caminhos que vão para os outros bairros...está difícil sair aqui da Região Oceânica de Niterói!
As notícias, o dia inteiro, são tristíssimas...um novo morro veio abaixo ontem à noite e parece que há mais de 150 pessoas debaixo de terra e lixo! Sim, meus amigos, os barracos foram construídos em cima de um antigo lixão!


O Prefeito Jorge Cara de Pau Roberto Siveira, apareceu 2 dias depois da enchente dizendo que esse lixão já existe há mais de 20 anos. Agora à tarde, o secretário municipal de obras, outro cara de pau, disse que o lixão existe há mais de 50 anos...e assim vai, a cada hora que passa, vão acrescentando 30 anos ao tal lixão...daqui a pouco vão dizer que ele existe e está desativado desde o tempo das cavernas!
Como se o tempo de existência do lixão justificasse o descaso e a inoperância do poder público ao deixar que pessoas construíssem casas em cima de um local que tem detritos orgânicos, gás metano e chorume (aquele líquido viscoso e fétido que mina do lixo)! Crianças brincavam ali, seres humanos, idosos, gestantes, enfim, gente, morava no pior lugar possível, no mais inadequado, insalubre, além de ser num lugar íngreme, cujo solo instável, poderia desabar a qualquer chuva mais forte!
Acho que isso é caso de impeachment! É a maior tragédia em número de mortos que já houve no país!
E esse prefeito se perpetua no poder em Niterói desde 1989, quando foi prefeito pela primeira vez...e essa é a quarta vez que ele se elege. Será possível que sua incompetência e falta de amor pela cidade não sejam vistas pelos que o elegeram pela 4a. vez? Mesmo depois de ter saído em todas as Tvs há alguns anos atrás, o escândalo de sua mansão em Miami?
A cada dia que passa mais favelas nascem e crescem em Niterói...geralmente em morros  ou nas reservas florestais e as únicas notícias que se ouvem sobre o prefeito é que mais uma grandiosa obra de Niemeyer será enfiada goela abaixo de quem mora na cidade...patrocinada com o meu, o nosso, suado dinheiro!
Hoje eu vi o MAC sendo desbarrancado pelas ondas gigantescas da ressaca que assolam as praias de Niterói e do Rio...e fiquei me perguntando: Se esse MAC vier abaixo, com que cara ele e o Niemeyer vão ficar?
E, se a ressaca com ondas de 5 metros, como está sendo noticiada pelas Tvs realmente se confirmar, acho que aquilo tudo vai descer morro abaixo, pois sua base está se assoreando a olhos vistos...


Conversando com uma conhecida minha, médica, ela me disse que ontem foi auxiliar no socorro às vítimas de um dos inúmeros deslizamentos que ocorreram aqui e me contou que conseguiram tirar várias pessoas com vida debaixo dos escombros, mas que como o prefeito não enviou para o local uma única máquina retro-escavadeira para retirar os entulhos, pedras e terra, as pessoas morriam por que as ambulâncias não conseguiam passar! Pasmem com isso! É ou não, caso para impeachement????
Bem, como diz minha amiga Beth, do Mãe Gaia, se Deus é brasileiro, deve ter se mudado para algum país do exterior...E eu complemento: se Deus existe e, se ele é mesmo brasileiro, deve ter pedido exílio em algum outro país, do Primeiro Mundo...Porque com o tipo de políticos que temos, até Deus desistiu do Brasil!
Hoje eu choro, por todos os mortos, desabrigados, sem teto, sem lar...pelos que perderam seus filhos, pais, avós, parentes...pelos que já tinham pouco e agora tem nada!
E choro por nós todos, brasileiros, que ano após ano, ouvimos as mesmas desculpas para as desgraças que acontecem aqui e, infelizmente, não podemos fazer como Deus, virar as costas, e ir embora desse país de ladrões, corrupção e absoluta falta de caráter dos que nos governam.

17 comentários:

She disse...

Olha é realmente muito triste e impressionante tudo isso, principalmente a cara de pau desses governantes. Não importa a porcaria de tempo que aquele espaço foi um lixão, o importante é que ali foi e nunca que poderia ter sido construído casas ali, mas as pessoas que construíram precisam morar em algum lugar e é aí que cabe a entrada dos governantes. Por que vcs não param de construir elefantes brancos pela cidade e não começam logo a construir moradias descentes para famílias que, muitas vezes, sobrevivem com menos de um salário mínimo? Meu Deus, são crianças, mulheres, homens, idosos, enfim são seres humanos...
Bjo, minha Linda!

Regina Coeli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Açuti disse...

Oiii Glorinha..

muito triste o que está acontecendo por ai!!!

É uma pena tão grande...gente morrendo..."autoridades" que não fazem nada, ou melhor, fazem muito...roubam na nossa cara!!! E a população inerte votando na mesmo porcaria ano após ano...

Tb tenho vontade de juntar meus cacarecos,meus baixinhos e dar ADEUS a esse País....

Triste situação repetitiva, chata, burra e triste!!!

bjksss amiga!!

Dani Franken disse...

Que tristeza Glorinha!!!
Será que algum dia nós, brasileiros, aprenderemos a votar??? E será que existirão políticos corretos??? Vixi, deixei o papo mais triste, né! Força, Flor!
Bj
Dani

chica disse...

Glorinha,tens toda razão de estar revoltada e louca de raiva desses políticos. Mas me pergunto , como tu, como que o povo os elege pela 4ª vez? É uma barbaridade. Os grandões, suas casas não são construídas sobre lixões e eles são os próprios LIXOS. Deveriam desmoronar naturalmente e ficar soterrados no mar de lama como tantos outros.
Desculpe minha ira, mas não dá pra controlar!
Desejo que tudo fique bem, ainda agora vi no JN tudo aquilo e dá uma sensação ruim, de impotência e vi mulheres que há 40 horas, sem parar, removem com as próprias mãos os escombros, em busca dos seus mortos.Durma-se com um barulho desses... beijos, bem indignados com tudo que vi e aionda mais, com o que nos mostraste aqui. Fica bem!chica

Regina Coeli disse...

Olá Glorinha,

Realmente o Brasil inteiro está chocado com a tragédia que vem assolando essse lindo Estado brasileiro.
Compartilho de sua indignação e dor deixando para você meu abraço de solidariedade cá das Minas Gerais.
Visitando o BLOG LATA DE LUXO da simpática Zenaide Storino tomei conhecimento de sua idéia iluminada sobre a BLOGAGEM COLETIVA - Colorindo a Vida.
Vim conhecer seu BLOG e descobri que temos muitas coisas em comum, então senti-me motivada a participar da próxima blogagem da segunda-feira, dia 12 de abril com a cor Azul!
Posso postar sobre a BLOGAGEM COLETIVA lá no meu BLOG FAZ DE CONTA??
Fique com Deus e se cuide!!!
http://www.regecoeli.blogspot.com/
Regina Coeli

Claudia Lima disse...

É por essas e muitas outras que eu digo: Brazil nunca mais!
Eu vivo no exterior e dou graças a Deus todos os dias por isso.
Se eu voltar ao Brazil, um dia, só quando for bem velhinha.
Bjs :)

Vicentina disse...

Glorinha tbm estou muito triste com tudo que está acontecendo aí no Rio de Janeiro, e estes politicos como estão numa boa morando bem, ainda culpam a população de construir em areas de perigo. Porque não fazem casas populares que sejam e tiram estas pessoas destes locais? isto revolta a gente. Depois da desgraça feita não tem mais jeito.
Bjs amiga.

Lucia disse...

A realidade eh realmente muito triste, nem consigo imaginar passar por algo assim. So nao consigo entender como as pessoas ainda conseguem eleger esses politicos com essa reputacao. Posso ate soar meio dura, mas no final, acaba sendo realmente a culpa de quem? E quatro vezes???

Igual aqui ha uns anos atras, eu detestava ouvir qq um reclamando do Bush quando foram esses mesmos que o elegeram pela segunda vez! Eh nisso que da, ne?

So espero que as coisas melhorem pelo menos um pc por ai.

bjos

Beth/Lilás disse...

Web-mana é revoltante mesmo e peço também o impeachment deste prefeito e seu secretário de obras, um total engodo para a sociedade.

Vou colocar aqui o texto que coloquei em outro blog sobre o mesmo assunto:

Como carioca e moradora, posso dizer-lhes que o que ocorre no Rio e Niterói onde moro neste momento, é uma verdadeira situação de crime, desleixo e abandono público.
Estou militando como posso para que haja o impeachment do governador daqui que, durante décadas vem roubando como os Sarney no Maranhão, desta pequena cidade, enchendo os bolsos com tantas desgraças como esta que quando acontecem, licitações sem auditoria pelo TCU nunca serão feitas e cada vez mais enriquecem a ponto de terem casas em Miami e estarem lá durante o ocorrido.

Vejam o que escreveu o jornalista S.Rezende da CBN hoje em seu blog:

“O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, mudou a face da área litorânea do município. A qualidade de vida deu um salto, fruto de administrações marcantes.

No ano passado, eu tive a oportunidade de dizer isso diretamente para ele, no seu gabinete, na sede da prefeitura da cidade. Com testemunhas.

A orla com a assinatura de Oscar Niemeyer revigorou uma das paisagens mais lindas do estado do Rio. Apenas a baía de Guanabra separa Niterói da cidade maravilhosa.

Quem tem o privilégio de apreciar a linda estampa, como diria Caetano Veloso, pode usufruir o contorno da terra, o Pão de Açúcar, o céu dilatado. Sempre lindo, até quando há uma abóboda nublada.

Para quem já se deu ao trabalho de percorrer mais para dentro de Niterói, ainda que seja pela costa, se choca com o tamanho da favela do Cavalão. Não é muito diferente do que se encontra no Rio de Janeiro. E ela é apenas uma entre tantas outras.

Pois a tragédia que se abateu sobre o Estado do Rio nesta semana, a chuva intensa, o temporal impiedoso, tudo isso desnudou a dura realidade.

A administração Jorge Roberto Silveira é mais generosa com o lado dos ricos. É perversa com o dos pobres. A título ilustrativo chamarei aqui de Lado B.

Jorge Roberto Silveira e o seu governo têm um lado B. Não é confortável atestar que há um abismo entre o que ele diz e o que ele faz. É um governante enigmático. Alguém já me disse: “a gente não sabe direito com quem está lidando. Ele promete, mas nem sempre cumpre”.

As mortes nas encostas de Niterói não são fruto apenas de um São Pedro surpreendente. Foi o vento e chuva insana, mas também foi omissão administrativa.

É também o retrato de uma administração que vira as costas para os miseráveis que foram empurrados para o morro, o lixo e a terra fofa.

O lado B de Niterói mais cedo ou mais tarde seria descoberto. E foi.”

——————————————————————————————————————————————-

Sinto-me triste e impossibilitada de fazer maiores coisas neste momento por aqui, pois a chuva não dá tréguas e ainda por cima temos neste momento um mar revolto com ondas de mais de 5 metros.
Só Deus!
abraços cariocas

Rozani disse...

Oi Glorinha!
Ainda bem que deu tempo de postar para o dia rosa.Logo depois chuveu pelo teto do meu apto.Jorrou água pelo ventilador de teto...no meu quarto,da minha mãe e na sala.Minha casa virou uma lagoa!Ficamos até de madrugada limpando e tirando a água.
Sorte que sobrou um quarto, e todos dormimos lá.Foi um caos!Mas a maior culpa foi da falta de manutenção do meu condomínio.Tinha uma garrafa no telhado bloqueando a passagem da água.E,nós, nos ferramos!
Adorei o dia rosa.Thais está de parabéns!Tá lindo demais as roupas dela.
Bjs,Rozani

Vivi disse...

Oi Querida!!!!
Sabe o que me conforta ainda que seja muiiiiito pouco??? é saber que toda ação tem uma reação e essa corja terá o q merece...
brincam com vidas!!!!
ahhh...nem quero falar mais nada viu!!!
estou arrasada tb!!!
bjs

Cris Tarcia disse...

Ë realemtne muito triste o que esta acontecendo no Rio e em Niteroi, estou acompanhando pela TV, as cenas são de partir o coração, rezo por todos, e por este Planeta Azul

Beijos

Figos & Funghis disse...

Oi Glorinha, não sabia que vc morava aí no RJ. Mesmo estando aqui em SP eu estou muito, mas muito consternada com toda esta tragédia. Aqui em SP tem alguns pontos de arrecadação de doações que serão enviadas ao RJ, e ontem eu fui fazer a minha parte. Além disso, como eu tenho um blog e posso divulgar para meus leitores resolvi ajudar um pouquinho mais e estou promovendo uma blogagem coletiva solidária, convidando todos os blogueiros a participarem da blogagem coletiva para ajudar aos desabrigados das chuvas e desastres no RJ. Quanto mais divulgarmos mais poderemos ajudar as pessoas que estão aí precisando tanto....e de tudo!
Dá uma passadinha lá no blog pra saber mais detalhes, se puder, e se quiser participar é só replicar minha postagem na íntegra divulgando os endereços para doações.

Obrigada,

Bjinhos

Paula Pacheco disse...

Põe revolta nisso amiga, passa ano entra e sai politico ninguem faz nada, o lixão continua por lá...quan do vimos o que aconteceu logo lembramos de todos conhecidos no Rio, deu uma tristeza profunda mesmo, espero que se reestabeleçam o mais rápido possível,
bjs
Paula

Igreja Vida Plena disse...

Oi Glorinha, eu aqui de novo!!!
Li todo seu post e concordo contigo em gênero,número e grau.
Absurdo maior é ver Jorge Roberto e Sérgio Cabral juntos lá no morro do Bumba falando e prometendo só porque a mídia tá lá! Não estão nem um pouco preocupados com as outras comunidades que foram afetadas com as chuvas.
Aqui mesmo, em São Gonçalo, as autoridades não estão se importando muito com as enchentes que devastaram vários bairros da cidade. Quem está se mobilizando são as igrejas, algumas associações de moradores e grupos de moradores que se uniram para dar a devida atenção à população.
Aliás, se puder postar aqui no seu blog, peça ajuda para doações de água potável, roupas íntimas e produtos de higiene pessoal. Tudo o que está sendo arrecadado é sempre bem-vindo, mas só roupa e comida é pouco. Precisamos tb de roupa de cama, panelas e gás de cozinha.
Como seu blog é mais visto que o meu conto com sua ajuda aqui pra São Gonçalo.
Bjks. Que Deus continue iluminando sua vida. Ah! Ele não viajou pra fora do Brasil, não, mas como nós, não está nem um pouco satisfeito com o que estão fazendo com a Terra que deu pro homem governar.
Fica na paz!!

Andréa Villalba.

Fátima disse...

Estamos todas juntas com a Fabiana na blogagem coletiva, divulgando os pontos de arrecadação.

Entendemos a revolta da população em relação aos políticos, e está aí uma ótima oportunidade para tentar mudar essa situação.
Nas urnas, na próxima eleição.
Fique em paz.

Beijinho.